E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - CUBO das EMOÇÕES - - - Projeto de Vida
https://matematicaef2.blogspot.com/2021/02/projeto-de-vida-documento-de-formacao.html
Projeto de Vida - - - Documento de Formação Docente
"Temáticas de cada ano/ série das Diretrizes Curriculares do Componente de Projeto de Vida:
6º ano - Eu e o Outro - O componente Projeto de Vida acolhe e apoia o estudante do 6º ano na mudança de etapa do Ensino Fundamental, no que diz respeito a: - capacidade de se conhecer; capacidade de gerir seus estudos; capacidade de convívio.
7º ano - Eu e meus projetos - O componente Projeto de Vida apoia o desenvolvimento do estudante do 7º ano com foco em: - capacidade de planejar ações com foco em um objetivo específico; capacidade de se organizar.
8º ano - Eu, nós e o mundo - O componente Projeto de Vida apoia o desenvolvimento do estudante do 8º ano com foco em: - capacidade de “aprender a fazer”, desenvolvendo a iniciativa social; capacidade de desenvolver o espírito coletivo.
9º ano - Eu e meu propósito - O componente Projeto de Vida apoia e prepara o estudante do 9º ano para a mudança de etapa para o Ensino Médio com foco em: - capacidade de planejar seu projeto de vida; capacidade de articular seu projeto de vida à continuidade de estudos; capacidade de desenvolver processo de autoconhecimento, que fundamente escolhas futuras relacionadas ao mundo do trabalho.
1ª série - Quem eu sou e as escolhas que faço - O componente Projeto de Vida acolhe e apoia o estudante da 1ª série na chegada ao Ensino Médio, com foco em: - capacidade de se conhecer, identificando seus processos de formação e sua relação com a família, escola e comunidade; capacidade de qualificar as relações que estabelece com os outros; capacidade de se abrir a novas experiências intelectuais, culturais e estéticas, aos aprendizados que serão construídos nessas experiências e à diversidade de caminhos para a autorealização que delas decorrem.
2ª série - Quem eu quero ser e as aprendizagens que necessito - O componente Projeto de Vida apoia o desenvolvimento do estudante da 2ª série com foco em: - capacidade de aprender e fazer escolhas em situações favoráveis ou desfavoráveis, considerando seu Projeto de Vida e as consequências de suas escolhas e ações; capacidade de se apropriar e mobilizar estratégias para viabilizar a concretização de seu Projeto de Vida; capacidade de compreender o Projeto de Vida como um exercício contínuo, que impacta no presente e no futuro.
3ª série -Meu percurso, conquistas e novos desafios - O componente Projeto de Vida apoia e prepara o estudante da 3ª série para a conclusão do Ensino Médio, visando desenvolver: - capacidade de consolidar o planejamento de seu Projeto de Vida, com vistas à autorealização pessoal, profissional e cidadã; capacidade de querer se engajar, em formação contínua ao longo da vida, estudando e aprendendo com autonomia; capacidade de amadurecer reflexões baseadas em conhecimentos sobre o mundo do trabalho contemporâneo, que orientem seus interesses de trajetória profissional e formação acadêmica."
Ideias para 2021
Dinâmicas com as Competências Socioemocionais
Inicialmente vamos entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências, discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos. São 17 competências socioemocionais.
O jogo repete apenas a competência socioemocional em um coração vermelho (17).
Primeira Proposta de dinâmica
Deixar virada as cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco) Professores sem virar a cartela escolham uma.
Logo em seguida após essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.
Exemplo:
Macrocompetência: Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .
Logo em seguida pedir que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido. Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências socioemocionais e seus respectivos conceitos.
Faça o mesmo procedimento para as demais macrocompetências.
Encerrada essa etapa, espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.
Agora distribua as 17 cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que os Professores procurem seus pares.
Exemplo: Empatia com empatia.
Não há problemas se sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.
Agora é o momento de verificar se os GRUPOS estão corretos.
Exemplo: Amabilidade – Empatia – Respeito – Confiança.
A ideia neste momento é compreender os conceitos.
Observação: poderia fazer na sala de aula com os alunos.
Professor Lúcio Mauro Carnaúba
Fonte das Imagens: celular pessoal.
Dinâmicas com as Competências Socioemocionais
Inicialmente vamos entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências, discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos. São 17 competências socioemocionais.
O jogo repete apenas a competência socioemocional em um coração vermelho (17).
Primeira Proposta de dinâmica
Deixar virada as cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco) Professores sem virar a cartela escolham uma.
Logo em seguida após essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.
Exemplo:
Macrocompetência: Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .
Logo em seguida pedir que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido. Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências socioemocionais e seus respectivos conceitos.
