Recuperação C.N./Atividades

Recuperação e Aprofundamento - - - Sextos Anos - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 


LINK de Acesso: https://matematicaef2.blogspot.com/p/ciencias-da-naturezaatividades.html

Recuperação e Aprofundamento - - - Terceiro Bimestre - - - Ciências - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

NOME:_________________________________________Nº_____6º ANO ___

PROFESSORA MARIA MONZANI

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

_______________________________________________________________

Relembrando:

Em uma solução, o elemento que estiver em maior quantidade é denominado Solvente. Já os demais componentes da mistura, são denominados Solutos. É importante observar que a água consegue dissolver muitas substâncias. Porém há outras que ela dissolve pouco e há também as que ela é capaz de dissolver. Mesmo assim a água, muitas vezes, é chamada de solvente universal.

_______________________________________________________________

 

  1. Separe  algumas embalagens de alimentos do dia a dia, como por exemplo, embalagem de biscoitos, arroz, feijão, macarrão, pão, dentre outros e observe os ingredientes do que são feitos e, responda as perguntas a seguir.

a.    Analise o rótulo retirado de um ou dois alimentos e,  responda se é uma mistura homogênea ou heterogênea? Justifique.

______________________________________________________________________________________________________________________________

2. Atividade prática:

a)    Pegue um copo com água até a metade e acrescente 1 colher de chá de sal e, em seguida misture. Observe o que aconteceu. O resultado final é considerado uma mistura homogênea e heterogênea? Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    O que acontece se misturarmos um copo de leite com uma colher de sopa de achocolatado. Você acha que o resultado final é uma mistura homogênea ou heterogênea? Explique

____________________________________________________________________________________________________________________

3. Cite alguns exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas do seu dia a dia.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Ao observar um prato com alimentos durante uma refeição, podemos identificar visualmente todos os ingredientes que estão ali?





______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________5. O molho de tomate é uma mistura de água, tomate, sal e cebola, porém não conseguimos identificar esses ingredientes todos visualmente, porque?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Recuperação e Aprofundamento - - - Ciências - - - Professora Maria Monzani - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Recuperação e Aprofundamento

Mês: Outubro/2020

 

 

Ano/Série

6º ano A, B, C  e D

 

 

Professores:

Maria Aparecida Leal Monzani

 

 

Disciplina:

Ciências

 

 

Habilidades Essenciais:

EF06CI06- Concluir com base na análise de ilustrações e ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

 

 

 

 

Objetos do Conhecimento:

O corpo humano e os níveis de organização dos seres vivos.

 

 

 

 

Habilidade(s) Suporte:

(EF01CI02)- Localizar, nomear e representar as partes do corpo humano, por meio de desenhos, aplicativos, softwares e/ou modelos tridimensionais e explicar as funções de cada parte.

 

 

 

 

 

Situação de Aprendizagem (SA):

 

 

 

 

Observações: devemos pensar nas etapas, ativação inicial, desenvolvimento e finalização. Assim como nas habilidades cognitivas e socioemocionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Materiais utilizados:

 

 

Ativação inicial:

 

        Conhecimento prévio:  Retomada de conteúdos (OS PRINCIPAIS ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO) através de questão disparadora e leitura de texto, apresentando o título da aula, solicitando que os estudantes citam os órgãos que conhecem, assim como suas principais funções.

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento:

        Solicitar aos alunos que  façam a leitura do texto “O Corpo humano”) e resolvam as questões, esclarecendo que o corpo humano é composto por diversos órgãos, que trabalham para manter vivo e que são importantes para manter o bem-estar, a saúde plena e o equilíbrio.

 

Avaliação final:

        Solicitar que observem imagens e que respondam algumas questões;

        Realizem desenhos e pesquisas e que façam os devidos registros no caderno.

 

 

 

 

Caderno do aluno 6º ano, volume 2 -Situação de aprendizagem 2- Níveis de organização dos seres vivos; Aula do CMSP apresentada dia 29/06.

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2087/os-principais-orgaos-e-suas-funcoes

 

 

 

  

 

E.E PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA

NOME: ______________________________________________Nº____ 6º ANO____

 

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO/  CIÊNCIAS/ OUTUBRO

____________________________________/_________________________________

 

O CORPO HUMANO

O corpo humano é formado por vários órgãos e sistemas, que trabalham de maneira conjunta para garantir o funcionamento perfeito do organismo. Se observamos a nível microscópico, podemos perceber a presença de milhares e milhares de células, que formam os tecidos, os órgãos e os sistemas, característica essa que nos permite afirmar que os seres humanos são organismos pluricelulares.

Níveis de organização do corpo humano

O corpo humano pode ser analisado em diferentes níveis de organização. Podemos estudar as células, os tecidos, os órgãos ou ainda os vários sistemas. Considerando as células como o primeiro nível hierárquico de organização, temos:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/corpo-humano.htm


QUESTÃO DISPARADORA:

1.

    Como os seres vivos estão organizados?

________________________________________________________________________________________________________________

    Como os órgãos se relacionam?

________________________________________________________________________________________________________________

2. Um órgão, por mais importante que seja, precisa do auxílio dos demais para conseguir manter o funcionamento do corpo em harmonia. Explique quais são as funções dos seguintes órgãos?

a)    Fígado: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Coração:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

     Observe a imagem abaixo e responda às questões 3, 4 e 5.

 



3. Quais são os órgãos que compõem o sistema cardiovascular?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Quais são os órgãos que compõem o sistema digestório?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Por que devemos beber muita água? Quais são os benefícios da água para o nosso organismo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Recuperação e Aprofundamento - - - - Disciplina de Ciências - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 


LINK: https://matematicaef2.blogspot.com/p/ciencias-da-naturezaatividades.html 



Recuperação e Aprofundamento - - - - Disciplina de Ciências - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

            Escola: E. E. Professor Orlando Geríbola


Roteiro de Atividade de Recuperação de Ciências.

                        7º anos: A, B e C            

Professora: Andréa e Maria Manzoni


*Faça uma leitura no texto.

*Responda as questões em ordem.

 

H11 - Efetuar cálculos com adição, subtração, multiplicação e divisão com negativos.


ATIVIDADE 1 – VARIANDO A TEMPERATURA ATÉ VALORES NEGATIVOS

Item 1 - Leia com atenção o texto abaixo e destaque todas as temperaturas que aparecem.

 

Sul e Sudeste do Brasil têm madrugada mais fria do ano; veja fotos e a previsão para o fim de semana¹

Massa de ar polar entrou no país nos últimos dias e derrubou as temperaturas. No Sul, houve geada e até um pouco de neve. Temperaturas caíram abaixo de 10ºC em São Paulo.

 

A frente fria que chegou ao Brasil pelo oceano Atlântico derrubou as temperaturas na madrugada de sexta-feira (6) para sábado (7) no Centro-Sul do Brasil. Em muitas cidades, esta foi a noite mais fria do ano, segundo meteorologistas.

 De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar polar entrou no país pelo Sul na quarta-feira (3) e avançou em direção ao Sudeste e ao Centro-Oeste. O frio deverá se prolongar ao longo deste fim de semana, com temperaturas negativas na Região Sul.

O FRIO NO SUL E SUDESTE

Chegou a nevar em São Joaquim, em Santa Catarina, região conhecida por ser uma das mais frias do Brasil. O fenômeno foi de fraca intensidade, mas foi possível pelo avanço da umidade. O ar frio polar fez com que a maioria das cidades do Oeste e Norte do estado amanhecessem com temperaturas abaixo de 0ºC.

Também houve registro de neve no Rio Grande do Sul, principalmente na Serra, como nas cidades de Cambará do Sul, Gramado, São Francisco de Paula, Canela, e São José dos Ausentes. As temperaturas ficaram negativas em diversas regiões do estado.

 A mais baixa, segundo o Inmet, foi em Quaraí, com -5°C e sensação térmica de -10°C. Em Porto Alegre, a mínima foi de 3,7°C, com sensação de -2,6°C, segundo dados atualizados até às 8h.

Também no Paraná, o sábado começou gelado. A Grande Curitiba viu os termômetros chegarem a -1ºC, a menor temperatura do ano, segundo a Somar Meteorologia.

 A cidade de São Paulo também teve a madrugada mais fria de 2019 neste sábado, segundo o Inmet. Os termômetros registraram 7,4ºC. Até então, a menor marca do ano na cidade havia 11,1ºC, em 9 de junho. O dia amanheceu com sol e céu claro, mas as temperaturas continuaram abaixo dos 10ºC no início da manhã. Também no interior e no litoral, o frio marcou a noite. O Vale do Paraíba, por exemplo, registrou até 13 °C. Três moradores de rua morreram na onda de frio da capital paulista.

O vento, a chuva e o frio já haviam mudado as paisagens do Rio de Janeiro na sexta-feira. O Inmet emitiu um aviso de chuva, ventos fortes e de onda de frio para cidades do interior do estado. O alerta é válido até domingo (7) em municípios das regiões Serrana, dos Lagos e Norte Fluminense. O sábado amanheceu com vento forte e chuva fina. O Inmet registrou 14°C no Alto da Boa Vista. O mar está agitado e a Marinha mantém o aviso de ressaca em todo litoral do estado, com ondas de até 3 metros.

Aos poucos, o frio chega também ao Centro-Oeste. A madrugada gelada foi sentida até no Mato Grosso do Sul, onde geou pela primeira vez em 2019. Paisagens e pastos ficaram embranquecidos principalmente no Sul do estado.

OUTROS ESTADOS


Aos poucos, o frio chega também ao Centro-Oeste. A madrugada gelada foi sentida até no Mato Grosso do Sul, onde geou pela primeira vez em 2019. Paisagens e pastos ficaram embranquecidos principalmente no Sul do estado.



                              

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/07/06/sul-e-sudeste-do-brasil-tem-madrugada-mais-fria-do-ano-veja-previsao-para-o-fim-de-semana.ghtml

 

Até mesmo a região Norte observou um clima bastante atípico.

No estado de Rondônia, as temperaturas caíram para a casa dos 10ºC a 20ºC. Na cidade de Vilhena, entre sábado e domingo, a mínima será de 13°C, podendo ter uma sensação térmica bem menor. A previsão é de mínima de 18°C em Porto Velho na noite deste sábado.

 Em Rio Branco, no Acre, durante a manhã deste sábado os termômetros marcavam 17ºC. Meteorologistas preveem temperaturas pouco superior a 20ºC ao longo do dia.

 

                             


https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/07/06/sul-e-sudeste-do-brasil-tem-madrugada-mais-fria-do-ano-veja-previsao-para-o-fim-de-semana.ghtml

                                                



https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/07/06/sul-e-sudeste-do-brasil-tem-madrugada-mais-fria-do-ano-veja-previsao-para-o-fim-de-semana.ghtml

 

Esse texto é uma reportagem exibida em 06 de julho de 2019 sobre o clima de algumas cidades do Brasil nessa data. A respeito das informações que estão nele, respondam:

              Questões.

a.       Qual foi a menor temperatura indicada na reportagem? Em que cidade ela aconteceu? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b.       Em algum lugar a temperatura nem estava positiva nem negativa? Aonde? O que isso significa? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c.       Houve temperaturas abaixo de zero? Em que locais? O que isso representa? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d.      De modo geral, em sua cidade, as temperaturas costumam ser baixas ou altas? Isso quer dizer que aí, na maior parte do tempo, faz frio ou faz calor? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

e.      Há um trecho do texto que diz: “A mais baixa, segundo o Inmet, foi em Quaraí, com -5°C e sensação térmica de -10°C”. Imagine que em Quaraí a temperatura triplicasse. Quantos graus alcançaria? E de sensação térmica? Como estaria o clima nessa cidade? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

f.        . Outra parte do texto diz que: “Na cidade de Vilhena, entre sábado e domingo, a mínima será de 13°C, podendo ter uma sensação térmica bem menor”. O que aconteceria se a temperatura em Vilhena triplicasse? Que valor ficaria? O que isso representa? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 


g.       Qual é a diferença prevista entre as temperaturas no Piauí e no Rio Grande do Sul, num determinado dia, segundo as informações a seguir? 

TEMPO NO BRASIL – instável e ensolarado no Sul

Máxima prevista: 37° C no Piauí

Mínima prevista: - 3° C no Rio Grande do Sul.

https://br.pinterest.com/

h.      Preencha a tabela realizando corretamente as operações indicadas em cada linha:

        a

      b

           a+b

         a.b

     a:b

     - 2

      1 

 

 

 

    - 30

     - 5

 

 

 

      12

      4

 

 

 

    - 45

      3

 

 

 

   - 100

   - 25

 

 

 

 

i.         O município mais populoso da Bolívia é La paz, uma cidade de clima frio em que, em média, a temperatura chega a 8ºC. Localiza-se em um profundo vale, na Cordilheira dos Andes, cercado por montes e montanhas. Em dias mais amenos, a temperatura máxima chega a 14° C e a mínima de -2° C. Represente a variação de temperatura na reta a seguir.







Escola: E.E Professor Orlando Geribola

 

Plano de Recuperação


Professora: Andréa                                               Turma: 9° A, B e C

Data: 14/9 a 16/10                                                         3° Bimestre

Disciplina: Ciências                                   Ano: 2020


Escola: E.E Professor Orlando Geríbola

Nome:________________________________________nº___Série:____


Professora: Andréa                                                    Disciplina: Ciências

Atividade de Recuperação

Confira os dados sobre o uso da “Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC” no Brasil em 2018, ou seja, as questões relativas ao acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal.

Internet chega a oito em cada dez domicílios do País

Em 2018, a Internet era utilizada em 79,1% dos domicílios brasileiros. Um crescimento considerável, se comparado ao ano de 2017 (74,9%). A maior parte desses domicílios fica concentrada nas áreas urbanas das Grandes Regiões do país, conforme mostra o gráfico abaixo:




 

 

Responda as questões abaixo:

O infográfico abaixo mostra as diferenças encontradas entre as Regiões e também por idade e local do domicílio (área rural ou urbana):

 

 



 

1-      Observe o gráfico a cima que mostra as diferenças encontradas entre as regiões. Em 2018 em qual região teve maior índice de pessoas que utilizaram a internet (%) . Assinale a alternativa correta.

a-      Nordeste                                 c- Sul                                               e- Norte

b-      Sudeste                                   d- Centro- Oeste

 

 

a-    Situação do domicilio em 2017 e 2018. Em que área ocorreu a maior porcentagem nesses dois anos. Foi na área rural ou urbana (represente a conta)

             Urbana                                                              Rural

                          Urbana                                                          Rural

 

 

 

b-    Nesses dois anos no qual o gráfico mostra as idades das pessoas que utilizam a internet. Qual a idade que representa o menor índice na utilização da internet em 2017.

 

 

 


c-    Em 2018, qual foi a idade que teve maior índice na utilização da internet.


2- O quadro abaixo demonstra que a porcentagem de domicílios que acessam a Internet por meio de celular e de televisão aumentou, enquanto a porcentagem de domicílios em que o acesso à Internet é por meio de microcomputador ou tablet.





Qual foi o equipamento que mais teve acesso a internet por domicilio em 2017 e 2018.


Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Andréa - - - Ciências - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Vamos participar!  


Recuperação e Aprofundamento

Mês: Outubro/2020

 

 

Ano/Série

9°ano/EF. : A, B e C

 

 

Professores:

Andréa

 

 

Disciplina:

Ciências

 

 

Habilidades Essenciais:

(EF09Cl19) Discutir as relações entre as necessidades sociais e a evolução das tecnologias para a saúde compreendendo, com base em indicadores, que o acesso à saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população.

 

 

Objetos do Conhecimento:

Radiações e suas aplicações na saúde.

 

 

Habilidade(s) Suporte:

(EF07Cl10A) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para erradicação de doenças.

 

 

Situação de Aprendizagem (SA):

 

 

As condições de saúde da sua comunidade.

Está atividade prevê uma investigação sobre alguns indicadores de saúde e sobre ações voltadas à promoção da saúde da população.

·         Pesquise em sites e plataformas sobre indicadores da saúde

·         Busque quadros, gráficos, tabelas e/ ou textos que apresentem os seguintes indicadores de saúde da sua região.

      

 1- Quantos locais de atendimento à saúde (UBS), existe no seu município? 

 

2- Quais as doenças mais comuns no município de Osasco?

 

3- Quais são as possíveis causas dessas doenças?

 

 

4- Você considera que as pessoas da sua região tem boa saúde? Por que?

 

5- Pesquise em livros didáticos, internet ou em outras fontes de informações sobre o SARAMPO, se baseando nas seguintes questões:

a-      Quando o sarampo foi descoberto?

b-      Qual a origem da vacina contra o sarampo?

c-       Como o desenvolvimento da tecnologia vem impactando na evolução da prevenção contra o sarampo ao longo dos anos. Você deverá enviar imagens de mapas ou gráficos que apresente indicadores de saúde da região de Osasco. Exemplos: números de casos de COVID-19 no Município de Osasco/ Quantas pessoas foram vacinadas contra o sarampo no Município ou Estado.

 


Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Andréa - - - Química - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Recuperação e Aprofundamento

Mês: Outubro/2020

 

 

Ano/Série

2°ano Ensino Médio: A e B

 

 

Professores:

Andréa

 

 

Disciplina:

Química

 

 

Habilidades Essenciais:

Reconhecer que há energia envolvida na quebra e formação de ligações químicas.

 

 

Objetos do Conhecimento:

Transformações químicas como resultantes de quebra e formação de ligações.

 

 

Habilidade(s) Suporte:

Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas.

 

 

Situação de Aprendizagem (SA):

 

 

1- Cite as evidencias que podem ser observadas nas reações a seguir. E liste se ocorreu uma transformação química ou física.

a-      Derretimento de um iceberg.

b-      Combustão da madeira.

c-       Explosão de fogos de artificio.

d-      Sublimação da naftalina.

      

 2- Classifique se é uma transformação instantânea ou/ não instantânea.

a-      O amadurecimento de uma fruta

b-      A explosão dos fogos de artifícios

c-       O prego enferrujado

 

3- (Transformação revertibilidade) observe se ocorre uma transformação revertível ou irrevertivel

a-      Combustão da madeira

b-      Derretimento de um cubo de gelo

 

4- Observe cada situação e classifique se ocorreu uma reação endotérmica (absorve calor) ou reação exotérmica (libera calor).

a-      Queima de uma vela

b-      Milho de pipoca

c-       Evaporação da água

d-      Formação de neve

 

5- Faça o seguinte experimento e anote as reações encontradas em cada situação.

1.       Primeiro experimento: mistura de bicarbonato de sódio e o vinagre. Observe e anote o que aconteceu.

2.       Segundo experimento: amasse uma folha de papel de caderno e coloque fogo. Anote a reação.


Fator TempoDefinição: Transformação instantânea: É possível observar os primeiros sinais (evidências) imediatamente após interação.

Transformação não instantânea: os sinais (evidências) da transformação levam certo tempo.

Fator revertibilidade.

Definição: Transformação revertível: É possível facilmente rever a transformação.

Transformação irrevertível: Não é possível reverter a transformação.


Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Andréa - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário