quinta-feira, 5 de maio de 2016

Práticas Avaliativas em Matemática - Recorte

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/496-4.pdf

"As relações entre teoria e prática sobre o tema avaliação refletem contradições. De um lado prima-se pela avaliação qualitativa do aluno levando em conta sua subjetividade e os diversos fatores que intervêm em sala de aula. De outro, não se rompe com o modelo quantitativo de avaliar e julgar, que culminam nos processos de verificação e classificação, expressos por notas ou conceitos. Mas, que lugar deve ter a avaliação diagnóstica no ensino? Como procedê-la"?

"A questão que buscamos visa identificar elementos de contribuição que a avaliação diagnóstica dos erros e estratégias dos alunos pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem da matemática. Quando nossas preocupações voltam-se para o ensino-aprendizagem, entram em “cena” de um lado o professor que ensina e de outro, o aluno que aprende, portanto, a perspectiva unilateral de dizer que o aluno “vai mal” porque tem dificuldades em aprender, precisa ser ampliada abrindo espaço para reflexões numa perspectiva dialética de compreensão das situações cotidianas de sala de aula".

"Na sala de aula podemos considerar pelo menos dois caminhos quando o aluno erra nas atividades matemáticas: ignorar a situação considerando que o problema não é do ensino e sim dos alunos, cabendo a eles a tarefa de estudar mais ou prestar mais atenção nas aulas, ou, encarar a situação como um desafio ao ensino e à aprendizagem e buscar formas de superação. É por este segundo caminho que seguiremos nesse estudo."




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