Projeto de Vida 2020

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - CUBO das EMOÇÕES - - - Projeto de Vida

Parabéns a nossa aluna Kethllyn Barbosa Moreira! 

Sexto Ano D 






Fonte das Imagens: celular pessoal da Professora Suzete. 




https://matematicaef2.blogspot.com/2021/02/projeto-de-vida-documento-de-formacao.html



Projeto de Vida - - - Documento de Formação Docente

 Fonte: https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/02/Preparatorio_Projeto-de-Vida_completo_revisado.pdf


"Temáticas de cada ano/ série das Diretrizes Curriculares do Componente de Projeto de Vida:


6º ano - Eu e o Outro - O componente Projeto de Vida acolhe e apoia o estudante do 6º ano na mudança de etapa do Ensino Fundamental, no que diz respeito a: - capacidade de se conhecer; capacidade de gerir seus estudos; capacidade de convívio. 

7º ano - Eu e meus projetos - O componente Projeto de Vida apoia o desenvolvimento do estudante do 7º ano com foco em: - capacidade de planejar ações com foco em um objetivo específico; capacidade de se organizar.

8º ano - Eu, nós e o mundo - O componente Projeto de Vida apoia o desenvolvimento do estudante do 8º ano com foco em: - capacidade de “aprender a fazer”, desenvolvendo a iniciativa social; capacidade de desenvolver o espírito coletivo. 

9º ano - Eu e meu propósito - O componente Projeto de Vida apoia e prepara o estudante do 9º ano para a mudança de etapa para o Ensino Médio com foco em: - capacidade de planejar seu projeto de vida; capacidade de articular seu projeto de vida à continuidade de estudos; capacidade de desenvolver processo de autoconhecimento, que fundamente escolhas futuras relacionadas ao mundo do trabalho. 

1ª série - Quem eu sou e as escolhas que faço - O componente Projeto de Vida acolhe e apoia o estudante da 1ª série na chegada ao Ensino Médio, com foco em: - capacidade de se conhecer, identificando seus processos de formação e sua relação com a família, escola e comunidade; capacidade de qualificar as relações que estabelece com os outros; capacidade de se abrir a novas experiências intelectuais, culturais e estéticas, aos aprendizados que serão construídos nessas experiências e à diversidade de caminhos para a autorealização que delas decorrem.

2ª série - Quem eu quero ser e as aprendizagens que necessito - O componente Projeto de Vida apoia o desenvolvimento do estudante da 2ª série com foco em: - capacidade de aprender e fazer escolhas em situações favoráveis ou desfavoráveis, considerando seu Projeto de Vida e as consequências de suas escolhas e ações; capacidade de se apropriar e mobilizar estratégias para viabilizar a concretização de seu Projeto de Vida; capacidade de compreender o Projeto de Vida como um exercício contínuo, que impacta no presente e no futuro. 

3ª série -Meu percurso, conquistas e novos desafios - O componente Projeto de Vida apoia e prepara o estudante da 3ª série para a conclusão do Ensino Médio, visando desenvolver: - capacidade de consolidar o planejamento de seu Projeto de Vida, com vistas à autorealização pessoal, profissional e cidadã; capacidade de querer se engajar, em formação contínua ao longo da vida, estudando e aprendendo com autonomia; capacidade de amadurecer reflexões baseadas em conhecimentos sobre o mundo do trabalho contemporâneo, que orientem seus interesses de trajetória profissional e formação acadêmica."




Ideias para 2021

 Dinâmicas com as Competências Socioemocionais

 

Inicialmente vamos entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências, discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos.  São 17 competências socioemocionais.

O jogo repete apenas a competência socioemocional em um coração vermelho (17).

 

Primeira Proposta de dinâmica

 

Deixar virada as cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco) Professores sem virar a cartela escolham uma.

Logo em seguida após essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.  

Exemplo:

Macrocompetência: Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .

Logo em seguida pedir que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido. Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências socioemocionais e seus respectivos conceitos.

Faça o mesmo procedimento para as demais macrocompetências.

Encerrada essa etapa, espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.

Agora distribua as 17 cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que os Professores procurem seus pares.

Exemplo: Empatia com empatia.

Não há problemas se sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.

Agora é o momento de verificar se os GRUPOS estão corretos.

Exemplo: Amabilidade – Empatia – Respeito – Confiança.

A ideia neste momento é compreender os conceitos.


Observação: poderia fazer na sala de aula com os alunos. 

 

Professor Lúcio Mauro Carnaúba 




Fonte das Imagens: celular pessoal. 



"A corrida dos sentimentos" - - - - - - Material de Apoio - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 










Organização deste Material de Apoio

 Professor Coordenador Pedagógico

Lúcio Mauro Carnaúba.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - - - Material de Apoio

 









Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/ 


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - - - Material de Apoio - - - - - - "Meus sentimentos"

 











Projeto de Vida - - - - Professor Jonathans - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"












Para acessar os LINKS solicitados: 

Para a atividade a seguir, assistir ao vídeo: Projeto de Vida

https://www.youtube.com/watch?v=sieXurSCQrU


Para a atividade a seguir, assista o vídeo do Centro de Mídias de São Paulo:

https://www.youtube.com/watch?v=0Nq9hyYmP8Y


Projeto de vida, para a atividade a seguir assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=1kOE9f_rmz0







Tolerância à frustração - - - - Projeto de Vida - - - - Ideias & Sugestões - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
















Fonte da Imagem (17 competências socioemocionais): 


Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Material organizado pelo Professor Coordenador Pedagógico 

Lúcio Mauro Carnaúba





Projeto de Vida - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Tema: Inovação














Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/

Fonte da Imagem (17 competências socioemocionais): 


Projeto de Vida - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Competência Tolerância ao estresse - - - - Ideias e Sugestões













Fonte da Imagem (17 competências socioemocionais): 


Material organizado pelo Professor Coordenador Pedagógico 

Lúcio Mauro Carnaúba





Projeto de Vida - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Tema: Autoconfiança









Materiais de Apoio elaborado pelo Professor Coordenador Pedagógico 

Lúcio Mauro Carnaúba



Projeto de Vida - - - - Ideias e Sugestões - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola
















Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/ (TANGRAM)







Oficina de Habilidades Socioemocionais - Centro de Mídias SP - SEE/SP - @centrodemidiassp




Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/ 



Oficina de Projeto de Vida - Centro de Mídias SP - E.E. "Professor Orlando Geríbola" #movimentoinova






Orientações da Professora Cristiane


Vamos planejar o nosso tempo!


Projeto de Vida - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Adaptado pelo PCP Lúcio Mauro Carnaúba



















Projeto de Vida - - - Adaptação da Atividade apresentada no Dia "D" - - - @centrodemidiassp










Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Professora Mary - Oitavos Anos: B/C/D



Página da Professora Mary: 













E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Material de Apoio - Projeto de Vida









E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Material de Apoio - Projeto de Vida











Material de Apoio Pedagógico - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - PC Lúcio Mauro Carnaúba
















Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/abra%C3%A7o/








Material de Apoio - Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"














Material de Apoio - Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"








Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/

Material de Apoio - Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"








Fonte: https://pixabay.com/pt/

Nova Publicação - Professora Cíntia - Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Sexto A



Observação: Atividade enviada pela Professora Cíntia.





PROJETO DE VIDA - Sextos Anos B e C - PROFESSORA MÁRCIA MUNIZ

E.E. "Professor Orlando Geríbola"




Saúde e Paz. 





Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atenção Alunos!



















Observação: Na terceira pista a imagem é do Município de Osasco.


Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atenção Alunos!










Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atenção Alunos!









Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Projeto de Vida - Atividades de Apoio - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

























Meu projeto de vida é ................................................................................................................................................................................................. .


"Projeto de vida é um processo de planejamento no qual os indivíduos se conhecem melhor, identificam seus potenciais, interesses e paixões e estabelecem estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos e atingir a sua realização em todas as dimensões. Não é um roteiro fechado – pelo contrário, deve ser flexível -, mas precisa conectar a história de cada pessoa, o contexto em que vive e suas expectativas futuras."


Fonte de pesquisa: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/10/competencia-6-trabalho-e-projeto-de-vida

Fonte de pesquisa: http://fundacaotelefonica.org.br/inovaescola/projeto-de-vida.html

Fonte de pesquisa: https://www.edulivre.org.br/videos/1090/5-dicas-sobre-projeto-de-vida


Projeto de Vida - Professora Suzete - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Observações: esta atividade será publicada nas páginas Projeto de Vida e Roteiro de Atividades do BLOG: https://matematicaef2.blogspot.com/ 



Uma Situação de Aprendizagem de Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"



















Projeto de Vida - E. E. "Professor Orlando Geríbola"

















Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"













E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Projeto de Vida - Vamos estudar!









Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/photos/search/coronav%C3%ADrus/

Fonte das Informações: Caderno do Aluno SP FAZ ESCOLA


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - "Em momentos de pandemia temos que nos reinventar."









Fonte: https://pixabay.com/pt/

Organização desta atividade: PC Lúcio Mauro Carnaúba

Projeto de Vida - Vamos gerar caça-palavras!







"Olhem para os Pontos Fracos e Fortes a partir de sua perspectiva de vida...

... e pensem que o equilíbrio deve ser alcançado por cada um de nós. Dizemos na linguagem popular que devemos colocar na balança e pesar os prós e contras." (Lúcio Mauro Carnaúba) 

Projeto de Vida

Caso queiram comentar fiquem a vontade que irei responder no mesmo local. Isso é um exercício e uma reflexão importante sobre o futuro que desejamos para nós e para o nosso país.



Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/search/equil%C3%ADbrio/





Projeto de Vida - Ideias














Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Projeto de Vida - "O mundo chamado escola ao qual pertenço."


E.E. "Professor Orlando Geríbola"













Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - "Que lugares eu ocupo."















Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"




















Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/

Projeto de Vida - Montando um Quebra-Cabeça com as habilidades Socioemocionais







Projeto de Vida - Pensei numa dinâmica usando a ideia deste Plano de Trabalho!



As palavras: VIDA, SUPERAÇÃO, PRODUTIVIDADE, EFETIVIDADE, VONTADE, CRIATIVIDADE, GARRA, FOCO, PLANEJAMENTO E ÉTICA, deveriam completar as frases ao final. O nome disso é  _ _ _ _ _ _  _ _ _ _.  

Os alunos deveriam pensar nas profissões que desejam ocupar e aplicar esses 10 passos ao seu Plano de Trabalho.  

Principalmente para os alunos do Ensino Médio seria na minha opinião muito interessante. 

Exemplo:

Então baseado nesse plano, como implantar isso na Costura?


01 - Faça o que é certo, não o que é fácil. o nome disso é Ética. E o que é ser ético na costura?  Você cumprir o que promete, entregar no prazo, zelar, ser sincera, transparente, atenciosa, se não sabe, não faça.

Aprenda primeiro. 



Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/search/desejos/

Fonte das Informações: https://www.greenme.com.br/significados/5288-lenda-do-dente-de-leao-e-seus-significados/



Projeto de Vida - Leitura do Poema: "A escola"


Proposta da atividade: ilustração sobre o poema e apresentação sobre o que eu acho importante na escola e o que eu gosto de fazer na escola.

Parabéns Professora Cíntia!

Parabéns Alunos! 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"









Aplausos, Aplaudo, Aplauso, Apreciar


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/search/aplausos/

Fonte do Poema: Internet (Há controvérsias se este Poema foi mesmo escrito por Paulo Freire, devemos pesquisar mais sobre, há alguns registro que atribuem para um Autor desconhecido).  

E.E. "Professor Orlando Geríbola" Recebendo os Pais e Responsáveis dos Sextos Anos...


... Sejam bem-vindos!


