2021 - Professora Andrea Melissa
Geografia
Sejam todos bem-vindos!
Turmas: 7º C, 8ºA, 8º B, 8º C e 8º D.
Primeiras atividades REMOTAS.
ELETIVAS - 9ºA/9ºC
e
Projeto de VIDA - 1 C
1º) Complete a frase:
Depois que o isolamento acabar, a primeira coisa que vou fazer é ...
2º) Faça um desenho, destacando seu(s) plano(s) para depois da pandemia.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Projeto de Vida - - - Professora Melissa - - - 1ªC - - - Entrega: 20/04/2021
Atividade individual de análise de tomada de decisões.
Objetivos: compreender como as decisões influenciam e direcionam o futuro.
1) Responda:
O que aconteceria se...
- Eu abandonasse a escola?
- Eu saísse de casa?
- Casasse cedo?
- Eu nunca me casar?
- Eu me envolvesse com más companhias?
- Arranjasse um bom emprego?
- Eu decidisse morar sozinho agora?
- Eu não planejar meu futuro?
2) Escreva uma redação sobre o seguinte tema:
Como minhas decisões de hoje influenciarão meu futuro?
Fontes:
http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/Projeto-de-Vida-_M%C2%A2dulo-I.pdf
https://pixabay.com/pt/images/search/futuro/
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Melissa - - - ELETIVAS - - - Prazo de entrega: 20/04/2021
Atividade: Reflexão sobre a influência da mídia nas práticas alimentares.
1) Marcas famosas, como: Coca-Cola Brasil, Nestlé e McDonald’s, investem em propagandas, promovendo o alto consumo de seus produtos.
a) Cite alguns produtos produzidos por estas marcas.
b) Nas publicidades, a quem são destinados produtos?
(Crianças, adolescentes, adultos).
c) Quais são os desejos e sentimentos despertados pelas suas propagandas?
Alimentos processados aumentam risco de câncer
Estudo divulgado pela universidade francesa Sorbonne Paris Cite associa a ingestão de refrigerantes e comida congelada a maiores chances de desenvolver a doença.
https://www.jornaljoca.com.br/alimentos-processados-aumentam-risco-de-cancer/
O consumo de alimentos processados pode aumentar o risco de câncer, segundo um estudo da universidade francesa Sorbonne Paris Cite.
De acordo com a pesquisa, quando uma pessoa aumenta em 10% o consumo de alimentos processados, o risco de desenvolver um câncer é 12% maior. O estudo analisou alguns tipos de comida processada como barras de chocolate, doces industrializados, refrigerantes, nuggets e comidas congeladas, macarrão, enlatados e embutidos – como salsicha e linguiça. Esses produtos são compostos, em sua maior parte, por altos teores de açúcares, óleos e gorduras e outras substâncias como gordura hidrogenada, amido modificado, aromatizantes, corantes entre outros. Os resultados foram baseados na análise de 104.980 adultos franceses saudáveis, com idade média de 43 anos. Entre os alimentos, foram analisados cerca de 3,3 mil tipos. Os pesquisadores levaram em conta fatores de risco como idade, sexo, se eram fumantes ou se havia antecedentes familiares com câncer. Ainda de acordo com o estudo, os alimentos processados correspondem a 18% da dieta dos participantes. Em alguns países, a proporção chega a 50%.
2) Segundo o estudo da universidade francesa Sorbonne Paris Cite, quais tipos de comida foram analisadas?
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Geografia - - - Professora Melissa - - - Sétimo C
1) Sobre as características territoriais do Brasil é correto afirmar que:
a) Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior país sul-americano.
b) O território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.
c) O Brasil está regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.
d) A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do Sul.
2) O que importa é que os geógrafos conceberam, na construção da Geografia, uma análise de conjunção do natural e do humano, transformando o ___________________ em um conceito que expressa a articulação natureza e sociedade, ou seja, constituíram um objeto de interface entre as ciências naturais e as ciências sociais.
SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Notas sobre epistemologia da Geografia Cadernos Geográficos, n. 12. Florianópolis:
GCN/CFH/UFSC, mai./2005.
O conceito que completa adequadamente a lacuna acima é:
a) espaço geográfico.
b) lugar.
c) paisagem.
d) região.
e) território.
3) Os principais biomas brasileiros são:
a) Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal.
b) Mata de Galeria, Cerrado, Amazônia, Pantanal e Igapó.
c) Biomas costeiros, Campos, Pampas, Pradarias e Mata Atlântica.
d) Manguezal, Pradarias, Amazônia, Caatinga, Cerradão e Campo sujo.
e) Mata de Várzea, Mata dos Cocais, Mata de Araucárias, Pantanal e Cerrado.
4) Os principais biomas mundiais são:
a) Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Desertos e Campos.
b) Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical, Floresta Tropical, Mangues, Floresta Mediterrânea, Monções Asiáticas, Desertos.
c) Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo, Floresta Tropical, Campo Sujo, Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.
d) Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Melissa - - - Tecnologia e Inovação - - - Nonos A/B/C
E.E “Prof. Orlando Geríbola”
Data: 16/04/2021
Atividade: Tecnologia e Inovação - Data de entrega: até 23-04-2021
Turmas: 9A, 9B, 9C - Prof. Melissa
1) Qual é a sua principal fonte de informação?
WhatsApp ( )
Canais de televisão ( )
YouTube ( )
Facebook ( )
Sites de notícias ( )
Instagram ( )
Emissoras de rádio( )
Jornal impresso ( )
Twitter ( )
Outra ( )
2) Quais são seus hábitos nas redes sociais?
Curtir publicações ( )
Compartilhar posts ( )
Publicar conteúdos ( )
Comentar mensagens de outros ( )
Outro tipo de ação ( ) ______________________________________
3) Você tem o hábito de verificar uma informação que não vem de fonte conhecida?
Por quê?
4) Se você tivesse que indicar aos colegas uma fonte confiável para leitura de notícias, qual
(ou quais) escolheria?
5) Você costuma duvidar das informações que lê?
Conteúdo criado por jornal Joca | Editora Magia de Ler
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Melissa - - - Geografia - - - Oitavos Anos A/B/C/D
E.E “Prof. Orlando Geríbola”
Data: 16/04/2021
Atividade: Geografia - Prof. Melissa
Turmas: 8A, 8B, 8C, 8D - Entrega: até 23-04-2021
1- Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical.
Considere as afirmações:
I) O Brasil situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich.
II) O Brasil é cortado ao norte pela Linha do Equador.
III) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer.
IV) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
V) Os 8% restantes estão na Zona Temperada do Sul.
a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas IV e V são verdadeiras.
d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras.
e) Apenas I, II, III e V são verdadeiras.
2- A expressão ____________________, também chamada de “população relativa”, refere-se à proporção entre quantidade de pessoas presentes em um dado território em relação à área que ocupam. É um importante índice capaz de indicar quando há um grande número de habitantes em áreas reduzidas ou quando ocorrem casos de vazios territoriais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna indicada no texto:
a) Demografia
b) Densidade Demográfica
c) População local
d) Relação habitante/área
e) População residente
3- Além da renda per capita do país, quais são os outros critérios levados em conta na avaliação do IDH?
a) Mortalidade infantil, número de hospitais e número de analfabetos.
b) Criminalidade, número de crianças matriculadas em escolas e acesso à energia elétrica.
c) Número de casas com esgoto, número de analfabetos e número de anos que se espera que as crianças
permaneçam na escola.
d) Expectativa de vida, média de escolaridade dos adultos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Melissa - - - Projeto de Vida - - - Adaptação Curricular
Objetivos: auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem ou com deficiência para que possam aprender a aprender.
E.E “Prof. Orlando Geríbola” Data: 22/04/2021
Projeto de Vida - Professora Melissa
Data de entrega: até 30-04-2021
(Atividades adaptadas pela professora Izabel Coelho da Silva Bistratini)
1. Pensem nas palavras abaixo e escrevam em poucas palavras seus significados:
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Tecnologia e Inovação - - - Professora Melissa - - - Adaptações Curriculares
Objetivos: atender nossos alunos com dificuldades de aprendizagem ou com deficiência para que possam aprender a aprender.
E.E “Prof. Orlando Geríbola” Data: 22/04/2021
Tecnologia e Inovação - Professora Melissa
Data de entrega: até 30-04-2021
Habilidades: reconhecer a presença no bullying e identificar diferentes formas de manifestação, entre elas a intolerância digital.
Bullying, entre os seus vários significados está a forma como ele acontece no contexto real (presencial ou remoto), podendo ser um tipo de intimidação entre pares, crianças, adolescentes ou adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário