terça-feira, 1 de setembro de 2015

Contribuições do Grupo de Matemática

Matriz de Referência para Avaliação de Matemática – 2º Bimestre. 5ª Série - 6º Ano - EF / Matriz de Referência SARESP


Questões

Descrição da habilidade
Matriz de Referência para Avaliação do SARESP
1 e 2

Efetuar contagens em bases diferentes da decimal.
______________________________
3 a 6

Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens na base 10.
H 01 - Representar quantidades não inteiras utilizando notação decimal.
(6ª série -Tema 1 – GI)
7 e 8

Efetuar transformações entre as diferentes representações de um número decimal. (por exemplo: décimos em centésimos, unidades em milésimos etc).
H 06 - Representar quantidades não inteiras utilizando notação decimal.
(6ª série -Tema 1 – GI)
9 a 12
Efetuar operações de adição e subtração com números decimais.
H 07 - Fazer cálculos que envolvam adições e subtrações de números decimais.
(6ª série - Tema 1 – GII)
13 a 16
Realizar medidas usando unidades não padronizadas. (por exemplo: palmo, pés, palitos, etc.)
H 22 - Realizar medidas usando padrões e unidades não convencionais ou de outros sistemas de medida dados.
(6ª série - Tema 3 – GII)
17 a 20
Realizar estimativas sobre as dimensões de um objeto com base na unidade adequada para a realização da medida.
H 23 - Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
(4ª série - Tema 3 – GII)
21 a 24
Efetuar transformações de unidades para expressar adequadamente uma medida.
H 23 - Aplicar as principais características do sistema métrico decimal: unidades, transformações e medidas.
(6ª série - Tema 3 – GIII)


Matriz de Referência para Avaliação de Matemática – 2º Bimestre. 6ª Série - 7º Ano - EF / Matriz de Referência SARESP


Questões

Descrição da habilidade
Matriz de Referência para Avaliação do SARESP
1 a 6

Resolver problemas de natureza geométrica utilizando operações com ângulos.
H 25 - Efetuar cálculos que envolvam medidas de ângulos. 
(6ª série -Tema 3 – GII)
7 a 12

Identificar simetria axial e de rotação nas figuras geométricas.
H 20 - Identificar simetria axial e de rotação na leitura das representações dos objetos no dia a dia e das figuras geométricas.
(6ª série -Tema 2 – GI)
13 a 18

Resolver problemas de natureza geométrica utilizando o conceito da soma dos ângulos internos e externos de um polígono qualquer.
H 27 - Resolver problemas que envolvam medidas de ângulos de triângulos e de polígonos em geral.
(6ª série -Tema 3 – GIII)
19  a 24

H 21 - Identificar elementos e classificar poliedros.
(6ª série - Tema 2 – GII)







Matriz de Referência para Avaliação de Matemática – 2º Bimestre. 7ª Série - 8º Ano - EF / Matriz de Referência SARESP


Questões

Descrição da habilidade
Matriz de Referência para Avaliação do SARESP
1  a 4

Generalizar padrões em sequências por meio de expressões algébricas.
H 05 - Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).
(8ª série -Tema 1 – GI)
 5 a 8

Reconhecer equivalências entre expressões algébricas e padrões de figuras.
H 05 - Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).
(8ª série -Tema 1 – GI)
9 a 12

Realizar operações simples com polinômios.
H 12 - Realizar operações simples com polinômios.
(8ª série -Tema 1 – GII)
13 a 16
Relacionar a linguagem algébrica dos produtos notáveis à Geometria.
H 08 - Reconhecer a representação geométrica dos produtos notáveis.
(8ª série - Tema 1 – GI)
17 a 20
Resolver equações em diferentes contextos recorrendo à fatoração algébrica.
H 13 - Simplificar expressões algébricas que envolvam produtos notáveis e fatoração.
(8ª série - Tema 1 – GII)
21 a 24
Resolver problemas que envolvem números e formas geométricas.
H 07 - Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações do 1º grau.
(8ª série - Tema 1 – GI)




Matriz de Referência para Avaliação de Matemática – 2º Bimestre. 8ª Série - 9º Ano - EF / Matriz de Referência SARESP

Questões

Descrição da habilidade
Matriz de Referência para Avaliação do SARESP
1 a 5

Resolver situações-problema envolvendo equações de 2º grau na forma algébrica.
H 19 - Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau.
(8ª série -Tema 1 – GIII)
6 a 8

Resolver equações de 2º grau por diferentes métodos (cálculo mental, fatoração e aplicação da fórmula de Bhaskara).
H 19 - Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau.
(8ª série -Tema 1 – GIII)
9 e 10

Utilizar a linguagem algébrica para exprimir a área e o perímetro de uma figura plana.
H 38 - Resolver problemas que envolvam o cálculo de perímetro de figuras planas.
(8ª série -Tema 2 – GIII)
11 a 13
Resolver situações-problema expressando a ideia de proporcionalidade em linguagem algébrica.
H 20 - Resolver problemas envolvendo relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções do 1º grau.
(8ª série - Tema 1 – GIII)
14 a 17
Aplicar as noções de proporcionalidade entre duas grandezas em diferentes contextos.
H 20 - Resolver problemas envolvendo relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções do 1º grau.
(8ª série - Tema 1 – GIII)
18 a 20
Identificar situações que envolvem proporcionalidade direta, inversa e não proporcionalidade.
H 28 - Reconhecer situações que envolvam proporcionalidade.
(6ª série - Tema 2 – GII)
21 a 24
Identificar situações de interdependência entre grandezas através de gráficos e tabelas.
H 42 - Resolver problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
(8ª série - Tema 4 – GIII



Matriz de Referência para Avaliação de Matemática – 2º Bimestre.
1ª Série - EM / Matriz de Referência SARESP

Questões

Descrição da habilidade
Matriz de Referência para Avaliação do SARESP
1 a 6

Identificar a ideia de proporcionalidade direta ou indireta, como relação de interdependência expressando-as por meio de funções.

H 20 - Resolver problemas envolvendo relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções do 1º grau.
(8ª série -Tema 1 – GIII)
7 a 10

Identificar e representar graficamente uma função como expressão de uma proporcionalidade direta entre grandezas.
H 42 - Resolver problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
(8ª série -Tema 4 – GIII)
11 a 14

Identificar e representar a função de 2º grau como expressão de uma proporcionalidade direta com o quadrado da variável independente; expressar por meio de gráficos tal proporcionalidade.
H 14 - Expressar as relações de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra por meio de uma função do 2º grau.
(8ª série -Tema 1 – GII)
H 42 - Resolver problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
(8ª série -Tema 4 – GIII)
15 a 18
Identificar fenômenos que envolvem a proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra, traduzindo tal relação na linguagem matemática das funções.
H 04 - Representar, por meio de funções, relações de proporcionalidade direta, inversa, e direta com o quadrado.
(3ª série - Tema 1 – GIII)
19  a 24
Resolver problemas que envolvem funções de 2º grau, particularmente os que envolvem otimizações (máximos ou mínimos).
H 19 - Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau.
(8ª série - Tema 1 – GIII)
H 06 - Descrever as características fundamentais da função do 2º grau, relativas ao gráfico, crescimento, decrescimento, valores máximo ou mínimo.
(3ª série - Tema 1 – GI)



Nenhum comentário:

Postar um comentário