Oficina 4
05 e 12/04
(6as feiras)
14h - 17h
Funções no ensino médio
Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação da USP)
Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação da USP)
Resumo: Os participantes da oficina poderão refletir sobre a importância do
estudo de funções, não somente pelo conteúdo em si, mas, também, pelas
habilidades que os alunos podem desenvolver a partir delas. Serão apresentadas
possibilidades de materiais a serem utilizados em sala de aula, bem como
softwares para construção de gráficos.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 5
06/04
(sábado)
09h - 12h
Inferência estatística informal na escola básica
Prof. Marcos Magalhães (IME - USP)
Prof. Marcos Magalhães (IME - USP)
Resumo: Serão abordados os seguintes tópicos: estatística na sociedade;
organização de informações; ideias básicas de estimação e, também, atividades
de inferência informal.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de Matemática do ensino médio com algum conhecimento em Estatística.
Número de vagas: 60
Taxa: atividade gratuita
Público alvo: professores de Matemática do ensino médio com algum conhecimento em Estatística.
Número de vagas: 60
Taxa: atividade gratuita
Oficina 6
13 e 20/04
(sábados)
09h - 12h
Estudo da hipérbole com base na teoria de Van Hiele
Profa. Cláudia Cueva Candido (IME - USP)
Profa. Roseli Fernandez (IME - USP)
Profa. Cláudia Cueva Candido (IME - USP)
Profa. Roseli Fernandez (IME - USP)
Resumo: As seções cônicas, ou simplesmente cônicas, são curvas obtidas pela
intersecção do cone circular reto com um plano. A hipérbole é uma dessas curvas
e será, nesta oficina, apresentada com apoio na teoria de Van Hiele, em que o
respeito à linguagem apropriada ao aluno e à sequencialidade de conceitos são
fundamentais para a aprendizagem. Em vista disso, trataremos inicialmente de
sistemas de coordenadas e de sistemas oblíquos de coordenadas, a fim de
podermos propor algumas atividades seguindo a abordagem feita no Caderno do
Professor - Matemática, 3ª série, vol.1, da Secretaria de Educação do Governo
do Estado de São Paulo.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de Matemática do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Público alvo: professores de Matemática do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 7
17 e 24/04
(4as feiras)
14h - 17h
As frações e seus significados
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: O objetivo desta oficina é apresentar ao professor atividades que
auxiliem na compreensão dos vários significados das frações, bem como
atividades que promovam articulação entre esses significados. Tendo em vista um
aprendizado mais consistente, serão também apresentadas atividades que
trabalhem de forma profunda e menos procedimental a relação
"parte-todo".
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de Matemática em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Público alvo: professores de Matemática em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Palestras
11/04
(5ª feira)
14h00
TRI
(Teoria da Resposta ao Item) e a comparabilidade de resultados em avaliações
Profs. Fábio Orfali e Tadeu da Ponte
Sócios fundadores da Companhia Brasileira de Avaliações Educacionais – Primeira Escolha
Docentes do Insper
Auditório Jacy Monteiro - Bloco B
Profs. Fábio Orfali e Tadeu da Ponte
Sócios fundadores da Companhia Brasileira de Avaliações Educacionais – Primeira Escolha
Docentes do Insper
Auditório Jacy Monteiro - Bloco B
Rua
do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
05508-090 - São Paulo - SP
Brasil
05508-090 - São Paulo - SP
Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário