segunda-feira, 10 de setembro de 2012

"IDEIAS" para o SARESP/DIA



Matemática

Relatório Pedagógico de 2011

ØCompetências do Sujeito (G): GI; GII e GIII, respectivamente observar, realizar e compreender.
Ø Competências de Área (CA): CA-1; CA-2; CA-3 e CA-4, respectivamente números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento da informação. 
Ø Gráfico 24. – Competências cognitivas do aluno – 7º. Ano Ensino Fundamental – SARESP – 2011: GI – Temos 19 itens no SARESP 2011 e 9 habilidades na matriz. Observação: diferentes itens avaliados podem ter uma mesma habilidade contemplada. GII – Temos 45 itens no SARESP 2011 e 22 habilidades na matriz. GIII – Temos 17 itens no SARESP 2011 e 7 habilidades na matriz.


   

Tabela 1 – Competências do Sujeito (G)

GI
GII
GIII
ANO
63%
60,2%
62,5%
5º.Ano
48,6%
38,7%
46,4%
7º.Ano
44,0%
31,5%
39,5%
9º. Ano
31,3%
35,6%
33,6%
3º. Ano



Ø GI – Exigem principalmente as operações mentais de identificar, reconhecer, observar, etc.
Ø GII – Fazem uso de cálculos, procedimentos operacionais, etc.
Ø GIII – Envolvem a resolução de problemas, análises, julgamentos, etc.  

Tabela 2 – Competências de Área (CA)

Que observações podemos fazer com relação ao GII onde o percentual de acertos dos alunos diminui muito mais significativamente que nos outros dois grupos?




 
CA-1
CA-2
CA-3
CA-4
ANO
61,3%
62,3%
58,2%
78,8%
5º.Ano
47,2%
46,0%
38,2%
40,2%
7º. Ano
36,3%
42,0%
32,7%
47,2%
9º.Ano
33,4%
32,6%
30,4%
35,6%
3º. Ano


O que podemos observar com relação à Competência de Área – CA-3?

De maneira geral o que podemos observar com relação aos percentuais do final de cada final de Ciclo avaliado? Do Ciclo I para o Ciclo II? Ciclo II para o Ensino Médio?

É interessante observar que na CA-4 ao final do Ciclo II (9º. Ano), há um aumento percentual significativo de acertos. O que podemos destacar de positivo a esse respeito que nos ajude a pensar como melhorar os índices de acertos para os demais anos?

Recorte de um estudo sobre Álgebra:

“O estudo da álgebra constitui um espaço bastante significativo para que o aluno desenvolva e exercite sua capacidade de abstração e generalização, além de lhe possibilitar a aquisição de uma poderá ferramenta para resolver problemas”.
“Para uma tomada de decisões a respeito do Ensino de Álgebra, deve-se ter, evidentemente, clareza de seu papel no currículo, além da reflexão de como a criança e o adolescente constroem o conhecimento matemático, principalmente quanto à variedade de representações. Assim, é mais proveitoso propor situações que levem os alunos a construir noções algébricas pela observação de regularidades em tabelas e gráficos, estabelecendo relações, do que desenvolver o estudo da álgebra apenas enfatizando as “manipulações” com expressões e equações de uma forma meramente mecânica”.  

Álgebra/Sequências

Analisando a primeira sequência:

·                     Na primeira coluna temos a posição ocupada por cada uma das figuras;
·                     Na segunda coluna temos o total de quadradinhos (brancos e pretos) de cada uma das figuras; 
·                     Na terceira coluna temos o número de quadradinhos pretos em cada figura; 
·                     Na quarta coluna temos o números de quadradinhos brancos em cada figura; 




Comparando essas colunas e observando algumas regularidades: 

·                     A segunda coluna corresponde a primeira coluna multiplicada por ela mesmo (n.n); 
·                     A terceira coluna é igual a primeira (n); 
·                     A quarta coluna corresponde a segunda coluna menos a terceira, (n.n - n); 



Fonte: BLOG:http://matematicaef2.blogspot.com e Portfólio Pessoal.  

Quais outras reflexões são possíveis estabelecer na análise destas tabelas?

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