“Um sistema que organiza seu
currículo por aulas é muito importante. Primeiro, porque cada aula deve ter sua
potencialidade máxima de aprendizagem; segundo, o controle da improvisação da
aula é uma condição vital para se organizar o processo de ensino-aprendizagem;
terceiro, a sistematização e a sequência das aulas devem ser cuidadosamente
planejadas de forma a respeitar o tempo de aprendizagem do aluno e atender aos
objetivos previstos”. (Caderno Gestor)
Ao me programar para ir para sala de
aula, algumas pesquisas consistentes são feitas a partir de dados quantitativos
da AAP/2015.
Ao observar dificuldades inerentes a
determinado tema, é importante tentar compreender inicialmente porque nossos
alunos incorrem no "erro". (Primeira etapa)
Um "pretexto" para apoiar o
trabalho do professor na sala de aula é criar sequências didáticas que possam
vir a subsidiar e fomentar de forma qualitativa o nosso Currículo. (Segunda
etapa)
Afinal o Currículo é o núcleo da
aprendizagem.
Segundo Philippe Perrenould: "Competência
é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes,
capacidades, informações, etc.) para solucionar uma série de
situações".
Observações do PCNP de Matemática do
EF II, Lúcio Mauro Carnaúba.
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