11 e 18/05 (4as feira) 14h - 17h | É, de fato, impossível duplicar um cubo? Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Um dos problemas mais intrigantes da antiguidade é, sem dúvidas, o problema da duplicação do cubo: "dado um cubo, obter um segundo cubo cujo volume seja o dobro do volume do primeiro". Nesta oficina, discutiremos o significado das construções geométricas com uso de régua e compasso e mostraremos que com esses instrumentos o problema é insolúvel. No entanto, exploraremos construções aproximadas, construções que se valem do chamado método de neusis e, ainda, discutiremos uma recente tentativa - frustrada - de solução.
Duração: 6 horasPúblico alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
12 e 19/05 e 02/06 (5as feiras) 14h - 17h | Translações, rotações e reflexões no Ensino Fundamental Profa. Cláudia Cueva Cândido (IME - USP) Profa. Débora Costa Cona (mestranda do IME- USP e professora da rede estadual de ensino)
Resumo: Nesta oficina será apresentada uma sequência didática para o ensino de isometrias, transformações geométricas que preservam forma e tamanho de figuras planas. A abordagem na Educação Básica é recomendada nos PCN's, não somente por permitir o desenvolvimento de habilidades de percepção espacial, mas, principalmente, como recurso para favorecer a compreensão do conceito de congruência entre figuras planas. Os participantes da oficina serão convidados a discutir sobre os objetivos de aprendizagem da sequência didática e sobre a adequação das atividades propostas aos estudantes do Ensino Fundamental, no sentido atingir os objetivos apontados.
Duração: 9 horasPúblico alvo: Número de vagas: 40 Taxa: atividade gratuita |
14 e 21/05 (sábados) 09h - 12h | Exploração da função polinomial do 2o grau com o auxílio do software GeoGebra Profa. Vera Helena Giusti de Souza (Universidade Anhanguera de São Paulo) Prof. William Vieira (Instituto Federal de São Paulo - IFSP) Prof. Roberto Seidi Imafuku (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)
Resumo: Segundo o pesquisador e matemático sul-africano Michael De Villiers (2002), "... as demonstrações são uma parte indispensável do conhecimento matemático ... e seu valor está muito além da mera verificação de resultados", e ferramentas como o GeoGebra permitem que, por meio da dinamicidade e da visualização, se façam conjecturas sobre propriedades que precisam posteriormente ser demonstradas. Para esta oficina, propõe-se a exploração, com o auxílio das ferramentas do software GeoGebra, do papel que os parâmetros, presentes nas equações algébricas das formas canônica e desenvolvida da função do 2o grau, desempenham nos gráficos da função. Com o auxílio do software, é possível visualizar, explorar e elaborar conjecturas que, posteriormente, num ambiente papel e lápis, podem ser demonstradas algebricamente.
Duração: 6 horasPúblico alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 20 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
16 e 23/05 (2as feiras) 14h - 17h | Fórmula de Herão Prof. Carlos N C Oliveira (Colégio Bandeirantes)
Resumo: Esta oficina tem por objetivo mostrar como uma sucessão de teoremas elementares e demonstrações quase imediatas (que serão propostas aos participantes), podem levar, de modos ora intrincado e ora inesperados, a um resultado útil e belo: a fórmula de Herão. Esta será deduzida de quatro formas diferentes. Além disso será apresentado um corolário e a demonstração da equivalência entre o teorema de Pitágoras e a fórmula de Herão.
Duração: 6 horasPúblico alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
30/05 e 06/06 (2as feiras) 14h - 17h | Matemática: a regente das escalas musicais Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Matemática e música estão mais intimamente relacionadas do que geralmente se pensa. Uma das estruturas que conecta música à Matemática é a escala musical. Nesta oficina pretendemos estudar a Escala Pitagórica e sua relação com razões e proporções, e também a escola temperada de Bach e sua relação com logaritmos.
Duração: 6 horasPúblico alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 Fonte: https://www.ime.usp.br/caem/ |
Páginas
- Página inicial
- SPEC
- Forms - - - Ensino Remoto
- Guia de Aprendizagem Humanas
- Guia de Aprendizagem CN e Matemática
- ATPCG 2023
- Matemática FÁCIL
- Eletivas/2023
- Padlet Diretoria 2024
- Jornal JOCA/2023
- Replicabilidade/2023
- Metodologia Ativa - Wordwall
- Habilidades Essenciais de Matemática - AAP
- Datas Comemorativas/2023
- Arquivos em PADLET
- Setembro Amarelo/2022
- JOCA/2022
- ERER/2022/2023
- M.M.R./Evidências
- Nivelamento
- Guia de Aprendizagem Linguagens
- Horário/2022/2023/2024
- Aprender Juntos
- Março/Plano Mensal
- Dia Internacional da Mulher
- Emancipação de OSASCO
- Eletivas 2022
- Clubes Juvenis
- Práticas Experimentais
- Planos de Recuperação/2022
- Pautas Formativas
- Socioemocionais
- Tutoria
- ATPC/2022
- Orientação de Estudos
- Ensino Integral
- PCA
- Planos de Aula - - - 4º Bimestre
- PA - 3º. Bimestre
- Geografia
- Mentalidades Matemáticas
- História/Sociologia
- Professor
- Professora LP
- Professor de História
- Professora/Atividades
- CMSP/Professores
- CMSP/Alunos
- ERER/2022/2023
- Prova de Promoção/Mérito 2025
Encontre aqui
segunda-feira, 2 de maio de 2016
Oficinas - CAEM/USP - Mês de Maio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
por favor.
ResponderExcluirComo faço para obter mais informações sobre os cursos?
Obrigado.
Luiz