Faça o mesmo procedimento para as demais macrocompetências.
Encerrada essa etapa, espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.
Agora distribua as 17 cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que os Professores procurem seus pares.
Exemplo: Empatia com empatia.
Não há problemas se sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.
Agora é o momento de verificar se os GRUPOS estão corretos.
Exemplo: Amabilidade – Empatia – Respeito – Confiança.
A ideia neste momento é compreender os conceitos.
Observação: poderia fazer na sala de aula com os alunos.
Professor Lúcio Mauro Carnaúba
"A corrida dos sentimentos" - - - - - - Material de Apoio - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - - - Material de Apoio
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - - - Material de Apoio - - - - - - "Meus sentimentos"
Projeto de Vida - - - - Professor Jonathans - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Para a atividade a seguir, assistir ao vídeo: Projeto de Vida
https://www.youtube.com/watch?v=sieXurSCQrU
Para a atividade a seguir, assista o vídeo do Centro de Mídias de São Paulo:
https://www.youtube.com/watch?v=0Nq9hyYmP8Y
Projeto de vida, para a atividade a seguir assista ao vídeo:
Tolerância à frustração - - - - Projeto de Vida - - - - Ideias & Sugestões - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Projeto de Vida - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Tema: Inovação
Projeto de Vida - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Competência Tolerância ao estresse - - - - Ideias e Sugestões
Projeto de Vida - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Tema: Autoconfiança
Projeto de Vida - - - - Ideias e Sugestões - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola
Oficina de Habilidades Socioemocionais - Centro de Mídias SP - SEE/SP - @centrodemidiassp
Oficina de Projeto de Vida - Centro de Mídias SP - E.E. "Professor Orlando Geríbola" #movimentoinova
Projeto de Vida - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Adaptado pelo PCP Lúcio Mauro Carnaúba
Projeto de Vida - - - Adaptação da Atividade apresentada no Dia "D" - - - @centrodemidiassp
Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Professora Mary - Oitavos Anos: B/C/D
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Material de Apoio - Projeto de Vida
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Material de Apoio - Projeto de Vida
Material de Apoio Pedagógico - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - PC Lúcio Mauro Carnaúba
Material de Apoio - Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Material de Apoio - Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Material de Apoio - Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nova Publicação - Professora Cíntia - Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Sexto A
PROJETO DE VIDA - Sextos Anos B e C - PROFESSORA MÁRCIA MUNIZ
Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atenção Alunos!
Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atenção Alunos!
Meu projeto de vida é ................................................................................................................................................................................................. .
Fonte de pesquisa: http://fundacaotelefonica.org.br/inovaescola/projeto-de-vida.html
Fonte de pesquisa: https://www.edulivre.org.br/videos/1090/5-dicas-sobre-projeto-de-vida
Projeto de Vida - Professora Suzete - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Observações: esta atividade será publicada nas páginas Projeto de Vida e Roteiro de Atividades do BLOG: https://matematicaef2.blogspot.com/
Uma Situação de Aprendizagem de Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Projeto de Vida - E. E. "Professor Orlando Geríbola"
Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Projeto de Vida - Vamos estudar!
Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/photos/search/coronav%C3%ADrus/
Fonte das Informações: Caderno do Aluno SP FAZ ESCOLA
Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/photos/search/coronav%C3%ADrus/
Fonte das Informações: Caderno do Aluno SP FAZ ESCOLA
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - "Em momentos de pandemia temos que nos reinventar."
Projeto de Vida - Vamos gerar caça-palavras!
"Olhem para os Pontos Fracos e Fortes a partir de sua perspectiva de vida...
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/search/equil%C3%ADbrio/
Projeto de Vida - Ideias
Projeto de Vida - "O mundo chamado escola ao qual pertenço."
Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Projeto de Vida - Montando um Quebra-Cabeça com as habilidades Socioemocionais
Projeto de Vida - Pensei numa dinâmica usando a ideia deste Plano de Trabalho!
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/search/desejos/
Fonte das Informações: https://www.greenme.com.br/significados/5288-lenda-do-dente-de-leao-e-seus-significados/
Projeto de Vida - Leitura do Poema: "A escola"
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/search/aplausos/
E.E. "Professor Orlando Geríbola" Recebendo os Pais e Responsáveis dos Sextos Anos...
Fonte da Imagem: Pinterest
Projeto de Vida - Sugestão de atividade retirada do FACEBOOK
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atividade que está sendo trabalhada na Disciplina de Projeto de Vida - Parabéns!
Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Sextos Anos
Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/photos/
Fonte dos Textos: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/
Projeto de Vida - Muito Interessante!
Projeto de Vida - Ideias e Sugestões
https://matematicaef2.blogspot.com/2020/01/projeto-de-vida-ideias-e-sugestoes.html
Projeto de Vida - Ideias e Sugestões
Empatia - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - - Muito interessante este estudo!
Professora Rita Lemos - - - - - - Projeto de Vida - - - - - - E. E. "Professor Orlando Geríbola"
3° Bimestre
Atividade: Projeto de vida - 9º B
Caderno do aluno página 73, leia os textos.
Atividade 4: repensando meus sonhos, meus propósitos.
Situação de aprendizagem 14
Situação de aprendizagem 15
Aproveite este momento de isolamento social, em que você está se organizando para colocar em ordem seus materiais de estudo e converse com seus familiares sobre alguns assuntos, entre eles:
Qual a profissão de seus sonhos?
O que você quer para o seu futuro? Quais são as suas expectativas?
Como você está se sentindo durante o afastamento do ambiente escolar, de seus professores, de seus amigos e colegas?
Após ouvir as ideias e trocar experiências com seus familiares, faça alguns registros no diário de prática de vivências.
Segunda parte
Desafio da autoconfiança
Registre em seu diário um fato que aconteceu, que desmotivou ou interferiu nos seu sonhos.
Faça ainda um segundo registro, apontando uma estratégia que te levou a persistir nos teus sonhos.
Após realizar estas atividades, tirar fotos do diário com os registros e mandar no grupo do WhatsApp.
Vamos participar!
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/profiss%C3%A3o/
Projeto de Vida - - - - - Professora Rosely - - - - - Primeiros Anos A, B e C - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – e-mail: rosely.emany@yahoo.com
O QUE QUERO DESENVOLVER EM MIM MESMO?
Para a expansão do seu posicionamento diante da vida, é necessário também que você desenvolva um olhar mais apurado sobre as suas habilidades e o quem precisa aprender ao longo da vida para realização do seu Projeto de Vida.
Portanto, essa atividade é sobre como você pode se preparar melhor para o futuro.
Isso e importante porque a sociedade moderna de um modo geral e a vida em particular trazem novas e mais complexas exigências para as pessoas. Algumas dessas exigências estão relacionadas a títulos de exemplos, a habilidades como:
. ESFORÇO: pode ser definido como a energia que uma pessoa tem para superar o conjunto de problemas e dificuldades que existe o que ela é e o que ela pretende ser.
. PERSEVERANÇA: cada pessoa na vida tem ( ou devia ter) um propósito, um objetivo, um projeto de vida, assim como uma constância de propósito.
. AUTRUISMO: essa palavra vem do alter ( do latim), significa outro. Então altruísmo e ter preocupação com o “outro”. É dedicar-se à outra pessoa. É não pensar apenas em si mesmo.
. INICIATIVA: essa habilidade está relacionada com a ação. Você não pode ficar só nas palavras: “Eu vou fazer isso”, “Gostaria de fazer tal coisa”, “Um dia eu chego lá”. Tudo na vida tem seu primeiro passo. Quer dizer, a ação tem que partir de você, tem que brotar da sua pessoa.
Seguindo as orientações a cima respondam as questões.
1 - Sou capaz de fazer:
2 - Não me vejo capaz de fazer, mas quero aprender:
3 - Partindo das suas respostas, dada nas duas primeiras questões, indique a habilidade mais importante que você julga precisar desenvolver para potencializar o seu crescimento pessoal:
4 - Considerando a habilidade que você descreveu na questão três escreva cinco ações ou atitudes que podem ajudá-lo a desenvolvê-la.
Bons Estudos!
Professora Márcia Marcomini - - - - Projeto de Vida - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Escola Estadual Professor Orlando Geríbola
Professora Márcia Osório de Lima Marcomini
Aula de Projeto de Vida para o 6º ano D
Exercícios Semanal (2 aulas) dia: 13/07 à 17/07/2020
Tema: Memorias e História
Aula do CMSP - dia: https://www.youtube.com/watch?v=4o5e3yrEH6U
Vídeo de suporte: https://www.youtube.com/watch?v=WGlg8RZSmJE
Objetivo da Aula: Compreender a si próprio por meio do levantamento sua história e identificação com o objeto (amuleto)
Procure em casa um objeto que traga a você história de lembranças pessoais. Pode ser um desenho, um presente, um livro, uma agenda, uma fotografia entre outros.
Em seu Caderno Responda
1- Qual o objeto?
2- Por que este objeto é importante para você?
3- Quais memorias lhe faz lembrar?
4- Comente uma lembrança boa, a qual você guarda em sua mente, descreva o que aconteceu?
Não esqueça das atividades e bom estudos!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário