Cálculo Mental - 3º. Parte
Divisão
Podemos escolher entre várias estratégias. Por exemplo, para calcular mentalmente 1500 : 25, podemos proceder como mostramos a seguir:
• Decompondo pela adição o dividendo, e dividindo sucessivamente:
1500 : 25 = (1000 : 25) + (500 : 25) = 40 + 20 = 60
• Decompondo pela multiplicação o dividendo, e dividindo depois um dos fatores:
1500 : 25 = (15 x 100) : 25 = 15 x (100 : 25) = 15 x 4 = 60
• Decompondo pela multiplicação o divisor, e dividindo sucessivamente pelos fatores:
1500 : 25 = 1500 : (5 x 5) = (1500 : 5) : 5 = 300 : 5 = 60
• Compensando pelo dobro do dividendo e do divisor:
1500 : 25 = 3000 : 50 = 6000 : 100 = 60
• Arredondando para completar o milhar e corrigindo depois o resultado:
1500 : 25 = (2000 : 25) – (500 : 25) = 80 – 20 = 60
Como calcular mentalmente os decimais
Para calcular mentalmente com os decimais, podemos proceder de várias maneiras:
• Operando sem considerar a vírgula decimal e depois acrescentá-la no resultado.
Assim, por exemplo, para calcular 2,4 + 2,5, calculamos 24 + 25 = 49, recuperamos a vírgula decimal e temos o resultado: 4,9.
Para calcular 2,3 – 1,5, calculamos 23 – 15 = 8, recuperamos a vírgula decimal e temos o resultado: 0,8.
Para calcular 0,2 x 0,3, calculamos 2 x 3 = 6, recuperamos a vírgula decimal e temos o
Para calcular 1,6 : 2, calculamos 16 : 2 = 8, recuperamos a vírgula decimal e temos o resultado: 0,8.
• Usando frações decimais, ou seja, frações cujos os denominadores são múltiplos de 10, pois os decimais podem ser representados por frações decimais.
2,4 + 2,5 = (2 + 2) + 4/10 + 5/10 = 4 + 9/10 = 4,9
2,3 – 1,5 = 23/10 – 15/10 = 8/10 = 0,8
0,2 x 0,3 = 2/10 x 3/10 = 2 x 3/10 x 10 = 6/100 = 0,06
Operar com 0,1, 0,01, 0,001 é o mesmo que operar com 1/10, 1/100, 1/1000. Multiplicar por 0,1, 0,01, 0,001 é o mesmo que dividir por 10, 100, 1000, e dividir por 0,1, 0,01, 0,001 é o mesmo que multiplicar por 10, 100, 1000.
48 x 0,1 = 48 x 0,1 = 48 : 10 = 4,8
48 : 0,1 = 48 : 0,1 = 48 x 10 = 480
Cálculo Estimado
Em muitas situações o dia-a-dia, não é preciso conhecer o resultado exato de uma operação aritmética. Basta conhecer de uma maneira aproximada, isto é, fazer uma estimativa.
ESTIMATIVA É O RESULTADO DE UM CÁLCULO APROXIMADO.
Vejamos como poderíamos fazer um cálculo estimado de 23 x 19. Os números 23 e 19 são próximos a 20, portanto 23 x 19 é próximo a 20 x 20, ou seja, a 400. Portanto, uma estimativa de 23 x 19 é em torno de 400.
Características do Cálculo Estimado
O cálculo estimado tem uma série de características que o tornam diferente do cálculo exato:
• É realizado, em geral, mentalmente e de forma rápida. Para encontrar 23 x 19, substituímos os números por outros mais fáceis de calcular: 23 por 20 e 19 por 20.
• O resultado obtido não tem de ser o exato, mas suficientemente próximo a ele. O resultado exato não é 400, e sim 437, mas nos dá uma idéia aproximada e pode ser útil em determinadas situações.
• O resultado pode ser diferente dependendo da pessoa que realiza o cálculo estimado. No nosso caso, por exemplo, uma outra pessoa pode substituir o 19 por 20 mais não mudar o 23 e calcular 23 x 20 = 460. O resultado é um pouco mais próximo do exato.
Situações nas quais o Cálculo Estimado é útil
O cálculo estimado é uma forma de calcular útil e prática em muitas situações.
• Situações nas quais algumas das quantidades implicadas em uma operação só são conhecidas de forma aproximada.
1º.) Os pais de Daniel pagaram R$ 72,13 pela eletricidade consumida em sua casa no mês de março. Quanto terão de pagar pelo resto do ano?
Supomos que em cada mês gastarão aproximadamente o mesmo que no mês de março. Para facilitar o cálculo, em lugar de R$ 72,13 podemos considerar R$ 70,00. Como são 9 os meses que sobram depois de março, multiplicamos 9 x 70 = 630. Podemos dizer, portanto, que pagarão pelo resto do ano algo em torno de R$ 630,00.
• Situações nas quais um cálculo é difícil de ser feito mentalmente e nos interessa apenas um resultado aproximado.
2º.) Pedro quer comprar 3 cartuchos de videogame. Em uma loja, eles são vendidos a R$ 15,00 cada. Em outra, o preço é de R$ 20,00, mas pela compra de 2, dão 1 de presente. Em que loja sairá mais barato comprar os cartuchos?
Podemos também resolver esse problema aplicando o cálculo estimado. Na segunda loja, Pedro teria de pagar o dobro de 20, isto é, R$ 40,00 pelos 3 cartuchos; para saber quanto custa cada um, estimamos o resultado de 40 : 3. Ao dividir 40 : 3, o resultado não é exato: 13 e sobra. Assim, o resultado está entre 13 e 14. Um cartucho custa entre R$ 13,00 e R$ 14,00. Portanto, sai mais barato na segunda loja.
• Situações nas quais queremos comprovar se o resultado de uma operação realizada de forma exata e razoável.
Isso acontece, por exemplo, quando fazemos operações com a calculadora. A calculadora faz cálculos exatos, mas tem um defeito: os números que pressionamos para fazer os cálculos não permanecem no visor. Assim, quando sai o resultado, já não podemos comprovar se os registramos corretamente. Por isso, convém estimar se o resultado que a calculadora nos dá é razoável.
3º.) Antônio resolveu um problema adicionando as quantidades 1200, 234, 897 e 128. Ele fez essa adição com a calculadora e o resultado foi 13259. O resultado está certo?
Fazemos uma estimativa da soma dos 4 números arredondando-os: 1200 + 200 + 900 + 100 = 2400. O resultado não parece razoável.
Para maior segurança arredondamos todos os números para cima, trocando 234 por 300, 897 por 900 e 128 por 200, e calculamos 1200 + 300 + 900 + 200 = 2600. A estimativa 2600 nos diz agora algo mais que antes: o resultado não só tem de estar próximo de 2600 como tem de ser menor que 2600. Assim, como 13259 é maior que 2600, agora temos certeza de que o resultado não é razoável, está incorreto. Seguramente Antônio pressionou incorretamente alguma tecla da calculadora.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
A ESTIMATIVA É UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA COMPROVAR RESULTADOS DE OPERAÇÕES FEITAS COM UMA CALCULADORA OU PELO PROCEDIMENTO TRADICIONAL DO LÁPIS E PAPEL.
EM GERAL, OS PROBLEMAS QUE RESOLVEMOS COM O CÁLCULO ESTIMADO PODERIAM SER RESOLVIDOS COM O CÁLCULO EXATO. MAS EM CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS SÓ É POSSÍVEL, OU É MAIS ACONSELHÁVEL, O EMPREGO DA ESTIMATIVA.
PCOP – MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL II – e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br
Páginas
- Página inicial
- SPEC
- Forms - - - Ensino Remoto
- Guia de Aprendizagem Humanas
- Guia de Aprendizagem CN e Matemática
- ATPCG 2023
- Matemática FÁCIL
- Eletivas/2023
- Padlet Diretoria 2024
- Jornal JOCA/2023
- Replicabilidade/2023
- Metodologia Ativa - Wordwall
- Habilidades Essenciais de Matemática - AAP
- Datas Comemorativas/2023
- Arquivos em PADLET
- Setembro Amarelo/2022
- JOCA/2022
- ERER/2022/2023
- M.M.R./Evidências
- Nivelamento
- Guia de Aprendizagem Linguagens
- Horário/2022/2023/2024
- Aprender Juntos
- Março/Plano Mensal
- Dia Internacional da Mulher
- Emancipação de OSASCO
- Eletivas 2022
- Clubes Juvenis
- Práticas Experimentais
- Planos de Recuperação/2022
- Pautas Formativas
- Socioemocionais
- Tutoria
- ATPC/2022
- Orientação de Estudos
- Ensino Integral
- PCA
- Planos de Aula - - - 4º Bimestre
- PA - 3º. Bimestre
- Geografia
- Mentalidades Matemáticas
- História/Sociologia
- Professor
- Professora LP
- Professor de História
- Professora/Atividades
- CMSP/Professores
- CMSP/Alunos
- ERER/2022/2023
- Prova de Promoção/Mérito 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário