Datas e Horários
|
Descrição
|
Oficina 1
16/08 (Sábado)
09h - 12h
|
Centro de massa
Profa. Deborah Martins Raphael (IME - USP)
Resumo: Vamos discutir a noção de centro de massa e propor
experiências que podem ser reproduzidas em sala de aula com material
barato e acessível. Seguiremos um roteiro de trabalho em grupo que pode
ser utilizado junto a alunos do Ensino Médio. Serão abordados os
segredos de alguns objetos com equilíbrio instigante: pássaro que se
apoia na ponta do bico, boomerang, pilha deslocada "infinita" etc.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
|
Oficina 2
18 e 25/08 (2as feitas)
14h - 17h
|
Estudo das funções trigonométricas por meio do Geogebra
Profa. Ruth Ribas Itacarambi (GCIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Profa. Tomie Makoto (GCIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Resumo: A oficina apresenta atividades referentes às funções
trigonométricas utilizando o software GEOGEBRA, e tem como objetivos
contribuir para a prática pedagógica dos professores, bem como propiciar
uma reflexão sobre o uso de tecnologias em sala de aula. As atividades
propostas possibilitam que o aluno identifique as principais
características das funções trigonométricas e interprete graficamente
características como período, amplitude e deslocamentos vertical e
horizontal. A oficina é resultado de um trabalho que vem sendo
desenvolvido por professores das redes pública e privada.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
|
Oficina 3
23/08 (Sábado)
09h - 12h
|
Existe vida em outro planeta?
Prof. José Luiz Pastore Mello (Colégio Santa Cruz)
Resumo: Em 2009 a NASA lançou no espaço a sonda Kepler cujo
principal objetivo era o de coletar informações sobre planetas fora do
sistema solar. Alguns dados dessa missão estão disponíveis para consulta
e constituem valioso material para aulas verdadeiramente fascinantes de
matemática. Esta oficina irá apresentar esses dados e propor sugestões
do seu uso em sala de aula. Venha descobrir conosco o que a sonda Kepler
tem a dizer sobre a possibilidade de vida fora da Terra. A resposta é
surpreendente!
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
|
Oficina 4
30/08, 06/09 e 20/09 (Sábados)
08h30 - 12h30
|
Logaritmos em sala de aula
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Profa. Martha Salerno Monteiro (IME - USP)
Resumo: Pretende-se dar subsídios para que o professor de
Matemática do ensino médio promova uma aprendizagem significativa,
utilizando não apenas uma formulação algébrica, mas também registros
gráficos e suas interpretações. Iremos resgatar a história dos
Logaritmos mostrando sua forte relação com as Progressões Aritmética e
Geométrica.
Duração: 12 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Número de vagas: 50
Taxa: atividade gratuita
|
Oficina 5
16/09 (3a feira)
19h - 22h
|
Oficina no período noturno
Experimentos com probabilidades
Prof. Eduardo Colli (IME - USP)
Resumo: Usando o material do kit "As Certezas do Acaso", que
faz parte do programa "Aventuras na Ciência", do qual faz parte o
ministrante, faremos diversas experiências com probabilidades, que
envolvem praticamente todo o conteúdo da disciplina no ensino básico. A
ideia será dividir os participantes em grupos, cada um encarregado de
uma das experiências e de um relato aos demais sobre os resultados
obtidos.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
|
Oficina 6
20/09 (Sábado)
09h - 12h
|
Viagem ao país dos retângulos
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: O objetivo principal desta oficina é potencializar o
interesse pela geometria, por meio de resolução de problemas geométricos
e integração entre diversos conhecimentos. Através de muitas
atividades, combinadas com recursos matemáticos elementares, podemos
descobrir fatos surpreendentes e aplicações curiosas que versam sobre a
geometria dos retângulos.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
|
Oficina 7
23 e 30/09 (3as feiras)
14h - 17h
|
Trigonometria do triângulo: como calcular distâncias inacessíveis
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina faremos um estudo da trigonometria no
triângulo retângulo, abordando suas relações métricas e explorando
atividades práticas com elaboração de materiais concretos que permitam
obter medidas de distâncias inacessíveis. Além das diversas aplicações
da trigonometria, discutiremos os pré-requisitos necessários para uma
boa aprendizagem das funções trigonométricas no ensino médio.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
|
Oficina 8
26/09 (6a feira)
14h - 17h
|
Simetrias: a arte, a matemática, a natureza
Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação - FEUSP)
Resumo: A Matemática está presente na natureza e nas mais
diversas manifestações artísticas, tais como a pintura, a escultura, a
música e a dança. Para ensinar geometria, em especial simetrias, o
professor deve utilizar muito mais do que um livro didático. Livros
paradidáticos e vídeos são excelentes ferramentas para despertar a
criatividade dos alunos. Nesta oficina conheceremos obras de arte
repletas de Matemática, trataremos de mosaicos e de tipos de simetrias,
analisaremos algumas das mais importantes obras de M. C. Escher e
identificaremos simetrias existentes em músicas e em movimentos
corporais.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
|
Oficina 9
30/09 (3a feira)
19h - 22h
|
Oficina no período noturno
Geometria na Esfera
Profa. Sonia Regina Leite Garcia (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina abordaremos alguns tópicos sobre
geometria na esfera, comparando-os com a geometria plana. O objetivo é
despertar o interesse pela geometria através de uma breve discussão
sobre este modelo de geometria não-euclidiana, e apresentar uma prova de
que a soma das medidas dos ângulos internos de triângulos esféricos é
maior que 180o.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
|
Oficina 10
03 e 10/10 (6as feiras)
14h - 17h
|
Números Complexos: uma abordagem geométrica
Izabela Cesário Corrêa Ananias (licencianda em Matemática - IME - USP)
Orientação: Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: O ensino dos números complexos tradicionalmente
prioriza o aspecto algébrico para, somente depois, relacionar esse
conjunto numérico à geometria. Seria possível inverter essa prioridade,
apresentando números complexos como pontos ou vetores de um plano
fixado, com eixos real e imaginário? Nesta oficina, vamos apresentar uma
proposta de ensino dos números complexos cuja abordagem geométrica
estará em primeiro plano e discutiremos vantagens e desvantagens deste
tratamento.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita
|
Oficina 11
08/10 (4a feira)
14h - 17h
|
Ladrilhamentos
Prof. Sérgio Alves (IME - USP)
Profa. Elvia Mureb Sallum (IME - USP)
Resumo: O objetivo da oficina é entender porque certos
preenchimentos do plano com ladrilhos em formato de polígonos apareceram
em lugares distantes no tempo e no espaço. O aluno terá a oportunidade
de testar possibilidades e classificar ladrilhamentos do plano por
polígonos regulares.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
|
Oficina 12
11/10 (Sábado)
09h - 12h
|
Desenvolvendo ideias de inferência na educação básica
Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina vamos discutir o uso de Estatística na
sociedade, a organização de informações a as ideias básicas de
estimação, incluindo atividades de inferência informal.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Número de vagas: 60
Taxa: atividade gratuita
|
Oficina 13
18/10 (Sábado)
09h - 12h
|
A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza
Prof. Valdemar Setzer (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina mostraremos como podem ser ensinados
conceitos matemáticos por meio de atividades artísticas, e como relações
matemáticas ocorrem aproximadamente na natureza, a fim de que o ensino
não seja puramente intelectual e abstrato. Em particular, o assunto
envolve uma aplicação da equação do 2º grau e introduz conceitos de
convergência de sequências.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
|
Oficina 14
21 e 28/10 (3as feiras)
14h - 17h
|
Linguagem algébrica: quando é mesmo necessária?
Erick Gonçalves Pereira (licenciando em Matemática - IME - USP)
Orientação: Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Resumo: Sabemos que a linguagem algébrica é muito importante
na resolução de problemas que envolvem um valor desconhecido. Apesar
disso, muitas vezes, a linguagem algébrica parece artificial e
desnecessária para os alunos que começam a estudá-la, pois eles são
capazes de resolver muitos desses problemas de várias outras formas.
Nesta oficina, pretendemos explorar modos variados de resolver problemas
envolvendo valores desconhecidos, usando, inclusive, um pouco de
história da Matemática. Além disso, pretendemos apresentar outros
contextos em que a álgebra é, realmente, necessária.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita
|
Oficina 15
31/10 e 07/11 (6as feiras)
14h - 17h
|
Estudo dinâmico de noções geométricas para os anos iniciais
Profa. Ana Paula Jahn (IME - USP)
Proa. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Pretende-se propor atividades investigativas visando ao aprendizado de noções geométricas básicas,
tais como: ângulo, triângulo, quadriláteros, simetria e transformações. As atividades sugeridas foram criadas
tendo em vista tanto seu uso na sala de aula quanto na capacitação do professor, com o uso do computador como
metodologia eficaz no ensino e aprendizagem da geometria.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental I.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
|
Oficina 16
04/11 (3a feira)
19h - 22h
|
Oficina no período noturno
A beleza matemática das simetrias
Prof. Eduardo Colli (IME - USP)
Resumo: A partir do exame do tetraedro regular e do cubo,
usando material de fácil acesso, é possível relacionar os grupos de
simetrias de rotação de cada um deles com o grupo de permutações de 4
elementos. Tudo é feito de maneira elementar, passo a passo, com o
objetivo de mostrar uma relação entre geometria e álgebra. O mesmo
trabalho pode ser utilizado, com as devidas adaptações, pelos
professores com seus alunos.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
|
Oficina 17
19 e 26/11 (4as feiras)
19h - 22h
|
Oficina no período noturno
O trabalho com quantificação, registro e agrupamentos no ciclo de Alfabetização Matemática de acordo com o PNAIC
Prof. Julio Cesar Augustus de Paula Santos (Editora Saraiva)
Resumo: Um dos objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa (PNAIC) é que, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental
I, os alunos dominem a quantificação e o registro de números. Assim, na
perspectiva do PNAIC, esta oficina abordará os seguintes assuntos:
agrupamentos na organização da contagem e na origem do sistema de
numeração decimal; usos e funções dos números em situações do cotidiano;
e diferentes enfoques no ensino de números.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental I.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário