sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Meus agradecimentos por poder mostrar meu trabalho na Escola do Município onde ...

... faço meu estágio do Curso de Pedagogia. Nestas duas últimas semanas dei algumas contribuições Matemáticas e contei com o apoio da Equipe Gestora e dos Professores, foi muito interessante poder trocar experiências e demonstrar na prática a importância deste instrumento de cálculo mecânico. 

Soroban/Sorobã/Ábaco Japonês  

Conversa inicial

Nestes três ábacos na imagem logo abaixo é possível observar a representação de alguns números.

O Professor Lúcio explicou que trata-se de um Soroban adaptado para cegos. 

Os alunos foram inicialmente convidados a deixar o instrumento "zerado" (sem nenhum representação) e em seguida foi explicado o significado das bolinhas (contas) abaixo do eixo horizontal e em número de 4 em cada haste, valor 1 para cada uma delas.

E o significado da bolinha (conta) acima do eixo horizontal, 1 bolinha (conta) por haste, valor 5.

O Professor Lúcio explicou as classes e ordens. Iniciamos com a representação de alguns números.  

De baixo para cima temos a representação do número 1, movimento de 1 bolinha (conta) de baixo para cima. Primeiro Ábaco; 

Em seguida temos a representação do número 5, movimento de 1 bolinha (conta) de cima para baixo. Segundo Ábaco; 

Na última representação temos o número 7, movimento de 1 bolinha (conta) de cima para baixo e de 2 bolinhas (contas) de baixo para cima. Terceiro Ábaco.






Número 1 representado no Ábaco acima.



Número 16 representado no Ábaco acima. 


A cada etapa de aprendizagem de nosso Sistema de Numeração Posicional sempre era dado ênfase ao procedimento e a importância do uso das nomenclaturas corretas. Repetindo sempre mais que uma vez quando necessário para que todos os alunos participassem de forma ativa da aula. 

Continua ....



Representação do número 100.



Representação do número 105.

Simple Soroban



Aplicativo para baixar no Celular


Na sequência foi proposto aos alunos um desafio onde deveriam pensar em escrever trinta e seis números em uma tabela seis por seis. Nesta conversa inicial é interessante as questões que podemos levantar para trocar conhecimentos, entre elas: 

Trata-se de uma tabela de que formato geométrico?

Quais as principais características desta forma geométrica?

Como é chamado o segmento de reta que podemos traçar?

Quantos destes segmentos podemos traçar?

Observação: sempre teremos algumas respostas interessantes para nossos registros.  




Possibilidade de comanda a ser explicada pelo Professor.



A proposta inicial é que os alunos façam a adição dos números que estão nas diagonais e mostrem apenas para o Professor o resultado. Eles devem fazer essa adição da maneira que se sentirem mais confortável. 

1 + 8 + 15 + 22 + 29+ 36 = 

6 + 11 + 16 + 21 + 26 + 31 = 


A maioria dos alunos irá fazer uso do algoritmo convencional e alguns irão optar por formas menos convencionais.

Esse será um bom pretexto para explicar a adição de parcelas no Ábaco. 

Vamos começar!
(depois pensaremos no resultado encontrado)


Adições: 

a) 1 + 2 + 3 = 



1 unidade.
+



Mais 2 unidades. 
São 3 unidades. 
+





Ao descer 5 unidades (conta) devemos devolver 2 unidades. 
Logo temos como resultado da soma, 6 unidades. 


b) 2 + 4 + 5 = 





c) 1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 






d) 1 + 4 + 7 + 8 =







O Professor irá solicitar que os alunos façam o procedimento com ele, acompanhando cada um no Ábaco individual que está sobre a sua mesa, de maneira tranquila e lenta. Neste caso específico devemos adicionar as parcelas na ordem exata que aparecem porque didaticamente terá o resultado esperado.  


Continuação ...



Qual é a sua idade?
(máximo de 63 anos)

Minha idade é: 
???

Observe as seguintes cartelas: 
Primeira, segunda, quinta e sexta. 

Agora adicione os seguintes números: 
1 + 2 + 16 + 32 =  

Professor Lúcio Mauro Carnaúba

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