Jovens compartilham suas expectativas para o Ensino Superior e contam como o ambiente escolar os ajudou na escolha da carreira
Todos os anos, milhares de jovens realizam o Enem e vestibulares na expectativa de ingressar nas melhores universidades do país. Em 2018, estudantes da rede estadual que alcançaram esse objetivo já se preparam para o início das aulas que se aproxima. Os jovens falam sobre a expectativa de começar o curso universitário e destacam o papel crucial da escola na escolha da carreira e preparação para essa nova etapa.
É o caso da jovem Lúcia Puglia, de 18 anos, aprovada no curso de Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP). A ex-aluna da Escola Estadual Alexandre de Gusmão, no bairro do Ipiranga, na capital paulista, ficou em 1º lugar entre as vagas para cotistas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
“Durante o Ensino Médio tive a oportunidade de participar do Grêmio Estudantil assim como dos movimentos feministas da minha escola. Essas experiências me despertaram o interesse por questões sociais e políticas. Acredito que, como diplomata, poderei ter uma atuação mais efetiva nessas áreas”, conta a jovem. Ela também destaca as aulas de inglês, espanhol, alemão e francês que teve no Centro de Estudos de Línguas (CEL) como uma importante preparação para a carreira que deseja seguir.
Victor Lucas Feitosa Teles de Menezes, que conquistou uma vaga no curso de Educação Física também na USP é ex-aluno da Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, na zona norte da capital. Foi o excelente trabalho e paixão de docentes da própria unidade escolar que o inspiraram a desejar ser um educador físico.
“Além das práticas, tínhamos aulas teóricas que me atraíram demais desde o início. Os professores apresentavam tudo de um jeito tão interessante que eu me apaixonei cada dia mais. Hoje, quero me tornar um educador físico para auxiliar as pessoas em treinamentos especializados, condicionamento, entre outras coisas”, diz o garoto.
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