Diretoria de Ensino Região Osasco
H18 - Identificar figuras espaciais a partir de suas planificações. (G I)
G I - Competências para observar - esquemas representativos. (ALUNO)
MATEMÁTICA - Compreender as propriedades dos objetos e a sua posição relativa e desenvolver o raciocínio espacial por meio de construções e de formas. (Espaço e Forma)
Nível Básico
Questão:
Das figuras seguintes, aquela que representa a planificação de um cubo é:
" O aluno dever compreender que a planificação de um sólido geométrico é o desenho de uma figura plana que, colada ou dobrada, reproduz um modelo para o sólido". (Relatório 2011)
Comentários do PCNP:
Na reunião do PAP com Professores de Matemática optei por está atividade. A proposta foi que nós fizessemos em quadriculado a representação das 11 maneiras de dispor seis quadradinhos e obter somente as possíveis planificações deste sólido geométrico.
Trata-se de um exercício difícil de ser realizado. É interessante propormos aos nossos alunos essa vivência, permitindo que eles recortem, dobrem e colem, observando quem são as faces opostas e paralelas.
No item (C) trabalha-se com a "ideia" de impossibildade dessa construção e o que temos como resposta no Relatório de 2011, são que aproximadamente 23% dos alunos consideram ela como correta.
O item (B) teve 65% de resposta.
A avaliação de aprendizagem em processo também indicou a necessidade de se trabalhar essa habilidade com nossos alunos. É interessante observar a avaliação do segundo ano do ensino médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário