DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO OSASCO
NÚCLEO PEDAGÓGICO
PAUTA DE REUNIÃO COM PROFESSORES DOS SEXTOS ANOS
· ANÁLISE COLETIVA DAS PLANILHAS REFERENTE AO DITADO DE NÚMEROS E LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO: “DO CONFLITO À NOTAÇÃO CONVENCIONAL”- PÁGINAS 104 À 114 – DIDÁTICA DA MATEMÁTICA – REFLEXÕES PSICOPEDAGÓGICAS – CECILIA PARRA E IRMA SAIZ – ORGANIZADORAS – DELIA LERNER, GRECIA GÁLVEZ, GUY BROUSSEAU, LUIS A. SANTALÓ, PATRICIA SADOVSKY E ROLAND CHARNAY, PÁGINAS EM DESTAQUE: 104, 109, 111, 113 E 114;
· ASSISTIR AO VÍDEO REFERENTE AO DITADO DE NÚMEROS: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/ditado-numeros-532077.shtml .
· RECURSOS DIDÁTICOS INTERESSANTES – QUADRO NUMÉRICO (PESQUISA) E CARTELAS SOBREPOSTAS (CONFECÇÃO) – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CONVERSAS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS – CÉLIA MARIA CAROLINO PÍRES – PÁGINAS 68 E 69 - ppt;
· PRIMEIRA PARTE: TEMPO ESTIMADO DE APROXIMADAMENTE 1 HORA E 30 MINUTOS;
· TEXTO: “A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS” E A “IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM VARIEDADES DE SITUAÇÕES” - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CONVERSAS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS – PÁGINAS 101 À 113 – CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES – CAMPO ADITIVO – ppt;
· REVISTA NOVA ESCOLA – EDIÇÃO ESPECIAL – MATEMÁTICA;
· SEGUNDA PARTE: TEMPO ESTIMADO DE APROXIMADAMENTE 1 HORA E 30 MINUTOS;
· “MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO E SEUS SIGNIFICADOS: A PROPORCIONALIDADE E A IDEIA COMPARATIVA”; “A IDEIA DE PROPORCIONALIDADE”; “A IDEIA DE COMPARAÇÃO“ E “OUTROS SIGNIFICADOS NO CAMPO MULTIPLICATIVO: CONFIGURAÇÃO RETANGULAR E COMBINATÓRIA” - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CONVERSAS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS – PÁGINAS 130 À 135 - CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES – CAMPO MULTIPLICATIVO;
· REVISTA NOVA ESCOLA – EDIÇÃO ESPECIAL – MATEMÁTICA;
· TERCEIRA PARTE: TEMPO ESTIMADO DE APROXIMADAMENTE 1 HORA E 30 MINUTOS;
· Atividades no Campo Multiplicativo: Atividades referentes aos Conceitos do Campo Multiplicativo, Combinatória e Divisão por Estimativa;
· Campo Aditivo: Cartelas Sobrepostas (confecção) e Quadro Numérico;
· Atividades de Geometria Plana e Espacial:
· Geometria Plana, observação dos registros dos alunos numa questão específica sobre Mosaico. Proposta de composição de polígonos (MOSAICO), justificativa matemática;
· Geometria Espacial, as 11 planificações do CUBO (uso do papel quadriculado), identificação de PRISMAS, PIRÂMIDES e CORPOS REDONDOS (MATERIAL MANIPULÁVEL);
· Geometria Espacial, Relação de Euler (observação de regularidades em uma tabela de dupla entrada);
· Operações com Números no conjunto dos Reais, atividade: O relógio de três noves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário