Sequência Didática
Objetivo: utilizar e generalizar os conhecimentos relativos às multiplicações envolvendo números redondos (múltiplos de 10) como apoio para multiplicar outros números.
Conteúdos: uso da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração.
Cálculo mental de multiplicações por números redondos (com um dos algarismos diferente de 0) para resolver outras constas semelhantes.
Anos:
Tempo estimado:
Material Necessário:
Desenvolvimento:
1º. Etapa: apresente a primeira parte do problema 1: “Multiplicar 3 x 20 é fácil. Utilize essa conta para calcular 3 x 19. Explique como você pensou”.
É interessante conhecer algumas regularidades do sistema de numeração.
2º. Etapa: proponha cálculos similares para que os alunos possam utilizar a estratégia analisada.
Peça que calculem mentalmente estas multiplicações:
a) 5 x 19 =
b) 7 x 19 =
c) 30 x 19 =
Observação: um erro muito frequente é fazer a multiplicação por 20 e subtrair 1.
5.(20 – 1) = 5.20-5 = 100-5 = 95.
3º. Etapa: Apresente outros cálculos para que os alunos possam estender o recurso aprendido para outras multiplicações: calcule mentalmente as multiplicações e explique como pensou:
a) 5 x 29 =
5 x 30 = 150
150-5 = 145
b) 7x49 =
7 x 50 = 350
350–7 = 343
c) 6x38 =
6 x 40 = 240
240 – 12 = 228
d) 3 x 78 =
3 x 80 = 240
240 – 6 = 234
Avaliação
Para diagnosticar o aprendizado dos estudantes, revise os procedimentos usados até agora e proponha também outras multiplicações a eles.
Calcule mentalmente e explique como pensou:
a) 7 x 39 =
7 x 40 = 280
280 – 7 = 273
b) 8 x 22 =
8 x 20 = 160
160 + 16 = 176
c) 6 x 22 =
6 x 20 = 120
120 + 12 = 132
d) 5 x 59=
5 x 60 = 300
300 - 5 = 295
Fonte: Revista Nova Escola
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