55 - 17
55 - 10 = 45
45 - 7 = 38 (resolução inicial de duas alunas de outra escola)
Proposta de subtração feito pela Professora utilizando a estratégia anterior:
214 - 28
214 - 20 = ?
? - 8 = ? (o resultado anterior deve ser subtraído de 8)
Solução proposta por uma das duplas.
Outra solução proposta:
A aluna separou o 28 em 10, 10 e 8.
Solução Interessante:
28 : 2 = 14
214 - 14 = ?
200 - 14 = ?
Proposta de uma subtração com o objetivo de observar a compreensão dos alunos com relação ao resultado encontrado:
1247 - 608 = 1401
Quais são as observações da Professora que irão permitir que os alunos reflitam sobre o resultado?
O que podemos observar após a aula da Professora Priscila que foi acompanha pela Professora Mara Rubia e posteriormente também discutida com a Professora Pryscila?
Fonte: Revista Nova Escola
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