Pauta – Atividades/Oficina
Professores de Matemática
Estruturação do Relatório Pedagógico de 2011 e Observação do Exemplo 1414 da página 86 do 5º. Ano.
Questionários:
· Professores de Matemática das Unidades Escolares de Osasco – Perfil e
· Questionário específico ao Professor de Matemática.
· Observação: informações Blog de Matemática http://matematicaef2.blogspot.com, onde constam os endereços destes questionários no google docs.
Cronograma de Atividades:
1. Reflexões sobre o Ditado de Números – Avaliação de Aprendizagem em Processo – 30’;
Dinâmica – Divisão em grupos de 5 componentes ou no máximo 6 componentes;
Distribuição do material – 2 conjuntos de atividades por grupo;
2. Análise e resolução da questão 06 (7º. Ano) - Avaliação de Aprendizagem em Processo – Observação dos Procedimentos Pessoais dos alunos e discussões – 30’; Idem a dinâmica e distribuição de material – 2 folhas por grupo;
3. Divisão por estimativa – Resolução e discussões – 20’ – 1 folha por componente;
4. Geometria Plana/Espacial – “As Planificações do Cubo/Hexaedro” – ¼ de papel quadriculado para cada professor – Atividades de apoio: SARESP – página 107 – para análise – 2 por grupo – Atividade impressa – 2 por grupos – 40’;
5. Geometria Plana/Espacial – Atividades: “As Caixas Poliédricas” – 1 folha por professor – “Relação de Euler” – 1 folha por professor – Análise da questão da página 73 e da questão da página 121 (discussões de algumas questões) – 30’;
6. “Tangram de sete peças” – Números racionais na forma fracionária e composição de polígonos em tabela de dupla entrada - 20’ para cada atividade;
7. Atividades diversas retiradas da Revista RPM no. 62 – “elas exigem pouco “conteúdo”, pouca “memória”, mas, nas palavras dos idealizadores do PISA, examinam a capacidade dos alunos de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências, enfocando competências que serão relevantes para suas vidas futuras” – 40’;
8. Ângulos – Análise de uma questão – habilidade: reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos – 20’.
9. Princípio Multiplicativo – a partir da “imagem” apresentada e dos comentários elaborados, pensar em grupo na amplitude desta questão – 20’;
Outras propostas de trabalho para este dia, são:
· Utilizar o SOROBAN para operações de adição e subtração;
· Apresentar possibilidades de uso de sólidos geométricos para classificação de poliedros;
· Potencialidades de uso do papel quadriculado/malha quadriculada em sala de aula;
· Potencialidades do uso do geoplano em sala de aula;
· Proposta de “Jogo de Frações”, sub-construto: parte-todo;
· Apresentação de toda bibliografia que está sendo utilizada;
· Divulgação de um grupo de Matemática, PAP-MAT;
Observações gerais:
A Reunião marcada é de 4 horas, o fato de haver muitas atividades, é uma segurança para que tudo ocorra de forma satisfatória e que possa acontecer a continuidade deste trabalho nos ATPC.
PCNP Lúcio Mauro Carnaúba
Diretoria de Ensino Região Osasco
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