3/5 (três quintos) adicionado (somado) a 2/3 (dois terços) é igual a:
Inicialmente vamos observar que a área que iremos delimitar é o produto dos denominadores, 5 x 3 ou 3 x 5. (figura abaixo)
São portanto 15 (quinze) quadradinhos, que representam essa área.
Vamos representar com os quadradinhos cortados (nossas unidades de área, cada quadradinho é uma unidade de área) a fração 3/5. (figura abaixo)
Observem que cada 3 (três) quadradinhos representam 1/5 (um quinto), logo precisamos colocar 9 (nove) quadradinhos no tabuleiro. Podemos fazer esse cálculo mentalmente, 15 (quinze) dividido por 5 (cinco) é igual a 3 (três) e 3 (três) vezes 3 (três) é igual a 9 (nove).
Agora vamos representar 2/3 (dois terços), precisamos então dividir 15 (quinze) por 3 (três) e teremos resultado igual a 5 (cinco), porém devemos multiplicar por 2 (dois) e teremos resultado final igual a 10 (dez). Devemos então sobre o tabuleiro e nesta mesma área colocar os 10 (dez) quadradinhos. (figura abaixo)
Como temos uma adição (soma) de frações devemos agora representar no tabuleiro: os 3/5 (três quintos) e os 2/3 (dois terços), ou seja, devemos colocar os 9 (nove quadradinhos, unidades de área) mais os 10 (dez quadradinhos). Teremos então representado os 19 (dezenove) quadradinhos, é interessante a conclusão que podemos facilmente observar: são 19 (dezenove) quadradinhos de uma área formada por 15 (quinze) quadradinhos e portanto temos ocupada toda a área e mais 4 (quatro) quinze (quinze) avos de uma segunda área. O inteiro não foi suficiente e precisamos e 4 (quatro) partes de um inteiro igualmente representado por 15 (quinze) partes iguais. (figura abaixo)
Na minha opinião esse material é muito rico e elucidativo.
Podemos compartilhar outras possibilidades e novas "ideias" que possam auxiliar nossos alunos na aprendizagem deste e de outros conteúdos matemáticos.
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