Meus projetos de vida, não são escolhidos aleatoriamente como se fossem descartáveis a cada dia, cada hora. São projetos pensados, repensados. E nunca os escolho por serem bonitos, fáceis, agradáveis. Meus projetos são ousados, estudados paulatinamente de acordo com a necessidade do meu ser. Aí, diga-se de passagem, nessa trajetória, nem tudo posso me permitir, exceto àquilo que almejo alcançar. E, preferencialmente nada consiste no estável, no pré determinado, no presumível.

 Às vezes para alcançar esses voos, preciso descartar conveniências, estabilidade, ideias divergentes, que certas vezes tentam me desviar do foco, da determinação. Mas, não me deixo dominar facilmente... Se preciso, extrapolo dificuldades usando como principal argumento algo chamado persistência.

 Persista naquilo que almeja seus sonhos, sua vida. Lute contra todas as contradições impertinentes. E, sempre que puder, busque um novo desafio, uma nova conquista. Porque viver é algo mais intenso e marcante do que possamos imaginar!



Genésio Cavalcanti


Fonte: https://www.pensador.com/projetos_de_vida/

Dinâmica:


Em casa recortar o quebra-cabeça e montar com o nosso aluno do Sexto Ano, escrevendo quatro palavras e fazendo referência as quatro partes do quebra-cabeça: Escola, Professor, Aluno e Família.

Na próxima semana entregar ao Professor da Disciplina de Projeto de Vida.

Observem que cada parte corresponde a um quarto da figura (1/4) e o todo corresponde ao inteiro. A Matemática assim como várias outras disciplinas do Currículo estão presentes em nossas vidas.



Fonte da Imagem: Pinterest



Projeto de Vida - Sugestão de atividade retirada do FACEBOOK




womans face in grayscale


Cabeça para pensar, coração para sentir e pés para caminhar.


Pessoas que me regulam de pensamentos racionais.




Heart, Card, Pastels, Figure



Pessoas que gosto de falar sobre meus sentimentos (melhores amigos).


Walk, Path, Walking, Feet, Trail, Shoes


Pessoas que gostaria que estivessem em minha caminhada, que compartilhassem meus sonhos e fizessem parte do meu Projeto de Vida.


Propor que seja desenhado: a cabeça, o coração e o pé.  





Fonte das Imagens: https://pixabay.com/


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atividade que está sendo trabalhada na Disciplina de Projeto de Vida - Parabéns!




Fonte:Internet

Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Sextos Anos



Parabéns!










Fonte: Fotos do Celular da Professora Mari


















Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/photos/

Fonte dos Textos: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/



















Muito interessante!

https://porvir.org/jovens-esperam-da-escola-apoio-para-construir-projeto-de-vida/



Projeto de Vida - Muito Interessante!

Fonte: https://www.slideshare.net/edsonavella/projeto-de-vida-62470765



Projeto de Vida - Ideias e Sugestões


https://matematicaef2.blogspot.com/2020/01/projeto-de-vida-ideias-e-sugestoes.html



Projeto de Vida - Ideias e Sugestões




























Caderno de Projeto de Vida 



Empatia - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - - Muito interessante este estudo!


















Organização desta apresentação:

Professor Coordenador Pedagógico 

Lúcio Mauro Carnaúba




Professora Rita Lemos - - - - - - Projeto de Vida - - - - - - E. E. "Professor Orlando Geríbola"

3° Bimestre

Atividade: Projeto de vida - 9º B

                                                                  

 

Caderno do aluno página 73, leia os textos.

Atividade 4: repensando meus sonhos, meus propósitos.

 

Situação de aprendizagem 14

Situação de aprendizagem 15

 

Aproveite este momento de isolamento social, em que você está se organizando para colocar em ordem seus materiais de estudo e converse com seus familiares sobre alguns assuntos, entre eles: 

Qual a profissão de seus sonhos?

O que você quer para o seu futuro? Quais são as suas expectativas?

Como você está se sentindo durante o afastamento do ambiente escolar, de seus professores, de seus amigos e colegas?

Após ouvir as ideias e trocar experiências com seus familiares, faça alguns registros no diário de prática de vivências.

Segunda parte

Desafio da autoconfiança

Registre em seu diário um fato que aconteceu, que desmotivou ou interferiu nos seu sonhos. 

Faça ainda um segundo registro, apontando uma estratégia que te levou a persistir nos teus sonhos. 

Após realizar estas atividades, tirar fotos do diário com os registros e mandar no grupo do WhatsApp.


Vamos participar!

Usuário, Pessoas, Emprego, Trabalho

Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/profiss%C3%A3o/



Projeto de Vida - - - - - Professora Rosely - - - - - Primeiros Anos A, B e C - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C

 

 

Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – e-mail: rosely.emany@yahoo.com

 

 

O QUE QUERO DESENVOLVER EM MIM MESMO?

 

Para a expansão do seu posicionamento diante da vida, é necessário também que você desenvolva um olhar mais apurado sobre as suas habilidades e o quem precisa aprender ao longo da vida para realização do seu Projeto de Vida.

Portanto, essa atividade é sobre como você pode se preparar melhor para o futuro.

Isso e importante porque a sociedade moderna de um modo geral e a vida em particular trazem novas e mais complexas exigências para as pessoas. Algumas dessas exigências estão relacionadas a títulos de exemplos, a habilidades como:

 

. ESFORÇO: pode ser definido como a energia que uma pessoa tem para superar o conjunto de problemas e dificuldades que existe o que ela é e o que ela pretende ser.

. PERSEVERANÇA: cada pessoa na vida tem ( ou devia ter) um propósito, um objetivo, um projeto de vida, assim como  uma constância   de propósito.

.  AUTRUISMO: essa palavra vem do alter ( do latim), significa outro. Então altruísmo e ter preocupação com o “outro”. É dedicar-se à outra pessoa. É não pensar apenas em si mesmo.

.  INICIATIVA: essa habilidade está relacionada com a ação. Você não pode ficar só nas palavras: “Eu vou fazer isso”, “Gostaria de fazer tal coisa”, “Um dia eu chego lá”. Tudo na vida tem seu primeiro passo. Quer dizer, a ação tem que partir de você, tem que brotar da sua pessoa.

 

Seguindo as orientações a cima respondam as questões.

 

1 - Sou capaz de fazer:

 

2 - Não me vejo capaz de fazer, mas quero aprender:

 

3 - Partindo das suas respostas, dada nas duas primeiras questões, indique a habilidade mais importante que você julga precisar desenvolver para potencializar o seu crescimento pessoal:

 

4 - Considerando a habilidade que você descreveu na questão três  escreva cinco ações ou atitudes que podem ajudá-lo a desenvolvê-la.

 

 

Bons Estudos!



Professora Márcia Marcomini - - - - Projeto de Vida - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Márcia Osório de Lima Marcomini

Aula de Projeto de Vida para o 6º ano D

Exercícios Semanal (2 aulas) dia: 13/07 à 17/07/2020

Tema:  Memorias e História

Aula do CMSP - dia: https://www.youtube.com/watch?v=4o5e3yrEH6U

Vídeo de suporte: https://www.youtube.com/watch?v=WGlg8RZSmJE

 

 


 Objetivo da Aula: Compreender a si próprio por meio do levantamento sua história e identificação com o objeto (amuleto)

 


 Atividade

 

Procure em casa um objeto que traga a você história de lembranças pessoais. Pode ser um desenho, um presente, um livro, uma agenda, uma fotografia entre outros.

 

Em seu Caderno Responda

 

1-      Qual o objeto?

 

 

 

2-      Por que este objeto é importante para você?

 

 

3-      Quais memorias lhe faz lembrar?

 

 

 

4-      Comente uma lembrança boa, a qual você guarda em sua mente, descreva o que aconteceu?

 


 

 


 



Não esqueça das atividades e bom estudos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário