No Interior da Escola
Este é um espaço para divulgação de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e reproduzidas por quem vive na capital e fora dela.
Diana Simões Ferreira é professora de Matemática, da EE Profa. Jocimara Vieira da Silva. Atua na rede pública estadual de ensino há 5 anos.
Projeto: Oficinas de Matemática
Objetivos
O projeto Oficinas de Matemática surgiu com a intenção de redefinir conceitos, melhorar a aprendizagem na disciplina de Matemática e encontrar aplicações para diversas teorias abordadas ao longo do Ensino Fundamental e Médio, por meio do desenvolvimento de ações de extensão coerentes com a realidade educacional, trabalho colaborativo entre estudantes e professores, e mobilização de estudos, pesquisas e propostas para a contribuição de novas práticas do ensinar e aprender Matemática.
Justificativa
Um ensino centrado em postulados, axiomas e verdades absolutas fez com que muitos alunos criassem barreiras, pré-conceitos e não gostassem de aprender Matemática. A Educação Matemática vem tentando vencer barreiras e luta contra esse bloqueio que, visivelmente, vem passando entre as gerações. Afinal, muitos alegam que o sucesso ou as decepções com a Matemática estão vinculados aos costumes e às relações estabelecidas no interior das famílias. Essa luta contra as barreiras do conhecimento já se iniciou, mas ainda existe um grande caminho a ser percorrido, e que a cada dia precisamos influenciar a essência dessas famílias, ou seja, trabalhar com os estudantes que fazem parte da comunidade escolar para que exerçam sua cidadania em prol da diversidade do conhecimento e da pluralidade dos que ostentam.
Período de realização
Desde 2016, as atividades são desenvolvidas ao longo do ano, com um dia para exposição e apresentação dos trabalhos realizados, para alunos de outras salas.
Alunos envolvidos
Alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio.
Disciplina trabalhada
Matemática
Resultados
Foram desenvolvidas atividades que contemplaram os três eixos temáticos da Matemática no Ensino Médio: álgebra, análise de dados, e geometria e medidas. O desenvolvimento das mesmas teve como foco envolver os alunos, instigar a participação, a criação, e auxiliar na aprendizagem de Matemática em sala de aula. A realização de todas as atividades exigiu “mãos na massa”, o que entendemos como uma condição para aprendizagem ativa e significativa: fazer para saber, fazer para saber fazer e fazer pensando no que se faz e fez. Por meio das Oficinas, os alunos – inclusive de outras séries que visitaram a exposição e as apresentações – tiveram melhores resultados nas AAP – Avaliações de Aprendizagem em Processo e também no rendimento em outras disciplinas.
Envie o seu projeto para:
escola.atendimento@educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário