DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA – 06 DE MAIO
ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA?
VOCÊ GOSTA DE MATEMÁTICA?
PROFISSÃO: MATEMÁTICO
A MATEMÁTICA É PARA SEMPRE!
BELEZA MATEMÁTICA
O Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 6 de maio em homenagem ao dia de nascimento de Malba Tahan.
A intenção é: Divulgar a Matemática como área de conhecimento; Sua história; Suas aplicações no mundo; Sua ligação com outras áreas de conhecimento; e Derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos.
Foi instituído pelo projeto de Lei n. 3.482/2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira.
O Prof. Júlio César de Melo e Souza que usou o heterônimo: Malba Tahan,
Nasceu em 06 de maio de 1895 no Rio de Janeiro – RJ
Morreu em 18 de junho de 1974 em Recife – PE, aos 79 anos.
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DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA – 06 DE MAIO
“A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo.” (Galileu Galilei)
A Matemática dentro de um contexto significativo favorece o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida:
- Ler, Registrar e Interpretar informações e/ou dados em: textos, imagens, tabelas, gráficos, quadros etc.
- Realizar Procedimentos, Estabelecer Relações, Tomar Decisões.
- Analisar fatos, argumentar, estabelecer estratégias, aplicar relações já conhecidas em situações novas para Resolver Problemas.
Contribuirá para desenvolver no aluno o senso crítico, autonomia; tornando-o um cidadão preparado para prosseguir estudos em nível superior; preparado para o mundo do trabalho, cultura, ciência e tecnologia; preparado para enfrentar os problemas da vida.
“A Matemática, sua história e sua cultura são um exemplo candente de equilíbrio entre a conservação e a transformação, no que tange aos objetos do conhecimento. Uma máquina a vapor ou um computador IBM 360 certamente têm, hoje, interesse apenas histórico, podendo ser associados a peças de museu. O teorema de Pitágoras, o binômio de Newton e a relação de Euler, no entanto, assim como os valores humanos presentes em uma peça de Shakespeare, permanecem absolutamente atuais.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.34)
“A Matemática tem um conteúdo próprio, como todas as outras disciplinas, o que a faz transcender os limites de uma linguagem formal. E as linguagens são muito importantes para quem tem conteúdo, ou seja, para quem tem algo a expressar.” ... “Coerentemente com os princípios gerais apresentados na caracterização da Matemática como área do conhecimento, os conteúdos da disciplina Matemática são considerados um meio para o desenvolvimento de competências tais como as que foram anteriormente relacionadas: capacidade de expressão pessoal, de compreensão de fenômenos, de argumentação consistente, de tomada de decisões conscientes e refletidas, de problematização e enraizamento dos conteúdos estudados em diferentes contextos e de imaginação de situações novas.” ... “Reiteramos aqui o fato de que, neste Currículo, o foco principal, que orienta as ações educacionais, em todas as disciplinas, é a transformação de informação em conhecimento.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.35)
“O Tratamento da Informação, tendo em vista a transformação da informação em conhecimento, é a meta comum de todas as disciplinas escolares e, em cada disciplina, de todos os conteúdos a serem ensinados. Um currículo tem a função de mapear os temas/conteúdos considerados relevantes, tendo em vista o tratamento da informação e a construção do conhecimento. As disciplinas têm um programa que estabelece os temas a serem estudados e que constituirão os meios para o desenvolvimento das competências pessoais. Em cada conteúdo devem ser identificadas as ideias fundamentais a serem exploradas. Tais ideias constituem a razão do estudo das diversas disciplinas: é possível estudar muitos conteúdos sem uma atenção adequada às ideias fundamentais envolvidas, como também o é amplificar tais ideias, tendo por base a exploração de alguns poucos conteúdos.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.36)
“Em todos os assuntos, o professor precisa ser um bom contador de histórias. Preparar uma aula será sempre arquitetar uma narrativa, tendo em vista a construção do significado das noções apresentadas. Para contar uma boa história, é necessário, no entanto, ganhar a atenção dos alunos, é preciso criar centros de interesse. É fundamental cultivar o bem mais valioso de que dispõe um professor na sala de aula: o interesse dos alunos.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.45)
“Como professores temos de acreditar na mudança, temos de saber que é possível, do contrário não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação. Cada vez que você “ensina” alguma coisa a alguém, isto é ingerido, alguma coisa lhe acontece e surge um novo ser humano. Não consigo entender como é que as pessoas não estão simplesmente loucas para aprender, porque é a maior aventura do mundo, já que é o processo de transformação! Cada vez que aprendemos alguma coisa nova, nós nos tornamos uma coisa nova.” (Leo Buscaglia)
ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA?
Série completa com 5 Reportagens da EPTV – 02 a 06/05/2016
“Homenagem ao Dia Nacional da Matemática – 06 de maio”
ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA?
Jornal da EPTV – G1 São Carlos – 02/05/2016
Série de reportagens mostra onde está a matemática no nosso cotidiano
ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA?
Jornal da EPTV – G1 São Carlos – 03/05/2016
'Onde Está a Matemática?': 2ª reportagem mostra a matemática no mundo mágico
ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA?
Jornal da EPTV – G1 São Carlos – 04/05/2016
'Onde Está a Matemática': Série mostra como ela contribui com a física e outras ciências
ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA?
Jornal da EPTV – G1 São Carlos – 05/05/2016
'Onde Está a Matemática': mercado de trabalho está de olho nos matemáticos
ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA?
Jornal da EPTV – G1 São Carlos – 06/05/2016
'Onde Está a Matemática': fórmulas matemáticas saíram da observação da natureza
VOCÊ GOSTA DE MATEMÁTICA?
E10 - Isto é matemáti...quê?
Isto é Matemática T03E10 Matemati...Quê?
Neste episódio o matemático Rogério Martins tenta encontrar a resposta para o problema da má fama da matemática. Para tal, o professor faz um vox pop no trânsito enquanto distribui um jornal gratuito. E Isto é Matemática.
“Isto é Matemática”, promovido pela SPM – Sociedade Portuguesa de Matemática, com produção e realização da SIGMA 3 e com apresentação de Rogério Martins, Matemático e Professor Universitário. Isto é Matemática: http://www.spm.pt/ istoematematica/
PROFISSÃO: MATEMÁTICO
O que faz um Matemático?
A resposta é dada por vários profissionais formados em Matemática.
E12 - Profissão: Matemático (parte I)
Neste episódio o matemático Rogério Martins pergunta: O que faz um Matemático? A resposta é dada por vários profissionais formados em Matemática. Que carreiras fizeram? Que emprego terão eles hoje? Vamos saber em... Isto é Matemática
E13 - Profissão: Matemático (parte II)
Neste episódio o matemático Rogério Martins continua a perguntar: o que faz um matemático? E a resposta é dada por vários profissionais licenciados em matemática, enquanto Rogério visita um mundo de profissões.
A MATEMÁTICA É PARA SEMPRE!
Eduardo Sáenz de Cabezón
With humor and charm, mathematician Eduardo Sáenz de Cabezón answers a question that’s wracked the brains of bored students the world over: What is math for?
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Com humor e charme, o matemático Eduardo Sáenz de Cabezón responde a uma pergunta que tem assolado os cérebros de alunos entediados em todo o mundo: Para que serve a matemática? Ele mostra a beleza da matemática como a espinha dorsal da ciência - e mostra que os teoremas, não os diamantes, são para sempre. Em espanhol, com legendas em inglês.
“Um matemático que não é também um pouco poeta nunca será um matemático completo.” (Karl Weierstrass)
Minha poesia sobre a beleza matemática de uma linda mulher...
BELEZA MATEMÁTICA
(Prof. Vanderley AC – 23/01/2012)
Vejo em você a beleza da matemática,
A beleza matemática da natureza,
Da simplicidade de um ser humano.
Infinita beleza, perfeita simetria.
Ser humano especial, de beleza incomparável.
Gigantesca humildade, simplicidade, ternura,
Carisma, simpatia, delicadeza.
Olhar tímido e sedutor,
Sorriso de menina,
Encantadora mulher.
Probabilidade quase nula,
Encontrar a mulher mais bela.
Sonho que surgiu do vazio, do nada,
Que me faz um adolescente pensando na amada.
Duas retas paralelas.
Assim como elas estarei sempre ao seu lado.
Te acompanhando eternamente,
Rumo ao infinito.
Tenho por você
Imenso respeito,
Carinho, admiração,
Que jamais senti por nenhuma outra mulher.
Te esquecer...
Ao lado de n mulheres, tentei.
Foi em vão.
Não consegui.
Impossível resolver esta equação.
Meu sonho...
Ter você ao meu lado,
Como amiga, mulher,
Amante, companheira.
Te fazer feliz,
Assim como me sinto feliz
Quando você está ao meu lado.
Como duas retas concorrentes,
Um dia, com certeza,
Num ponto em comum de nossas vidas,
Iremos nos encontrar.
Mulher da minha vida.
Te desejo,
Te espero.
Impossível encontrar número infinitamente grande
Que consiga expressar a sua beleza.
Linda mulher!
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