Caderno do Professor – E.F. II – 5º. Série – Volume 3 - 2010
Situação de Aprendizagem 1 – Definir e Classificar Experimentando, propomos atividades em que a compreensão das características das figuras geométricas emerge da manipulação experimental e da troca de experiências em pequenos grupos.
Classificação de figuras geométricas com base em critérios estabelecidos inicialmente pelos próprios alunos e, em seguida, pelos professores.
Além do “Tangram” tradicional, serão apresentados outros tipos, bem como algumas possibilidades diferentes de uso.
Propõe o uso de espelhos para a investigação de simetria de reflexão. Objetivo: auxiliar no desenvolvimento da percepção de simetrias nas figuras como meio de facilitador da compreensão de suas propriedades e de suas representações.
Situação de Aprendizagem 2 – Planificando o espaço, proposta de construção de sólidos com palitos de churrasco e conectores de látex, que, além do trabalho com a Matemática, permite aos alunos exercitar sua motricidade.
Exploração de inúmeros desdobramentos do trabalho com a planificação de sólidos por meio de investigação com “Poliminós”. O trabalho com Poliminós permite investigar as várias vistas de uma figura espacial, aborda o raciocínio lógico dedutivo, explora estratégias de contagem e permite o trabalho com jogos de estratégias.
Situação de Aprendizagem 3 – Geometria e frações com o “Geoplano” ou malhas quadriculadas, explorar problemas de perímetro, área, raciocínio lógico e dedutivo e operações com frações utilizando o recurso do “Geoplano”, ele permite o trabalho com a Geometria quanto com a Aritmética, no ensino de adição e subtração de frações.
Situação de Aprendizagem 4 – Perímetro, Área e arte usando malhas geométricas, utilização de malhas de pontos, quadriculada ou de triângulos, na introdução da geometria métrica
As malhas constituem um recurso muito valioso para a compreensão da ideia de medida associada à de comparação.
A compreensão visual do que está sendo discutido nestas atividades mantém relação próxima com o desenvolvimento do tema transversal Cidadania, uma vez que estaremos aprimorando a competência de leitura de imagens dos alunos.
“Simetria, como largo ou estreito, como você pode definir seu significado, é uma ideia pela qual o homem através dos tempos tenta compreender e criar ordem, beleza e perfeição”. (Hermann Wey)
“Corinthians, Palmeiras, Platão, Aristóteles,
A discussão é antiga: as ideias matemáticas são uma criação humana, a partir da realidade empírica, ou sempre existiram em um universal ideal, sendo descobertas pelos matemáticos? Entre tais extremos debatem-se Aristóteles e Platão, respectivamente.
Quando associamos os dez dedos das mãos à criação do sistema decimal de numeração, tendemos a ser aristotélicos. Entretanto, quando notamos que, independente da ação humana, em qualquer circunferência, não importa se grande ou pequena, a razão entre seu comprimento e seu diâmetro é sempre igual a cerca de 3,14, sentimo-nos descobrindo um fato que sempre existiu, mesmo que nunca fosse notado: o número pi nos aproxima de Platão.
Em matemática, há muitas situações que nos aproximam das construções aristotélicas, e muitas outras que nos levam aos braços da revelação platônica”.
É impossível decidir-se racionalmente pelo time de Aristóteles ou pelo time de Platão, tal como não há razão que explique o fato de sermos corinthianos ou palmeirenses”. (Nílson José Machado)
Situação de Aprendizagem 1 – Definir e Classificar Experimentando
Tempo previsto: 2 semanas
Conteúdos e temas: elementos das figuras planas; classificação de figuras; propriedades elementares das figuras planas; identificação de simetria; composição e decomposição de figuras (primeiras ideias sobre perímetro e área de uma figura).
Competências e habilidades: estabelecer critérios de classificação; reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura; resolver problemas geométricos pela experiência; usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza geométrica.
Outra importante habilidade a ser trabalhada com a turma é a de fazer a classificação.
Na faixa etária de alunos da 5º. Série, esse tipo de atividade cria um ambiente favorável de aprendizagem, porque trabalha com experimentação e com material que pode ser trocado e manipulado em um ambiente de brincadeira (lúdico).
A ideia de que uma figura pode ser composta (ou decomposta) por outras é muito rica para o desenvolvimento do pensamento geométrico e constitui uma proposta interessante de continuidade da Situação de Aprendizagem de experimentação e classificação de figuras
Situação de Aprendizagem 2 – Planificando o Espaço
Tempo previsto: 2 semanas
Conteúdos e temas: elementos das figuras espaciais; classificação de figuras espaciais; representação de figuras espaciais; planificações e visitas de figuras espaciais.
Competências e habilidades: estabelecer critérios de classificação; reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura espacial; ler, interpretar e representar figuras tridimensionais; usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza geométrica.
Estratégias: manipulação de material concreto, trabalho em grupo e jogos.
“O estudo de Geometria nas séries iniciais deve buscar elementos de leitura das imagens do nosso mundo como forma de aproximar os temas investigativos do concreto”.
“Entendemos que a Geometria plana tem um papel muito importante na formação inicial dos alunos, pelo fato de desenvolver o pensamento abstrato e fornecer elementos importantes de análise para a investigação dos sólidos geométricos”.
Situação de Aprendizagem 3 – Geometria e Frações com o Geoplano ou Malhas Quadriculadas
Tempo previsto: 2 semanas
Conteúdos e temas: classificação de figuras; elementos de figuras planas; propriedades elementares de figuras planas; introdução às ideias de perímetro e área (composição e decomposição); adição e subtração de frações (com o geoplano); simetria.
Competências e habilidades: comparar perímetros e áreas; resolver situação-problema a partir da leitura atenta do enunciado; desenvolver raciocínio lógico
Atividades:
1º.) Construir o “Tangram” do “Coração Partido”, o “Tangram” de 7 peças (dobradura) e o “Tangram” Circular.
2º.) Pensar um conceito “ideal” para Polígono, discutir? (Artigos da RPM)
3º.) Construir as Planificações possíveis do Hexaedro (cubo), colocando letras do nosso alfabeto para marcar as bases paralelas.
4º.) O que vocês sabem sobre “Poliminós”? Quais são suas regras de formação?
5º.) Quantos são o número de dominós, triminós, tetraminós e pentaminós possíveis?
6º.) Que tipos de atividades poderíamos trabalhar a identificação de objetos a partir da representação das suas vistas?
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