segunda-feira, 4 de julho de 2011

Divulgação - Interessante

Curso de Especialização
(PósGraduação LatoSensu)
ÉTICA, VALORES E CIDADANIA NA ESCOLA
Curso Semi-presencial oferecido pela USP (Universidade deSão Paulo) no âmbito do Programa UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de SãoPaulo)
INFORMAÇÕESGERAIS
CURSOGRATUITO
DURAÇÃO: 18 meses
INÍCIO DAS AULAS:15 de agosto de 2011
VAGAS: 1.000 vagas, distribuídas nas seguintes cidades
São Paulo (EACH) –150
São Paulo (Butantã)– 150
Santos – 150
Ribeirão Preto –100
São Carlos – 50
Bauru – 50
Piracicaba – 50
Campinas – 100
Bertioga - 50
Praia Grande – 50
São Vicente – 50
Guarujá - 50
CARGA HORÁRIA:480 horas (360 de atividades Didáticas e 120 para elaboração de monografia)
PÚBLICO:
- Portadores de diploma de ensino superior
- Professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretorem instituição de educação infantil, de ensino fundamental, médio ouprofissional, no exercício da profissão.
INSCRIÇÕES
Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pelo site daFUVEST ( http://www.fuvest.br/ ) de 1/7 a 11/7. Após o preenchimento da ficha deinscrição, o interessado deve pagar uma taxa de R$ 55,00 (cinqüenta e cincoreais) na rede bancária.
PROCESSO SELETIVO
A prova será realizada no dia 24/7, domingo, na cidade que ocandidato indicou como opção para cursar as atividades presenciais obrigatórias(com exceção da baixada santista em que a prova ocorrerá na cidade de Santos),em local e horário a serem divulgados no site da FUVEST. O exame seráconstituído por uma redação em língua portuguesa, elaborada em gênerodissertativo e seguindo a norma padrão da língua, sob temática relacionada aosobjetivos do curso, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos. A nota da redaçãoserá o resultado da avaliação de três aspectos textuais: (1) tipo de texto eabordagem do tema, (2) estrutura e (3) expressão.
ESTRUTURAACADÊMICA DO CURSO
Curso semi-presencial com encontros semanais obrigatórios de4 h/a para o desenvolvimento de projetos coletivos e cooperativos baseados nosprincípios da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e narealidade cotidiana das escolas. As demais atividades acadêmicas serãodesenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais que promovem ambientescolaborativos e cooperativos disponibilizadas na internet, por meio de programasda UNIVESP TV e por meio de vídeo-aulas.
OBJETIVOS
- Oferecer aos profissionais de educação básica do Estado deSão Paulo uma base de conhecimentos sobre ética profissional e na educação, osprocessos de construção de valores socialmente desejáveis e seus reflexos parao desenvolvimento da cidadania ativa.
- Oferecer aos profissionais de educação básica do Estado deSão Paulo acesso aos avanços da pesquisaacadêmica e científica sobre as temáticas de ética, valores e cidadania;
- Instrumentalizar os profissionais da educação paraque promovam no cotidiano das escolasações de formação ética e construção de valores morais, que visem a cidadania,o protagonismo dos jovens e o respeito à diversidade humana, com foco emtemáticas como:
· Convivênciademocrática: visando a construção de relações interpessoais maisdemocráticas na escola e o trabalho com estratégias pedagógicas como a dosgrêmios escolares, mediação e resolução de conflitos e assembléias escolares.
· Direitoshumanos: promovendo o trabalho com a Declaração Universal dos DireitosHumanos e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, visando a construção de valores socialmentedesejáveis.
· Saúde naescola: abordando questões como a TDAH, stress, distúrbios alimentares,bullying e o uso de substâncias psicoativas e seu impacto no cotidiano escolar.
· Educaçãoespecial/inclusiva: discutindo as diversas formas de deficiência e asexclusões geradas pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas,culturais, religiosas, raciais e ideológicas.
· Educação comunitária e as relações daescola com a família: buscandocaminhos para transformar os recursosda cidade e, prioritariamente, do entorno da escola, em espaços deaprendizagem, promoção e garantia de direitos e de aproximação entre escola efamílias.
O Curso de Especialização em “Ética, valores e cidadania naescola” está dividido em 5 módulos ou unidades curriculares, com carga horáriatotal de 480 h/a. Os quatro primeiros módulos, de atividades curricularessemi-presenciais, terão duração de 12 meses. Esses 4 módulos totalizarão 360h/a. O quinto módulo será de elaboraçãode Trabalho de Conclusão de Curso, com duração de 6 meses e carga horária de120 h/a.
• Unidades Curriculares propostas (360 h/a):
Unidade CurricularI–Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores
Disciplinas
Temas Transversais e a estratégia de projetos
Educação e construção de valores
Introdução à Aprendizagem Baseada em Problemas e aosrecursos de mídias digitais
Unidade Curricular II– Educação comunitária, saúde e cidadania na escola
Disciplinas
Educação comunitária e para a cidadania
Saúde e cidadania na escola
Unidade CurricularIII – Direitos humanos e convivência democrática.
Disciplinas
Educação em direitos humanos
Convivência democrática na escola
Unidade Curricular IV– Profissão docente e educação inclusiva
Disciplinas
Ética e profissão docente
Educação Especial / Inclusiva
ENTIDADESPROMOTORAS DO CURSO
NASCE USP Leste
Núcleo de ApoioSocial, Cultural e Educacional

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