O tipo de relação que se estabelece entre o observador e
o observado
é extremamente influenciada pela qualidade da comunicação
constituída.
Para promover uma boa comunicação, o observador deve
desenvolver habilidades específicas para conduzir encontros para avaliação de
processo com os observados.
Como habilidades de comunicação fundamentais elencamos o uso de:
Perguntas esclarecedoras
Paráfrases
Perguntas de sondagem
As perguntas esclarecedoras
conduzem a uma imagem clara de uma situação específica apresentada
ou ideia, sem fazer julgamento de valor ou generalizações. Estão sempre ligadas
aos fatos, são rapidamente respondidas e são usadas para reunir informações.
Exemplos
de perguntas esclarecedoras:
- Quando
ocorreu o fato?
- Quantas
pessoas estiveram envolvidas?
- O que
aconteceu?
- Aonde
aconteceu?
A paráfrase, geralmente usada após um rol de perguntas
esclarecedoras, consiste
em dizer, com suas próprias palavras, o que disse outra pessoa, com o objetivo
de verificar se há entendimento do que o outro falou.
Exemplos
de uso de paráfrase:
·
Pelo que entendi, a
dificuldade para organizar grupos de trabalho com os alunos desta classe está
relacionada aos problemas de relações interpessoais existentes entre eles. É
isso mesmo?
·
Então você quer dizer que o
desafio para promover uma pesquisa mais aprofundada sobre este tema está
relacionado à falta de tempo e a necessidade de cumprir com todos os outros
conteúdos estipulados para este bimestre. É isso
mesmo?
·
Deixa eu ver se ficou claro... você
está pensando em organizar uma visita a campo com o objetivo de ampliar a visão
dos alunos sobre a degradação do meio ambiente. É
este mesmo o objetivo?
Como
podemos ver neste exercício, a pessoa que fez o relato inicial o observado já tem a possibilidade de refletir sobre o
que foi dito e avaliar se é pertinente ou não. Caso não reconheça no discurso
do observador sua fala
original, expõe novamente suas ideias de outra forma. Uma frase clássica
presente neste momento é: “Não é exatamente isso que eu quis
dizer. Na verdade, a situação é essa, essa e essa...”.
Para realizar o uso de paráfrase deve-se ter habilidade
de atenção, escuta ativa e empatia.
Como
resultado temos um entendimento melhor do discurso e transmite-se um sentimento
de interesse pelo outro.
As
perguntas de sondagem são aquelas
elaboradas após o uso de perguntas esclarecedoras e paráfrases. São perguntas
que levam o observado à reflexão
sobre o fato ocorrido ou ideia e a pensar em possíveis encaminhamentos. É uma
estratégia muito interessante, pois tira do observador a
responsabilidade de trazer respostas para os desafios encontrados no dia a dia da
sala de aula, levando o próprio observado a buscar
soluções dentro da sua realidade e competência. Isso não quer dizer que o observador não pode colaborar com ideias. Mas, a
primeira percepção de encaminhamento surge do próprio professor, tendo mais
significado e relevância para ele. Neste movimento, o observador é um moderador deste processo de reflexão e
desenvolvimento profissional, exercendo seu papel de acordo com o que se espera
de um gestor.
Como
exemplos de perguntas de sondagem podemos citar:
- O que você sugere para superar este desafio?
- Que outra estratégia você já pensou para promover a
aprendizagem?
- Qual outro encaminhamento poderíamos
dar para este assunto?
Contribuições: Supervisora Solange
Nenhum comentário:
Postar um comentário