sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sala de Aula

Um sistema que organiza seu currículo por aulas é muito importante. Primeiro, porque cada aula deve ter sua potencialidade máxima de aprendizagem; segundo, o controle da improvisação da aula é uma condição vital para se organizar o processo de ensino-aprendizagem; terceiro, a sistematização e a sequência das aulas devem ser cuidadosamente planejadas de forma a respeitar o tempo de aprendizagem do aluno e atender aos objetivos previstos”. (Caderno Gestor)

Ao me programar para ir para sala de aula, algumas pesquisas consistentes são feitas a partir de dados quantitativos da AAP/2015.

Ao observar dificuldades inerentes a determinado tema, é importante tentar compreender inicialmente porque nossos alunos incorrem no "erro". (Primeira etapa)

Um "pretexto" para apoiar o trabalho do professor na sala de aula é criar sequências didáticas que possam vir a subsidiar e fomentar de forma qualitativa o nosso Currículo. (Segunda etapa)

Afinal o Currículo é o núcleo da aprendizagem.  

Segundo Philippe Perrenould: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar uma série de situações".  


Observações do PCNP de Matemática do EF II, Lúcio Mauro Carnaúba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário