A MATEMÁTICA É PARA SEMPRE!
Eduardo Sáenz de Cabezón
Com humor e charme, o matemático Eduardo Sáenz de Cabezón responde a uma pergunta que tem assolado os cérebros de alunos entediados em todo o mundo: Para que serve a matemática? Ele mostra a beleza da matemática como a espinha dorsal da ciência - e mostra que os teoremas, não os diamantes, são para sempre. Em espanhol, com legendas em inglês.
Math is forever
Eduardo Sáenz de Cabezón
With humor and charm, mathematician Eduardo Sáenz de Cabezón answers a question that’s wracked the brains of bored students the world over: What is math for? He shows the beauty of math as the backbone of science — and shows that theorems, not diamonds, are forever. In Spanish, with English subtitles.
“Seres humanos desenvolvem ideias matemáticas, entre outras, quando elaboram atividades culturais e pensam sobre as mesmas. A produção de conhecimentos matemáticos ocorre em todas as culturas humanas. Esse é um dos elementos constitutivos do paradigma da Etnomatemática. Cada cultura e subcultura desenvolvem a sua própria Matemática, de certa maneira específica. A Matemática não é um produto de uma esfera cultural particular, mas uma experiência humana comum a todos os povos.” (Gerdes, 2002, p. 222)
“O cotidiano das pessoas está impregnado dos saberes e fazeres próprios da cultura e a todo instante, indivíduos estão comparando, classificando, quantificando, medindo, explicando, generalizando, inferindo e, de algum modo, avaliando, usando os instrumentos materiais e intelectuais que são próprios à sua cultura.” (D’Ambrósio)
“Ao caminhar a discussão para a possibilidade de se fazer Educação através da Matemática durante as aulas, entendo que o Currículo de Matemática também colabora com o desenvolvimento de capacidades de matematizar situações reais, codificá-las adequadamente, de maneira a permitir a utilização de técnicas e resultados conhecidos em outro contexto.” (D’Ambrósio)
INSCRIÇÕES PARA O PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO
Fonte: Boletim Semanal CGEB nº 88 de 06/04/2015
O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma oportunidade para que jovens do Ensino Médio de todo o país possam experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais, a partir da diplomação, posse e exercício do mandato como Deputados Jovens, durante cinco dias, na Câmara dos Deputados em Brasília. Outro grande objetivo do PJB é fomentar nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular. Seus principais objetivos são:
- Possibilitar aos estudantes selecionados a vivência do papel do Deputado Federal, desde o processo de elaboração das leis até o processo de debate e aprovação/rejeição, promovendo a reflexão e a construção conjunta de soluções possíveis para questões nacionais;
- Propiciar aos jovens brasileiros a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica e a participação política;
- Difundir os conhecimentos sobre o papel do Legislativo entre os estudantes de Ensino Médio;
- Gerar iniciativas de educação para a democracia nas escolas em âmbito nacional;
- Incentivar o olhar crítico dos jovens para os problemas vivenciados em sua realidade;
- Promover a reflexão sobre democracia e cidadania dos jovens participantes;
- Desenvolver habilidades de argumentar, debater e buscar o consenso;
- Desenvolver valores de respeito à diversidade, ética, inclusão, tolerância e busca do bem comum.
As inscrições para o Programa estarão abertas no período de 1 de abril a 12 de junho. Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos de idade, estar matriculado a partir do 2º do Ensino Médio ou Médio Técnico, e não ter sido deputado jovem em nenhuma outra edição do Programa. Para inscrição, é necessário fazer o download da Ficha de Inscrição ( http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2015/ficha-de-inscricao-e-autorizacao-2015 ) no site do PJB no Portal da Câmara dos Deputados, preencher todas as informações com atenção e de forma completa, e encaminhá-la, junto com os documentos abaixo, para o e-mailsaopaulo.pjb2015@gmail.com:
- Projeto de lei elaborado pelo aluno;
- Cópia de documento de identidade válido e legível;
- Termo de autorização do responsável, devidamente assinado, caso o aluno tenha menos de 18 anos (o modelo do Termo de Autorização está disponível no site juntamente com a ficha de inscrição);
- Declaração de que o aluno está matriculado(a) regularmente no ensino médio/técnico. A escola deve emitir uma declaração de matrícula com a data provável de conclusão do ensino médio.
Acesse o site da Câmara dos Deputados ( http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2015/ficha-de-inscricao-e-autorizacao-2015 ) para obter mais informações sobre o Programa, como Manual de Procedimentos para o aluno, orientações de como elaborar um Projeto de Lei, ou de como trabalhá-lo em sala de aula.
Salientamos que os custos com a viagem, hospedagem e alimentação serão subsidiados pela Câmara dos Deputados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário