12/03 (4a feira) 14h - 17h | Acertos e erros na elaboração de provas de matemática Prof. Antonio Carlos Brolezzi (IME - USP)
Resumo: O espaço tradicional da prova escrita é um ritual importante que deve ser invadido pela mentalidade da resolução de problemas. Refletiremos nesta oficina sobre coisas certas e erradas que são comuns na elaboração de questões de provas de matemática. Consideramos que as provas são oportunidades únicas de aprendizagem, mas é preciso fugir da rotina e estimular a criatividade e o poder de pensamento matemático dos alunos.
Duração: 3 horas Público alvo: professores de matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$20,00 Professores da rede pública de ensino: R$10,00 |
22/03 (sábado) 09h - 12h | A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza Prof. Valdemar W. Setzer (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina mostraremos como podem ser ensinados conceitos matemáticos por meio de atividades artísticas, e como relações matemáticas ocorrem aproximadamente na natureza, a fim de que o ensino não seja puramente intelectual e abstrato. Em particular, o assunto envolve uma aplicação da equação do 2º grau e introduz conceitos de convergência de sequências.
Duração: 3 horas Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$20,00 Professores da rede pública de ensino: R$10,00 |
28/03 (6a feira) 14h - 17h | Logaritmos: pra quê? Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação da FE-USP)
Resumo: Estudar logaritmos no Ensino médio tem motivo! Sabemos, por exemplo, que há diversas situações em que apenas equações exponenciais não são suficientes. É muito importante mostrar aos alunos algumas das razões da existência de logaritmos, bem como aplicações diretas. Trataremos dessa e de outras questões, refletindo sobre atividades para a sala de aula, envolvendo a resolução de exercícios, situações-problema e jogos, com e sem o uso de calculadoras científicas. Além disso, estudaremos o software iGraf para a análise de curvas logarítmicas.
Duração: 3 horas Público alvo: professores de matemática ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$20,00 Professores da rede pública de ensino: R$10,00 |
Páginas
- Página inicial
- SPEC
- Forms - - - Ensino Remoto
- Guia de Aprendizagem Humanas
- Guia de Aprendizagem CN e Matemática
- ATPCG 2023
- Matemática FÁCIL
- Eletivas/2023
- Padlet Diretoria 2024
- Jornal JOCA/2023
- Replicabilidade/2023
- Metodologia Ativa - Wordwall
- Habilidades Essenciais de Matemática - AAP
- Datas Comemorativas/2023
- Arquivos em PADLET
- Setembro Amarelo/2022
- JOCA/2022
- ERER/2022/2023
- M.M.R./Evidências
- Nivelamento
- Guia de Aprendizagem Linguagens
- Horário/2022/2023/2024
- Aprender Juntos
- Março/Plano Mensal
- Dia Internacional da Mulher
- Emancipação de OSASCO
- Eletivas 2022
- Clubes Juvenis
- Práticas Experimentais
- Planos de Recuperação/2022
- Pautas Formativas
- Socioemocionais
- Tutoria
- ATPC/2022
- Orientação de Estudos
- Ensino Integral
- PCA
- Planos de Aula - - - 4º Bimestre
- PA - 3º. Bimestre
- Geografia
- Mentalidades Matemáticas
- História/Sociologia
- Professor
- Professora LP
- Professor de História
- Professora/Atividades
- CMSP/Professores
- CMSP/Alunos
- ERER/2022/2023
- Prova de Promoção/Mérito 2025
Encontre aqui
segunda-feira, 3 de março de 2014
Oficinas do CAEM/USP - Mês de Março
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário