Primeira parte:
Penso que o primeiro passo é observar os resultados da Unidade Escolar na Plataforma Foco Aprendizagem.
Vocês podem ir pelo Google digitando Plataforma Foco Aprendizagem:
https://focoaprendizagem.educacao.sp.gov.br/ e em seguida clicando para acessar a Secretaria Escolar Digital (SED). Digite Nome de usuário (rg..........sp) e sua respectiva senha.
Selecione um perfil e acesse o ambiente da SED e em seguida clique sobre o ícone Foco Aprendizagem.
Do lado esquerdo da tela clique em Resultados Educacionais e em seguida em IDESP.
https://drive.google.com/file/d/10ob58NWSjFz6r2FaSLfwYLUhHiO1fu9H/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1baS7NPkDcyBzsxHNVuumMjLJUnQ96RcH/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1VfNISLL00eERhbjA8lomNtp8smgkLJgO/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/10ob58NWSjFz6r2FaSLfwYLUhHiO1fu9H/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1baS7NPkDcyBzsxHNVuumMjLJUnQ96RcH/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1VfNISLL00eERhbjA8lomNtp8smgkLJgO/view?usp=sharing
Você está diante dos resultados da Diretoria de Ensino, anos finais e ensino médio.
Observe na ordem o Desempenho, o Fluxo e o IDESP. O produto do Desempenho x Fluxo tem como resultado o índice IDESP.
O fluxo é extremamente importante para que a equipe gestora, professores e funcionários pensem em ações para minimizar as faltas de nossos alunos. É interessante e imprescindível buscar respaldo junto ao Conselho Tutelar e consultar a legislação vigente sobre esse direito que assiste ao aluno.
Clique em Analisar Ciclo e observe o gráfico de linha com os resultados da Diretoria desde 2012.
Desça na barra de rolagem e procure as informações referentes a sua escola e se possível o das escolas das adjacências.
Clique na caixinha referente a sua escola e veja a atualização logo acima do gráfico, clicando em Atualizar o Gráfico.
Os dados podem ser observados e anotados, assim como é possível recortar printando a tela ou recortando com a tesoura o que interessa.
Na sequência é importante consultar o Itinerário de Aprendizagem clicando do lado esquerdo da tela em Mapa de Habilidades.
Logo em seguida acesse o Mapa das turmas 2017 e selecione a opção escola. Após clicar duas vezes no nome da escola, selecione a disciplina que deseja analisar (Língua Portuguesa ou Matemática) referente aos sétimos anos, nonos anos e terceira série do ensino médio.
Observe principalmente as habilidades prioritárias na Etapa 1 e Grau de Domínio Baixo.
É importante pensar num Plano de Ação, uma sugestão é contemplar habilidades que aparecem nos nonos anos e propor um trabalho de todas disciplinas do currículo, por exemplo com a habilidade H01.
Para isso devemos consultar a Matriz de Avaliação Processual
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6WEYtbE1XTjM3V3c/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6N2lPbi02WjZCS0U/view?usp=sharing (essa planilha precisa ser atualizada com dados de 2017)
Na sequência é importante consultar o Itinerário de Aprendizagem clicando do lado esquerdo da tela em Mapa de Habilidades.
Logo em seguida acesse o Mapa das turmas 2017 e selecione a opção escola. Após clicar duas vezes no nome da escola, selecione a disciplina que deseja analisar (Língua Portuguesa ou Matemática) referente aos sétimos anos, nonos anos e terceira série do ensino médio.
Observe principalmente as habilidades prioritárias na Etapa 1 e Grau de Domínio Baixo.
É importante pensar num Plano de Ação, uma sugestão é contemplar habilidades que aparecem nos nonos anos e propor um trabalho de todas disciplinas do currículo, por exemplo com a habilidade H01.
Para isso devemos consultar a Matriz de Avaliação Processual
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6WEYtbE1XTjM3V3c/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6N2lPbi02WjZCS0U/view?usp=sharing (essa planilha precisa ser atualizada com dados de 2017)
Nenhum comentário:
Postar um comentário