QUESTÃO
Os problemas a seguir foram realizados por alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. O primeiro foi resolvido por 172 alunos e o segundo, por 164 alunos:
Os problemas a seguir foram realizados por alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. O primeiro foi resolvido por 172 alunos e o segundo, por 164 alunos:
Problema 1
Numa fábrica de doces foram vendidos 1120 brigadeiros e 1285 beijinhos. Quantos doces foram vendidos?
Indicaram corretamente a operação: 157 alunos (91,3%)
Acertaram o procedimento: 124 alunos (72,1%)
Erraram o procedimento: 33 alunos (19,2%)
Indicaram corretamente a operação: 157 alunos (91,3%)
Acertaram o procedimento: 124 alunos (72,1%)
Erraram o procedimento: 33 alunos (19,2%)
Problema 2
João e Pedro colecionam chaveiros. João tem 607 e Pedro, 528. Quantos chaveiros João tem a mais que Pedro?
Indicaram corretamente a operação: 113 (69%)
Acertaram os procedimentos: 72 (44%)
Erraram os procedimentos: 41 (25%)
Indicaram corretamente a operação: 113 (69%)
Acertaram os procedimentos: 72 (44%)
Erraram os procedimentos: 41 (25%)
2-
Faça uma reflexão destacando as mudanças que você percebe que precisam ser feitas em função de resultados das leituras propostas, as potencialidades dessas contribuições para a aprendizagem das crianças e o papel do professor nesse novo contexto.
Rosângela o primeiro Problema me parece uma Transformação Positiva de um estado inicial, alteração do estado inicial por meio de uma situação positiva ou negativa que interfere no resultado final.
Rosângela o segundo Problema me parece uma comparação, confronto de duas quantidades para achar a diferença.
Recorte da fala do psicólogo francês Gerárd Vergnaud :
“Não se pode entender separadamente o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado de um conceito. Desenvolvemos conceitos e representamos objetos e pensamentos por meio de suas características gerais, para enfrentar situações. E sempre há uma variedade enorme de situações envolvidas na formação de um conceito – e também uma variedade de conceitos envolvidos no entendimento de uma situação. Juntos, eles formam sistemas progressivamente organizados, que devem ser estudados ao mesmo tempo”.
Fonte: Revista Nova Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário