segunda-feira, 14 de julho de 2014

Observações sobre o livro da autora Terezinha Rios



Terezinha Rios – Ética e Competências

A filosofia e a compreensão da realidade

 

Ela inicialmente em seu livro discute, filosofia. Todos nós transformamos o mundo o tempo todo, no dia a dia.

Filosofia da Educação. Educação é transmissão de cultura (não foi dito de conhecimentos). Cultura é o mundo transformado pelo homem. É tudo aquilo que os seres humanos produzem.

Todos os seres humanos têm necessidades e desejos. Essa necessidade e desejo é o que Terezinha Rios entende por cultura. O trabalho é a transformação do mundo.

O que é escola? Qual a relação da escola com essa filosofia? A escola é o espaço de transmissão do saber sistematicamente acumulado pela sociedade com o objetivo de capacitar esse sujeito como agente (aquele que age e que transforma) na construção dessa sociedade.

Terezinha Rios é uma crítica do currículo nacional, o currículo deve ser critico voltado para a transformação da realidade nacional.  

Falta o acesso com qualidade e falta a apropriação dos alunos pelo que a escola já oferece. Problemas: acesso e fracasso escolar.

Porque nossos alunos não se apropriam desses conhecimentos oferecidos pela escola?

A educação possui duas dimensões:

Técnica – Como fazer? Como ensinar? Didática da aula.  (refere-se à aula)

Política - Reflexão com relação à dimensão técnica. Com a relação política que você vai dar a essa aula? Qual o objetivo desta aula? Para que esta aula? Para que eu dou determinada aula?

Não existe neutralidade, todo conteúdo tem uma intencionalidade.

Dimensões da competência do educador. O que significa ser educador na sociedade brasileira hoje? O que compete ao educador hoje? Competência para Terezinha Rios é saber fazer bem, para ela tem as duas dimensões, técnica e política. É importante a dimensão política para poder compreender o que está no centro dessas discussões.

Essas dimensões devem ser mediadas pela ética.

O diálogo do aluno é com os pensamentos, é com a cultura. O professor não deve ficar no embate com o aluno, esse embate deve ser com o conhecimento historicamente construído, o professor deve ser o mediador.

Essa ação mediadora deve acontecer por projetos, a sua aula deve ser estrutura através de um projeto. Um projeto deve ter: início, meio e fim. Um produto final onde o aluno possa dizer ao outro o que ele aprendeu. O projeto leva o aluno a pesquisar, a relutar com este pensamento, com esta cultura, ...

O processo educativo para ela ocorre a partir de projetos educacionais.

Fonte: Rios, Terezinha. Ética e competência.

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