sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Avaliação em Processo

Comunicado CGEB/CIMA, de 8-2-2012

Avaliação da Aprendizagem em Processo

As Coordenadoras das Coordenadorias de Gestão da Educação Básica e de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância de: apoiar as ações de planejamento escolar previstas para o início de 2012; diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem
dos alunos que necessitam de atenção imediata; subsidiar a escola e os docentes com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; comunicam:
1 – Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos da rede estadual regular, do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
2- As provas, de caráter diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e  conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e execução de planos destinados à intervenção imediata nas dificuldades dos alunos objetivando a superação das mesmas.
3- As provas a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Lingua Portuguesa – 6° ano do Ensino Fundamental: 14 questões(múltipla escolha);
b)Lingua Portuguesa – 7° ano do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª série do Ensino Médio: 15 questões (múltipla escolha);
c)Matemática – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio: 10 questões (múltipla escolha e abertas).
4 – Além das provas descritas no item 3, foram elaboradas propostas para a produção escrita, a serem realizadas pelos alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª série do Ensino Médio, de modo que a produção seja produto final de uma sequência de atividades desenvolvidas pelo professor
em mais de uma aula, para que o sentido da escrita não fique restrito apenas à finalidade de avaliar.
5- O material de aplicação (provas) será entregue para as Diretorias de Ensino organizado por escola, contendo:
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 6° ano;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 7° ano;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 6° ano;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Fundamental, do 7° ano;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 1 de Língua Portuguesa para turmas do diurno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 2 de Língua Portuguesa para turmas do noturno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 2 de Língua Portuguesa para turmas do noturno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 1 de Matemática para turmas do diurno do Ensino Médio, da 2ª série;
Prova 2 de Matemática para turmas do noturno do Ensino Médio, da 1ª série;
Prova 2 de Matemática para turmas do noturno do Ensino Médio, da 2ª série.
a) a prova 1 de Língua Portuguesa, destinada ao 6° ano do Ensino Fundamental, está contemplada com espaço para desenvolver a proposta de redação, que nos demais anos e séries poderá ser realizada em folhas comuns de caderno.
6 – As provas mencionadas no item 5 do presente comunicado, foram impressas conforme quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, baseado nas matrículas na data base de 17-01-2012 e serão enviadas com uma
reserva de 5% a mais por escola e 5% a mais por Diretoria de Ensino, para suprir as alterações numéricas eventualmente ocorridas em data posterior ao planejamento central das avaliações.
7 – A distribuição das provas impressas, mencionadas no item 5, para as Diretorias de Ensino, ocorrerá no período de 15 a 24 de fevereiro, conforme cronograma anexo a este comunicado, devendo as mesmas se organizarem para a recepção e controle de recebimento e entrega destes materiais para as escolas.
a) as provas em braile e ampliadas, elaboradas e impressas pelo CAPE- Centro de Apoio Pedagógico Especializado-, serão entregues nas Diretorias de Ensino juntamente com as demais.
8 – A aplicação das provas nas escolas se dará no período compreendido entre 27 de fevereiro e 02 de março, conforme programado pelas unidades, considerando:
a) o professor da própria disciplina, como aplicador;
b) dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Redação;
c) preferencialmente aulas duplas.
9- Complementando as provas será produzido o material “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, referente àAvaliação da Aprendizagem em Processo – Inicial de 2012 – com orientações para os professores, necessárias à aplicação das propostas de redação e das provas de matemática, e para a correção e interpretação de resultados, contendo também sugestões de intervenção pedagógica.
a) o material do item 9 será enviado às Diretorias de Ensino por meio eletrônico até o dia 17-02-2012, para encaminhamento às escolas que procederão à sua impressão conforme as respectivas necessidades.
10- O período de planejamento inicial, conforme Resolução SE 44, de 07-07-2011, alterada pela Resolução SE 84, de 22-12- 2011, que prevê 3 dias destinados a esta atividade no primeiro semestre, deve ser programado pelas escolas para a semana posterior à aplicação das provas, entre os dias 05 e 09 de março, com a devida homologação das Diretorias de Ensino.
11- As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto desta avaliação e do planejamento escolar, devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e Escolas, destacando as ações dos Supervisores
de Ensino, Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.

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