Matemática
Relatório Pedagógico de 2011
ØCompetências do Sujeito (G): GI; GII e GIII, respectivamente observar, realizar e compreender.
Ø Competências de Área (CA): CA-1; CA-2; CA-3 e CA-4, respectivamente números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento da informação.
Ø Gráfico 24. – Competências cognitivas do aluno – 7º. Ano Ensino Fundamental – SARESP – 2011: GI – Temos 19 itens no SARESP 2011 e 9 habilidades na matriz. Observação: diferentes itens avaliados podem ter uma mesma habilidade contemplada. GII – Temos 45 itens no SARESP 2011 e 22 habilidades na matriz. GIII – Temos 17 itens no SARESP 2011 e 7 habilidades na matriz.
Tabela 1 – Competências do Sujeito (G)
GI
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GII
|
GIII
|
ANO
|
63%
|
60,2%
|
62,5%
|
5º.Ano
|
48,6%
|
38,7%
|
46,4%
|
7º.Ano
|
44,0%
|
31,5%
|
39,5%
|
9º. Ano
|
31,3%
|
35,6%
|
33,6%
|
3º. Ano
|
Ø GI – Exigem principalmente as operações mentais de identificar, reconhecer, observar, etc.
Ø GII – Fazem uso de cálculos, procedimentos operacionais, etc.
Ø GIII – Envolvem a resolução de problemas, análises, julgamentos, etc.
Tabela 2 – Competências de Área (CA)
Que observações podemos fazer com relação ao GII onde o percentual de acertos dos alunos diminui muito mais significativamente que nos outros dois grupos?
CA-1
|
CA-2
|
CA-3
|
CA-4
|
ANO
|
61,3%
|
62,3%
|
58,2%
|
78,8%
|
5º.Ano
|
47,2%
|
46,0%
|
38,2%
|
40,2%
|
7º. Ano
|
36,3%
|
42,0%
|
32,7%
|
47,2%
|
9º.Ano
|
33,4%
|
32,6%
|
30,4%
|
35,6%
|
3º. Ano
|
O que podemos observar com relação à Competência de Área – CA-3?
De maneira geral o que podemos observar com relação aos percentuais do final de cada final de Ciclo avaliado? Do Ciclo I para o Ciclo II? Ciclo II para o Ensino Médio?
É interessante observar que na CA-4 ao final do Ciclo II (9º. Ano), há um aumento percentual significativo de acertos. O que podemos destacar de positivo a esse respeito que nos ajude a pensar como melhorar os índices de acertos para os demais anos?
Recorte de um estudo sobre Álgebra:
“O estudo da álgebra constitui um espaço bastante significativo para que o aluno desenvolva e exercite sua capacidade de abstração e generalização, além de lhe possibilitar a aquisição de uma poderá ferramenta para resolver problemas”.
“Para uma tomada de decisões a respeito do Ensino de Álgebra, deve-se ter, evidentemente, clareza de seu papel no currículo, além da reflexão de como a criança e o adolescente constroem o conhecimento matemático, principalmente quanto à variedade de representações. Assim, é mais proveitoso propor situações que levem os alunos a construir noções algébricas pela observação de regularidades em tabelas e gráficos, estabelecendo relações, do que desenvolver o estudo da álgebra apenas enfatizando as “manipulações” com expressões e equações de uma forma meramente mecânica”.
Álgebra/Sequências
Analisando a primeira sequência:
· Na primeira coluna temos a posição ocupada por cada uma das figuras;
· Na segunda coluna temos o total de quadradinhos (brancos e pretos) de cada uma das figuras;
· Na terceira coluna temos o número de quadradinhos pretos em cada figura;
· Na quarta coluna temos o números de quadradinhos brancos em cada figura;
Comparando essas colunas e observando algumas regularidades:
· A segunda coluna corresponde a primeira coluna multiplicada por ela mesmo (n.n);
· A terceira coluna é igual a primeira (n);
· A quarta coluna corresponde a segunda coluna menos a terceira, (n.n - n);
Quais outras reflexões são possíveis estabelecer na análise destas tabelas?
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