quinta-feira, 5 de maio de 2016

Práticas Avaliativas em Matemática - Recorte

file:///C:/Users/lucio.carnauba/Downloads/91-333-2-PB.pdf

"Se o aluno não reproduz o conhecimento conforme fora ensinado, certamente está configurando que não aprendeu. E aqui transparece uma dimensão essencial no processo educativo - a não-valorização da subjetividade do que fora ensinado e como fora aprendido por parte do discente. Em outras palavras, percebe-se uma avaliação como algo estanque aos processos de ensino e de aprendizagem, configurando-se, como um aspecto desfavorável à avaliação conforme é apresentada e discutida na atualidade, em especial, ao se tratar da Avaliação Formativa (Fernandes, 2009, 2005; Borralho & Delgadinho, 2014)".

"O educador precisa apresentar, em sua prática, alguns domínios que caracterizam sua formação, no âmbito conceitual, epistemológico, histórico e curricular do conteúdo de trabalho explicitando, desse modo, formas possíveis para ensiná-lo, assumindo que o olhar central nos processos educacionais precisam estar voltados para o caráter formativo do sujeito, e para isso, o ato de avaliar precisa estar bem compreendido, ainda que entendamos que o modelo de avaliação de cada docente está associado às diferentes concepções de avaliação".

"Almejamos que o exercício que realizamos, buscando sentidos formativos na relação com a avaliação em matemática, compreendendo-a também como “um campo teórico-prático que produz sentido e valor sobre seus sujeitos e objetivos” (Silva, 2010, p. 38), possa produzir novos sentidos, outras reflexões sobre como nós, sujeitos, sentimos, compreendemos e reproduzimos em nossas práticas formativas e nos sujeitos que estamos a formar, as reflexões, próprias de nossas experiências, ao pluralizar as ideias que trazemos no bojo de cada singularidade, e com isso, enredar o aspecto da responsabilidade do processo de avaliar como consolidando que “mais importante do que constatar resultados é tomar decisões a respeito do que deverá ser feito a seguir” (Luckesi, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário