"A avaliação é uma prática muito difundida no sistema escolar em qualquer nível
de ensino e em qualquer de suas modalidades ou especialidades. Conceituá-la
como “prática” significa que estamos frente a uma atividade que se desenvolve
seguindo certos usos, que cumpre múltiplas funções, que se apóia numa série de
ideias e formas de realizá-la e que é a resposta a determinados condicionamentos
do ensino institucionalizado". (SACRISTÁN; PÉREZ GÓMEZ, 2007, p.295).
"À medida que a prática avaliativa se apoia em ideias e formas de realizá-las implica
escolhas: avaliação processual, investigativa, formativa, avaliação de atitudes e
comportamentos, testes, exames, entre outros. Temos a partir de então, algumas
interrogações, quais sejam: “professores avaliam segundo suas concepções?” ou ainda, “a
prática avaliativa de professores influenciam suas concepções sobre avaliação?”.
"A princípio, temos como hipótese que as concepções de professores acerca da avaliação
influenciam em suas práticas pedagógicas, no entanto, uma prática pedagógica contrária às
concepções de avaliação de um professor, de tanto ser realizada, por imposições do
sistema, pode cristalizar-se e passar a ser uma concepção acerca da avaliação".
"Há ainda, uma terceira hipótese: professores de Matemática podem não aceitar práticas
avaliativas impostas que sejam contrárias as suas concepções de avaliação e se
posicionarem contra as imposições do sistema".
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