quinta-feira, 9 de outubro de 2014

GLOSSÁRIO

Progressão Continuada: constitui um modo de organização escolar que rompe com a estrutura da seriação e garante o progresso ininterrupto do aluno. Essa proposta é sustentada pela avaliação contínua do processo de ensinoaprendizagem, devendo incorporar mecanismos de recuperação contínua e paralela, mediante os resultados obtidos pelos alunos. Aqui não se fundamenta uma avaliação que visa meramente verificar se o aluno aprendeu ou não, mas ganha destaque a avaliação formativa cuja função é garantir que o aluno aprenda.

Avaliação Formativa: segundo os estudiosos, essa modalidade de avaliação visa favorecer o desenvolvimento dos alunos, com base na realização de avaliações sistemáticas de modo a identificar as formas em que está ocorrendo a apreensão do conhecimento. Os alunos devem participar e estar conscientes dos seus processos de aprendizagem. Valoriza o processo de aprendizagem.

Avaliação Diagnóstica: segundo os estudiosos da área, tem o objetivo de identificar a presença ou não de conhecimentos prévios, interesses, necessidades, dificuldades de aprendizagem e suas possíveis causas, de modo que se possam redirecionar as intervenções.  


Fonte: Catani, Denice Barbara e Gallego, Rita de Cassia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário