quinta-feira, 9 de julho de 2015

Planejamento a execução desta atividade com os alunos. Como torná-la um desafio interessante?

Excelente Desafio Matemático - GAME

http://pbskids.org/cyberchase/math-games/thirteen-ways-looking-half/

Games thirteen ways of looking at a half.

Basta clicar na setinha e começar a jogar, é um desafio e tanto, porém vale a pena.

Fonte: pbs.kids.org















Inicialmente tentei fazer no caderno as 13 (treze) possibilidades de dividir ao meio as oito partes iguais apresentadas. Depois abri o jogo no computador e verifiquei as posições que elas ocupavam no jogo, cometi alguns erros de observação, sendo um deles: a figura na posição de número 13 (treze) era mesma representada na posição de número 8 (oito), apenas foi rotacionada. Resolvi tentar novamente a representação das três últimas figuras.

Talvez seja interessante pensar em figuras geométricas para seguir uma composição de polígonos, que permita tornar o desafio mais fácil, exemplos: retângulo, uma composição possível; triângulo com as 4 (quatro) partes, uma composição possível; 2 (dois) quadrados em posições opostas, uma composição possível; é possível pensar nos triângulos, trapézios e quadrados fixos e as variações nas partes que são triangulares.

Como tornar esse desafio interessante no contexto da sala de aula, sem a disponibilidade do computador? 

Uma "ideia" é a realização de um trabalho colaborativo, em duplas de alunos, onde eles poderiam recortar e tentar encontrar o máximo de possibilidades para representar a metade de um todo que está dividido em oito partes iguais. 

Vou pensar mais a respeito...        
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário