Progressão Continuada: constitui um modo de organização
escolar que rompe com a estrutura da seriação e garante o progresso
ininterrupto do aluno. Essa proposta
é sustentada pela avaliação contínua do processo de ensinoaprendizagem, devendo incorporar mecanismos de recuperação contínua e paralela, mediante os resultados
obtidos pelos alunos. Aqui não se fundamenta uma avaliação que visa meramente verificar
se o aluno aprendeu ou não, mas ganha destaque a avaliação formativa cuja
função é garantir que o aluno aprenda.
Avaliação Formativa: segundo os estudiosos, essa modalidade de avaliação visa favorecer
o desenvolvimento dos alunos, com base na realização de
avaliações sistemáticas de modo a identificar as formas em que está ocorrendo a
apreensão do conhecimento. Os alunos devem participar e estar conscientes dos
seus processos de aprendizagem. Valoriza o processo de aprendizagem.
Avaliação Diagnóstica: segundo os estudiosos da área, tem
o objetivo de identificar a presença
ou não de conhecimentos prévios, interesses, necessidades, dificuldades
de aprendizagem e suas possíveis causas, de modo que se possam redirecionar
as intervenções.
Fonte: Catani, Denice Barbara e Gallego, Rita de Cassia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário