“A competência no âmbito da educação escolar, deve
identificar o que qualquer pessoa necessita para responder ao problema aos
quais será exposta ao longo da vida. Portanto, a competência consistirá na
intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se
mobilizam, ao mesmo tempo e de maneira inter-relacionada, componentes
atitudinais, procedimentais e conceituais.”
“Qualquer competência implica em conhecimentos relacionados a
habilidades e atitudes.”
“O termo competência representa a alternativa que supera as
dicotomias, memorizar e compreender, conhecimentos e habilidades, teoria e
prática [...]. A melhoria da competência implica a
capacidade de refletir sobre sua aplicação e, para alcançá-la, é necessário o
apoio do conhecimento teórico.”
“O objetivo essencial da educação por competência, é o
desenvolvimento pleno da pessoa.”
“No mundo escolar as competências devem abarcar o âmbito
social, interpessoal, pessoal e profissional.”
“Educar para a vida, portanto requer muito mais do que
informar e compreender a informação”.
“A aprendizagem de competências é sempre funcional, o que
implica em dar à aprendizagem o maior grau de relevância e funcionalidade
possível.”
“O ponto de partida para ensinar competências é trabalhar o
contexto de situações e problemas reais”.
“O ensino por competência tem por características essenciais
a relevância do que vai ser ensinado; a complexidade da situação; possuir um
caráter procedimental; e a combinação dos componentes aprendidos considerando a
funcionalidade. Implica em atender a critérios específicos sobre o significado
do que vai ser ensinado, de sua complexidade, dos procedimentos a serem usados
e dos componentes envolvidos, bem como os compromissos a serem assumidos.”
“É imprescindível o envolvimento dos alunos e o respeito aos
diferentes ritmos de aprendizagem.”
“O ensino, tendo em vista o desenvolvimento de competência,
deve considerar os procedimentos metadisciplinares, interdisciplinares e de
cada disciplina individualmente.”
“O ensino inclui exercício, aplicação, modelos de vivência em
todas as áreas, de modo que todas as disciplinas requeiram agir conforme as
atitudes e valores desejados.”
“Há a necessidade de um enfoque globalizado no que concerne
aos métodos de ensino. Alguns critérios gerais para escolhas metodológicas:
relacionados à necessidade de que as aprendizagens sejam mais significativas
possível; relacionados à complexidade da própria competência, especificamente,
de todo o processo de atuação competente; relacionados ao caráter procedimental
do processo de atuação competente; relacionados às características dos
componentes da competência. Desenvolver competências tem caráter interdisciplinar.”
“É necessário também considerar as variáveis da prática
educacional, as sequências de conhecimento, as relações interativas entre
professores e alunos e entre os alunos. São caracterizados na organização
social da classe: o grande grupo, as equipes heterogêneas fixas, as homogêneas
ou heterogêneas flexíveis e o trabalho individual. O espaço e o tempo, a
organização do conteúdo e os materiais a serem usados também representam
cuidados a serem tomados pelos responsáveis pelo ensino-aprendizagem.”
“A avaliação deve ter um caráter prospectivo, além de propor
que seja avaliado se o aluno, diante de uma situação da realidade, é capaz de
solucionar e/ou propor um problema, analisar a situação, selecionar um esquema
para atuação e agir flexível e estrategicamente. É imprescindível que os alunos
frequentemente sejam informados de “como estão sendo competentes.”
“A escola como órgão que projete, coordene e supervisione as
ações educacionais realizadas nos âmbitos formal, informal e não formal.”
Fonte: Zabala, Antoni; Arnau, Laia. Como aprender e ensinar
competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artemed,
2010. 197 p.
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