sábado, 3 de agosto de 2019

Planejando atividades de Recuperação para os alunos do Ensino Médio


1.  As diagonais de um polígono unem um vértice aos demais. Façam um esboço de um quadrilátero, de um pentágono, de um hexágono e de um heptágono. Trace apenas as diagonais que partem de um determinado vértice na sequência construída.
Construa uma tabela que relacione o número de lados (n) e o número de triângulos (t) de cada figura. Dê uma lei para essa função.
Monte uma tabela relacionando o número de lados (n) com o número de diagonais (d), no caso das figuras (polígonos) solicitadas nesta atividade. Estabeleça uma lei para essa função.
Determine uma lei para t em relação a d.

2.      A quantia que uma pessoa desembolsa para abastecer seu carro depende de quantos litros de combustível são colocados. Isso quer dizer que o gasto é uma função do número de litros colocados. Copie e complete a tabela, substituindo os asteriscos.
Quantidade de combustível em litros (q)
1
4
8
10
*
21
Valor gasto em reais (r)
3,98
15,92
*
*
59,70
*

Qual é o valor de q quando r vale 199,00?
Qual é o valor de r quando q é 34 litros?

3.      Um estacionamento cobra R$ 8,00 pela primeira hora e R$ 5,00 a mais para cada hora seguinte que um carro permanece lá.
Copie a tabela que representa esse fato e complete-a, substituindo os asteriscos.
Tempo em horas (t)
1
2
3
*
7
Valor em reais (p)
8
13
*
33,00
*

Determine a lei que expressa o fato de o preço ser uma função do número de horas que um carro fica nesse estacionamento.
Pedro deixou seu carro durante todo o período em que o estacionamento fica aberto, ou seja, das 08:00 às 18:00h. Quanto ele pagou se recebeu um desconto de 10%?

4.      O volume de um cubo de gelo é uma função do comprimento de seu lado. Uma tabela para essa função é mostrada a seguir.

Medida do lado em centímetros (l)
2
4
6
8
10
Volume em centímetros cúbicos (v)
8
64
216
512
1.000

Encontre uma lei para a função.
Se a medida do lado do cubo de gelo for 5 cm, qual será o seu volume?

5.      O número de palavras do vocabulário de uma criança, dos 20 aos 50 meses, é uma função de sua idade. Uma lei que descreve esse fato é: n = 60.a – 900.
Quantas palavras uma criança de 22 meses possui em seu vocabulário?
Quantos meses deve ter uma criança que conhece 1.380 palavras?

6.      O TAMANHO DO SAPATO DE UMA PESSOA É UMA FUNÇÃO DO COMPRIMENTO DO SEU PÉ. UMA REVISTA AMERICANA APRESENTOU AS SEGUINTES LEIS PARA ESSA FUNÇÃO: Y = 3.X – 25, PARA HOMENS, E Y = 3.X – 22, PARA MULHERES, SENDO QUE X  REPRESENTA O COMPRIMENTO DO PÉ DE UMA PESSOA, EM POLEGADAS, E Y, A NUMERAÇÃO DO SAPATO CORRESPONDENTE.   

COPIE E COMPLETE AS TABELAS UTILIZANDO AS LEIS DADAS.

X
9
10
11
13
Y
11
20


PARA HOMENS

X
9
10
12
13
Y
11
20


  PARA MULHERES

SE UM HOMEM E UMA MULHER POSSUEM PÉ DO MESMO COMPRIMENTO, QUAL DELES CALÇA O SAPATO DE MAIOR NÚMERO?
 SE UM HOMEM E UMA MULHER CALÇAM O MESMO NÚMERO DE SAPATO, QUAL DELES TEM O PÉ MAIOR? 

Professor Lúcio Mauro Carnaúba


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