1º.) "Complete o quadro com os números 1, 2,
3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 (sem repetir os números), de modo que as multiplicações em
cada linha e cada coluna satisfaçam o resultado indicado." (CAEM/USP)
Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas: fatoração, divisores e
múltiplos.
Competências e Habilidades:
Estratégias:
2º.) Completar o quadro com o esboço (desenho) dos
polígonos que devem ser compostos com peças do Tangram Tradicional (sete
peças). Executar a dobradura do Tangram de Sete Peças (vídeo youtube) passo a
passo. O material em EVA será utilizado para composição dos polígonos
solicitados no quadro.
A) Definir as frações correspondentes
a cada uma das sete peças do Tangram, observar a construção.
B) Atividades complementares –
Considerando 1 a medida do lado do quadrado formado com todas as peças do
Tangram, calcule a medida dos lados.
C) Sabe-se que a área do
paralelogramo, do triângulo menor e do triângulo maior é de 28 centímetros
quadrados. Qual é a área do quadrado maior, do qual foram subtraídas as 7 peças
do Tangram?
D) Se um “Tangram” é construído a
partir de um quadrado de 10 cm de lado, a área do quadrado menor que compõe com
as outras 6 figuras o todo é?
Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas:
Competências e Habilidades:
Estratégias:
3º.) Identificar
os polígonos em cada figura (hexágono), observar se eles foram divididos em
partes iguais e peça que os alunos determinem na ordem das figuras as
seguintes frações, sendo elas: 2/6; 4/9; 2/18; 2/36; 1/4; 4/8; 3/12 e 6/24. Há
frações equivalentes?
Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas:
Competências e Habilidades:
Estratégias:
4º.) Alguns dos quadrados abaixo estão
divididos igualmente, mas outros não. Sendo assim, quando necessário, deverão
traçar segmentos internos, a fim de obter partes iguais e, então, escrever a
fração associada à parte colorida.
Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas:
Competências e Habilidades:
Estratégias:
5º.) Representar o todo em cada uma das situações
descritas.
Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas:
Competências e Habilidades:
Estratégias:
6º.) Quanto falta para ____? (cálculo mental)
Atividades complementares – Determinar a soma
mágica de um quadrado 3 x 3? Determinar a constante mágica?
Idem para as somas mágicas de um quadrado 4 x 4, 5
x 5, 6 x 6, 7 x 7,...
Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas:
Competências e Habilidades:
Estratégias:
Ensino Médio
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas: regularidades e progressão
aritmética.
Competências e Habilidades:
Estratégias:
7º.) No papel quadriculado identifique todas as
partes possíveis e determine a fração correspondente em cada caso. (Atividade
Alemã)
Ensino Fundamental
Tempo Previsto:
Conteúdos e Temas:
Competências e Habilidades:
Estratégias:
8º.) Atividades com frações. (Curso CAEM/USP)
9º.) Atividades com frações. (Curso CAEM/USP)
10°) Atividades com frações. (Curso CAEM/USP)
11°.) Análise do Material do EMAI –Alfabetização
Matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário