segunda-feira, 10 de setembro de 2012

SARESP/2011




OBSERVANDO O EXEMPLO 1414 DA PÁGINA 86 DO 5º. ANO
14 DESCREVE O PONTO 275 DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA – SARESP 2011.

NÍVEL AVANÇADO: 275

ONDE O PERCENTUAL DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL É DE: 9,6%.

HABILIDADE AVALIADA – H13 – RESOLVER PROBLEMAS COM NÚMEROS NATURAIS DE DOIS ALGARISMOS, ENVOLVENDO A MULTIPLICAÇÃO (MEDIDA DE TRÊS ÂNGULOS IGUAIS). (GIII)

PIERRE VAI FAZER ALGUMAS BANDEIRINHAS PARA SUA FESTA. A FIGURA REPRESENTA O MOLDE DESSA BANDEIRINHA. VEJA, ELA É COMPOSTA POR TRÊS QUADRADOS.



LEMBRANDO QUE O QUADRADO TEM QUATRO ÂNGULOS DE 90⁰, A MEDIDA DO ÃNGULO ASSINALADO NA BANDEIRINHA É IGUAL A:

(A) 90⁰
(B) 135⁰
(C) 180⁰
(D)  270⁰

  

GAB: GABARITO – ALTERNATIVA CORRETA;

DIF: ÍNDICE DE DIFICULDADE, MEDIDO PELO PERCENTUAL DE ALUNOS QUE NÃO RESPONDERAM CORRETAMENTE A QUESTÃO.
O QUE OBSERVAMOS NESTA QUESTÃO?

37% DOS ALUNOS ACERTARAM A QUESTÃO E 63% DOS ALUNOS ERRARAM ESTA QUESTÃO. 
37,2 (0,2 QUE CORRESPONDE A DOIS DÉCIMOS; 0,2 < 0,5 E DEVEMOS ENTÃO CONSIDERAR O INTEIRO, 37). 37% + 63% = 100%. SI (SISTEMA INTERNACIONAL).

DISC: ÍNDICE DE DISCRIMINAÇÃO. PARA SER CONSIDERADA APTA A AVALIAR OS ALUNOS, UMA QUESTÃO DEVE SER MAIS ACERTADA POR ALUNOS QUE TIVERAM BOM DESEMPENHO DO QUE PELOS QUE TIVERAM DESEMPENHO RUIM.   QUANTO MAIOR, MELHOR É O SEU PODER DE DISCRIÇÃO.

O QUE OBSERVAMOS COM RELAÇÃO AOS ÍNDICES DE DISCRIÇÃO?
TEMOS PERCENTUAIS ALTOS DE ALUNOS DE MELHOR DESEMPENHO NA PROVA MARCANDO OS DISTRATORES.
O GRÁFICO REFERENTE À ALTERNATIVA CORRETA É CRESCENTE.

GRÁFICO DE QUANTIS, MOSTRA A PROPORÇÃO DE ALUNOS QUE ASSINALARAM CADA ALTERNATIVA, PARA 7 GRUPOS CONSECUTIVOS DOS ALUNOS, DEFINIDOS PELOS RESULTADOS DE SEUS DESEMPENHOS E CONSTRUÍDOS A PARTIR DO GRUPO DE ALUNOS DE MENOR PONTUAÇÃO, PASSANDO PELO GRUPO COM PONTUAÇÃO INTERMEDIÁRIA, ATÉ O GRUPO DOS QUE TIVEREM MELHOR DESEMPENHO NA PROVA.

DEVE-SE OBSERVAR SE A LINHA RELATIVA À ALTERNATIVA CORRETA É CRESCENTE, O QUE SIGNIFICA QUE OS ALUNOS DE MELHOR PONTUAÇÃO TENDEM A RESPONDER CORRETAMENTE COM MAIOR FREQUÊNCIA. ESPERA-SE QUE AS LINHAS RELATIVAS ÀS ALTERNATIVAS INCORRETAS (DISTRATORES) TENHAM INCLINAÇÃO NEGATIVA COMO É ESPERADO.  

Fonte: Relatório 2011.    

Um comentário: