Hoje é o nosso dia!
Parabéns a todos os colegas professores!
DIA DO PROFESSOR
15 DE OUTUBRO
PROFESSOR: O CURADOR DO CONHECIMENTO
Cortella – Ora, quem é o grande professor? Para mim, é aquele que você, Gilberto, vem chamando muito bem de curador do conhecimento. Você sabe que a palavra curador está ligada à religião, porque o cura, em português lusitano, é o pároco, aquele que está na paróquia, portanto que cuida de uma comunidade. E o curador é aquele que toma conta, não para seu uso exclusivo, porque nesse caso ele seria o proprietário.
Dimenstein – O curador é um compartilhador.
Cortella – Exatamente. Ele tem a tarefa de colocar o conhecimento à disposição da comunidade. Um curador de exposições, um curador de museus cuida para que as pessoas possam partilhar.
“A escola que consegue emocionar é aquela na qual o conhecimento faz sentido para o aluno e ele é coautor e participa dele. O que cria, realmente, o sistema de curadoria nas escolas? É o fato de elas serem centros de experiências e curiosidades e onde, ao contrário dessa história do currículo, existe uma outra forma especial de criatividade, que chamo de serendipity. Consiste em o aluno se abrir para o mundo e para o aprendizado, para a experiência, enfim, para o conhecimento fértil.”
Livro:
A ERA DA CURADORIA: O QUE IMPORTA É SABER O QUE IMPORTA!
“Educação e formação de pessoas em tempos velozes”
SER PROFESSOR...
(Paulo Freire)
Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor, que por não poder ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê. Não posso ser professor a favor simplesmente do Homem ou da Humanidade, frase de uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa. Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda. Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura. Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza da minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste.
A ESCOLA
(Paulo Freire)
Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém,
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se “amarrar nela”!
Ora, é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
“Pois ser mestre é isso: ensinar a felicidade.” (Rubem Alves)
Intranet - Espaço do Servidor - 14/10/2015
16 sorteios estão esperando por você Professor / Servidor da Educação
Portal da Educação - 13/10/2015
Saiba como administrar o seu tempo durante a prova do ENEM
A avaliação nacional ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro
Três minutos. Esse é o tempo considerado ideal para alunos da rede estadual paulista que estão se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) responder cada questão da avaliação nacional. É o que destaca Vanderley Aparecido Cornatione, da equipe curricular de Matemática da Educação.
O professor Vanderley deu diversas dicas na Videoconferência sobre Matemática no Enem e explicou como o Geekie+
pode reforçar os estudos dos alunos do Ensino Médio que farão a a prova, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro. O encontro virtual contou também com a participação de Marcelo Play, coordenador de conteúdo da plataforma Geekie. Assista aqui (Utilize o navegador Internet Explorer)
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada e uma redação. No dia 24 de outubro, os alunos terão que responder sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo da prova é de 4h30. Já no dia seguinte, 25 de outubro, os estudantes terão 5h30 para responder questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da redação.
Os alunos já podem consultar o local das provas, saiba mais aqui. Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. A prova tem início às 13h30 e recomenda-se que todos cheguem ao local até 12h.
Outra dica é que os alunos visitem com antecedência o endereço da prova, façam o trajeto para calcular quanto tempo levará de casa até o local. Dessa forma, evitam qualquer contratempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário