Comanda:
Para esta atividade iremos utilizar o Relatório Pedagógico
2014 SARESP, endereço: https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6UFBsaWd4RzNDdDA/view?usp=sharing
.
Discutir no Grupo o Exemplo 125 , página 110 e
111.
Levantar os itens:
habilidades; descrição do ponto da escala de Proficiência de Matemática
e o grau de acerto desta questão.
H22 - Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
GI - Competências para observar, expressas pelas seguintes habilidades:
Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas representações;
Identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descrição;
Localizar um objeto, descrevendo sua posição ou interpretando a descrição de sua localização, ou localizar uma informação em um texto;
Descrever objetos, situações, fenômenos, acontecimentos etc. e interpretar as descrições correspondentes;
Discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança;
Constatar alguma relação entre aspectos observáveis do objeto, semelhanças e diferenças, constâncias em situações, fenômenos, palavras, tipos de texto etc;
Reconhecer graficamente (por gestos, palavras, objetos, desenhos, gráficos etc) os objetos, situações, sequências, fenômenos, acontecimentos etc.;
Identificar quantidades por meio de estratégias pessoais, de números e de palavras.
GI - Competências para observar, expressas pelas seguintes habilidades:
Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas representações;
Identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descrição;
Localizar um objeto, descrevendo sua posição ou interpretando a descrição de sua localização, ou localizar uma informação em um texto;
Descrever objetos, situações, fenômenos, acontecimentos etc. e interpretar as descrições correspondentes;
Discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança;
Constatar alguma relação entre aspectos observáveis do objeto, semelhanças e diferenças, constâncias em situações, fenômenos, palavras, tipos de texto etc;
Reconhecer graficamente (por gestos, palavras, objetos, desenhos, gráficos etc) os objetos, situações, sequências, fenômenos, acontecimentos etc.;
Identificar quantidades por meio de estratégias pessoais, de números e de palavras.
Compõe a descrição do ponto 200 da Escala de Proficiência de Matemática - SARESP.
Observação: classificação e descriminação dos níveis de proficiência - páginas 5 e 6.
81,5.
Localizar na tabela abaixo esse ponto:
Distribuição Percentual dos Alunos Nos Pontos da Escala de
Proficiência
Ano/Série
|
<125
|
125
|
150
|
175
|
200
|
225
|
250
|
275
|
300
|
325
|
350
|
375
|
≥400
|
9 º Ano
|
|||||||||||||
3a Série
|
Complete a
tabela acima com os códigos: AB; B; AD e AV.
A Escala de Proficiência ganha um novo formato enquadrando os
descritores associados as habilidades da Matriz nos seus respectivos temas.
Quais são esses temas? Tema 1 - Aritmética e Álgebra, Tema 2 - Espaço e Forma, Tema 3 - Grandezas e Medidas e Tema 4 - Tratamento da Informação.
Onde localizamos no Relatório Pedagógico esse enquadramento?
Anexos - Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental - páginas 196 à 211.
"A presença de uma mesma habilidade em diferentes pontos da escala é reflexo de diversos fatores, como a complexidade do próprio conteúdo, o contexto inserido no problema, a capacidade de discriminação do item, assim como os distratores propostos."
"Para melhor compreensão de cada habilidade, é necessário analisar em conjunto todos os descritores associados a essa habilidade, nos diferentes pontos da escala de proficiência."
"É importante ressaltar o caráter contínuo e acumulativo da escala de proficiência, ou seja, o estudante com determinada proficiência no 9º ano EF, além de ter suas habilidades específicas detalhadas aqui, também apresenta habilidades constituídas dos anos anteriores. Por isso, é fundamental que o profissional da educação não se limite somente a analisar descritores do ano em questão, já que em certos casos será necessário descobrir o que ainda não demostrou dominar no 5 º ano EF e/ou 7 º ano EF para então conseguir desenvolver novas habilidades específicas do 9 º ano EF."
"É importante ressaltar o caráter contínuo e acumulativo da escala de proficiência, ou seja, o estudante com determinada proficiência no 9º ano EF, além de ter suas habilidades específicas detalhadas aqui, também apresenta habilidades constituídas dos anos anteriores. Por isso, é fundamental que o profissional da educação não se limite somente a analisar descritores do ano em questão, já que em certos casos será necessário descobrir o que ainda não demostrou dominar no 5 º ano EF e/ou 7 º ano EF para então conseguir desenvolver novas habilidades específicas do 9 º ano EF."
Ponto - 200 - Tema 2 - Espaço e Forma - Identificam pontos no sistema cartesiano associados a um objeto de batalha naval.
Tema 4 - Tratamento da Informação - Identificam um gráfico de coluna associado aos dados de uma tabela.
A mesma habilidade poderá ser localizada em diferentes pontos
da Escala de Proficiência?
Faça essa análise em relação ao Exemplo 125.
Fonte:
Relatório Pedagógico do SARESP 2014.
Para
consultar o IDEB devemos:
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