Matriz
de Referência para Avaliação de Matemática – 2º Bimestre. 5ª Série - 6º Ano -
EF / Matriz de Referência SARESP
Questões
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Descrição da
habilidade
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Matriz de Referência para Avaliação do
SARESP
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1 e 2
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Efetuar
contagens em bases diferentes da decimal.
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3 a 6
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Decompor
um número natural nas unidades das diversas ordens na base 10.
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H 01 - Representar
quantidades não inteiras utilizando notação decimal.
(6ª série
-Tema 1 – GI)
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7 e 8
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Efetuar
transformações entre as diferentes representações de um número decimal. (por
exemplo: décimos em centésimos, unidades em milésimos etc).
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H 06 - Representar
quantidades não inteiras utilizando notação decimal.
(6ª série
-Tema 1 – GI)
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9 a 12
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Efetuar
operações de adição e subtração com números decimais.
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H 07 - Fazer cálculos que envolvam adições
e subtrações de números decimais.
(6ª série
- Tema 1 – GII)
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13 a 16
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Realizar
medidas usando unidades não padronizadas. (por exemplo: palmo, pés, palitos,
etc.)
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H 22 - Realizar medidas usando padrões e
unidades não convencionais ou de outros sistemas de medida dados.
(6ª série
- Tema 3 – GII)
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17 a 20
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Realizar
estimativas sobre as dimensões de um objeto com base na unidade adequada para
a realização da medida.
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H 23 - Estimar a medida de grandezas
utilizando unidades de medida convencionais ou não.
(4ª série
- Tema 3 – GII)
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21 a 24
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Efetuar
transformações de unidades para expressar adequadamente uma medida.
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H 23 - Aplicar as principais
características do sistema métrico decimal: unidades, transformações e
medidas.
(6ª série
- Tema 3 – GIII)
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Matriz
de Referência para Avaliação de Matemática – 2º Bimestre. 6ª Série - 7º Ano -
EF / Matriz de Referência SARESP
Questões
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Descrição da
habilidade
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Matriz de Referência para Avaliação do
SARESP
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1 a 6
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Resolver
problemas de natureza geométrica utilizando operações com ângulos.
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H 25 - Efetuar cálculos que
envolvam medidas de ângulos.
(6ª série
-Tema 3 – GII)
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7 a 12
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Identificar
simetria axial e de rotação nas figuras geométricas.
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H 20 - Identificar simetria axial e de
rotação na leitura das representações dos objetos no dia a dia e das figuras
geométricas.
(6ª série
-Tema 2 – GI)
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13 a 18
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Resolver
problemas de natureza geométrica utilizando o conceito da soma dos ângulos
internos e externos de um polígono qualquer.
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H 27 - Resolver
problemas que envolvam medidas de ângulos de triângulos e de polígonos em
geral.
(6ª série
-Tema 3 – GIII)
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19 a 24
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H 21 - Identificar elementos e classificar
poliedros.
(6ª série
- Tema 2 – GII)
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Matriz
de Referência para Avaliação de Matemática – 2º Bimestre. 7ª Série - 8º Ano -
EF / Matriz de Referência SARESP
Questões
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Descrição da
habilidade
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Matriz de Referência para Avaliação do
SARESP
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1 a 4
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Generalizar
padrões em sequências por meio de expressões algébricas.
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H 05 - Identificar
a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências
de números ou figuras (padrões).
(8ª série
-Tema 1 – GI)
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5 a 8
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Reconhecer
equivalências entre expressões algébricas e padrões de figuras.
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H 05 - Identificar
a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências
de números ou figuras (padrões).
(8ª série
-Tema 1 – GI)
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9 a 12
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Realizar
operações simples com polinômios.
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H 12 - Realizar
operações simples com polinômios.
(8ª série
-Tema 1 – GII)
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13 a 16
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Relacionar
a linguagem algébrica dos produtos notáveis à Geometria.
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H 08 - Reconhecer a representação
geométrica dos produtos notáveis.
(8ª série
- Tema 1 – GI)
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17 a 20
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Resolver
equações em diferentes contextos recorrendo à fatoração algébrica.
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H 13 - Simplificar expressões algébricas
que envolvam produtos notáveis e fatoração.
(8ª série
- Tema 1 – GII)
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21 a 24
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Resolver
problemas que envolvem números e formas geométricas.
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H 07 - Identificar a relação entre as
representações algébrica e geométrica de um sistema de equações do 1º grau.
(8ª série
- Tema 1 – GI)
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Matriz
de Referência para Avaliação de Matemática – 2º Bimestre. 8ª Série - 9º Ano -
EF / Matriz de Referência SARESP
Questões
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Descrição da
habilidade
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Matriz de Referência para Avaliação do
SARESP
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1 a 5
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Resolver
situações-problema envolvendo equações de 2º grau na forma algébrica.
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H 19 - Resolver
problemas que envolvam equações do 2º grau.
(8ª série
-Tema 1 – GIII)
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6 a 8
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Resolver
equações de 2º grau por diferentes métodos (cálculo mental, fatoração e
aplicação da fórmula de Bhaskara).
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H 19 - Resolver
problemas que envolvam equações do 2º grau.
(8ª série
-Tema 1 – GIII)
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9 e 10
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Utilizar
a linguagem algébrica para exprimir a área e o perímetro de uma figura plana.
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H 38 - Resolver
problemas que envolvam o cálculo de perímetro de figuras planas.
(8ª série
-Tema 2 – GIII)
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11 a 13
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Resolver
situações-problema expressando a ideia de proporcionalidade em linguagem
algébrica.
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H 20 - Resolver problemas envolvendo
relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções
do 1º grau.
(8ª série
- Tema 1 – GIII)
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14 a 17
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Aplicar
as noções de proporcionalidade entre duas grandezas em diferentes contextos.
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H 20 - Resolver problemas envolvendo
relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções
do 1º grau.
(8ª série
- Tema 1 – GIII)
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18 a 20
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Identificar
situações que envolvem proporcionalidade direta, inversa e não
proporcionalidade.
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H 28 - Reconhecer situações que envolvam
proporcionalidade.
(6ª série
- Tema 2 – GII)
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21 a 24
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Identificar
situações de interdependência entre grandezas através de gráficos e tabelas.
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H 42 - Resolver problemas que envolvam
informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
(8ª série
- Tema 4 – GIII
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Matriz
de Referência para Avaliação de Matemática – 2º Bimestre.
1ª Série
- EM / Matriz de Referência SARESP
Questões
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Descrição da
habilidade
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Matriz de Referência para Avaliação do
SARESP
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1
a 6
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Identificar
a ideia de proporcionalidade direta ou indireta, como relação de
interdependência expressando-as por meio de funções.
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H 20 - Resolver
problemas envolvendo relações de proporcionalidade direta entre duas
grandezas por meio de funções do 1º grau.
(8ª série
-Tema 1 – GIII)
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7
a 10
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Identificar
e representar graficamente uma função como expressão de uma proporcionalidade
direta entre grandezas.
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H 42 - Resolver
problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
(8ª série
-Tema 4 – GIII)
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11
a 14
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Identificar
e representar a função de 2º grau como expressão de uma proporcionalidade
direta com o quadrado da variável independente; expressar por meio de
gráficos tal proporcionalidade.
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H 14 - Expressar
as relações de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de
outra por meio de uma função do 2º grau.
(8ª série
-Tema 1 – GII)
H 42 - Resolver
problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
(8ª série
-Tema 4 – GIII)
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15
a 18
|
Identificar
fenômenos que envolvem a proporcionalidade direta entre uma grandeza e o
quadrado de outra, traduzindo tal relação na linguagem matemática das
funções.
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H 04 - Representar, por meio de funções,
relações de proporcionalidade direta, inversa, e direta com o quadrado.
(3ª série
- Tema 1 – GIII)
|
19 a 24
|
Resolver
problemas que envolvem funções de 2º grau, particularmente os que envolvem
otimizações (máximos ou mínimos).
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H 19 - Resolver problemas que envolvam
equações do 2º grau.
(8ª série
- Tema 1 – GIII)
H 06 - Descrever as características
fundamentais da função do 2º grau, relativas ao gráfico, crescimento,
decrescimento, valores máximo ou mínimo.
(3ª série
- Tema 1 – GI)
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