terça-feira, 16 de outubro de 2012

Espaço e Forma

Diretoria de Ensino Região Osasco
 
H18 - Identificar figuras espaciais a partir de suas planificações. (G I)
 
G I - Competências para observar - esquemas representativos. (ALUNO)
 
MATEMÁTICA - Compreender as propriedades dos objetos e a sua posição relativa e desenvolver o raciocínio espacial por meio de construções e de formas. (Espaço e Forma)
 
Nível Básico
 
Questão:
 
Das figuras seguintes, aquela que representa a planificação de um cubo é:
 

 
" O aluno dever compreender que a planificação de um sólido geométrico é o desenho de uma figura plana que, colada ou dobrada, reproduz um modelo para o sólido". (Relatório 2011)
 
Comentários do PCNP:
 
Na reunião do PAP com Professores de Matemática optei por está atividade. A proposta foi que nós fizessemos em quadriculado a representação das 11 maneiras de dispor seis quadradinhos e obter somente as possíveis planificações deste sólido geométrico.
 
Trata-se de um exercício difícil de ser realizado. É interessante propormos aos nossos alunos essa vivência, permitindo que eles recortem, dobrem e colem, observando quem são as faces opostas e paralelas.
 
No item (C) trabalha-se com a "ideia" de impossibildade dessa construção e o que temos como resposta no Relatório de 2011, são que aproximadamente 23% dos alunos consideram ela como correta.
 
O item (B) teve 65% de resposta.
 
A avaliação de aprendizagem em processo também indicou a necessidade de se trabalhar essa habilidade com nossos alunos. É interessante observar a avaliação do segundo ano do ensino médio.
 
 
 
 
    
 
  
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário