quinta-feira, 11 de junho de 2015

Resolução de Problemas - Maio/2015

1º.) "Complete o quadro com os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 (sem repetir os números), de modo que as multiplicações em cada linha e cada coluna satisfaçam o resultado indicado." (CAEM/USP)

Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas: fatoração, divisores e múltiplos.
Competências e Habilidades:
Estratégias:


2º.) Completar o quadro com o esboço (desenho) dos polígonos que devem ser compostos com peças do Tangram Tradicional (sete peças). Executar a dobradura do Tangram de Sete Peças (vídeo youtube) passo a passo. O material em EVA será utilizado para composição dos polígonos solicitados no quadro.

A)  Definir as frações correspondentes a cada uma das sete peças do Tangram, observar a construção.
B)  Atividades complementares – Considerando 1 a medida do lado do quadrado formado com todas as peças do Tangram, calcule a medida dos lados.
C)  Sabe-se que a área do paralelogramo, do triângulo menor e do triângulo maior é de 28 centímetros quadrados. Qual é a área do quadrado maior, do qual foram subtraídas as 7 peças do Tangram?
D)  Se um “Tangram” é construído a partir de um quadrado de 10 cm de lado, a área do quadrado menor que compõe com as outras 6 figuras o todo é?

Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas:
Competências e Habilidades:
Estratégias:

3º.) Identificar os polígonos em cada figura (hexágono), observar se eles foram divididos em partes iguais e peça que os alunos determinem na ordem das figuras as seguintes frações, sendo elas: 2/6; 4/9; 2/18; 2/36; 1/4; 4/8; 3/12 e 6/24. Há frações equivalentes?  

Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas:
Competências e Habilidades:
Estratégias:




4º.) Alguns dos quadrados abaixo estão divididos igualmente, mas outros não. Sendo assim, quando necessário, deverão traçar segmentos internos, a fim de obter partes iguais e, então, escrever a fração associada à parte colorida. 


Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas:
Competências e Habilidades:
Estratégias:

5º.) Representar o todo em cada uma das situações descritas.

Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas: 
Competências e Habilidades:
Estratégias:


6º.) Quanto falta para ____? (cálculo mental)
Atividades complementares – Determinar a soma mágica de um quadrado 3 x 3? Determinar a constante mágica?
Idem para as somas mágicas de um quadrado 4 x 4, 5 x 5, 6 x 6, 7 x 7,...  

Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas: 
Competências e Habilidades:
Estratégias:


Ensino Médio
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas: regularidades e progressão aritmética. 
Competências e Habilidades:
Estratégias:



7º.) No papel quadriculado identifique todas as partes possíveis e determine a fração correspondente em cada caso. (Atividade Alemã)

Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas: 
Competências e Habilidades:
Estratégias:



8º.) Atividades com frações. (Curso CAEM/USP)


9º.) Atividades com frações. (Curso CAEM/USP)


10°) Atividades com frações. (Curso CAEM/USP)



11°.) Análise do Material do EMAI –Alfabetização Matemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário