2021
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - MMR - - - AAP/2021 - - - Devolutiva na Sala de Aula - - - Professora Márcia - - - Primeira Série do EM
Questão 03
Habilidade P100437H6
Texto: "Como fazer chantilly"
Fonte: http://receitasdeminuto.com/como-fazer-chantilly/
Questão 04
Habilidade P100436H6
Texto: "Como fazer chantilly"
Fonte: http://receitasdeminuto.com/como-fazer-chantilly/
Questão 05
P101087L7
Leitura do Subtexto
Fonte: http://hupokhondria.com/category-opiniao/raissa-varandas
Questão 06
P101097L7
Textos 1 e 2
"Iguaçu" e "Rio São Francisco"
Fonte: https://www.letras.com.br/quinteto-violado e AAP/2021
AAP de Língua Portuguesa do Primeiro Bimestre
Muito obrigado!
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Roteiro "Aprender Sempre" - - - Professora Márcia Marcomini
Mês de Março
Primeiras Séries A, B e C
Atividades de Língua Portuguesa
Apostila "Aprender Sempre"
Aula 1 - Diagnóstico dos conhecimentos prévios (ativação inicial) - Apresentação do texto publicitário
Objetivos da aula:
Ler para conhecer, diversos textos publicitários modais;
Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes nos textos publicitários.
Atividades
Responder a atividades 1
Aula 2 - Identificando as características do texto publicitário.
Objetivo da aula:
Identificar, no gênero textual publicitário escrito, os elementos essenciais à constituição deste gênero;
Analisar as características dos elementos que compõem o gênero textual em estudo.
Atividades
Responder as atividades 1, 2 e 3.
Aula 3 - Percebendo a linguagem utilizada no texto publicitário.
Objetivos da aula:
Reconhecer o uso da linguagem verbal e não verbal nos textos publicitários;
Identificar, nos textos publicitários, os discursos persuasivos, de convencimento.
Atividades
Responder as atividades 1 e 2.
Aula 4 - Reconhecendo as estratégias de persuasão no texto publicitário.
Objetivos da aula:
Analisar o gênero textual publicitário, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos;
Comparar diferentes campanhas/peças publicitárias.
Atividade
Responder a atividade 1.
Professora Marcinha - Língua Portuguesa - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
1. Coloque ( D ) para denotativo e ( C ) para conotativo:
( ) Hoje irei ao cinema.
( ) João quebrou o espelho do banheiro.
( ) Esse menino tem um coração de ouro.
( ) A Praça do peixe fica no coração de Bataguassu.
( ) Fiz um transplante de coração.
( ) Karina é mesmo má tem um coração de pedra.
( ) Para vencer a luta era preciso alcançar o coração do país.
( ) Kelly completou vinte primaveras.
( ) Na primavera as flores abrem suas pétalas.
( ) Correu muito, porém não pegou o trem para São Paulo.
( ) A tempestade foi terrível no Rio de Janeiro.
( ) Minha mãe é meu espelho.
( )Carla superou seus problemas conjugais.
( )”O amor é fogo que arde sem se ver...”
( )Pedro mora no coração de São Paulo.
CONCEITO
Eufemismo é uma figura de linguagem que busca suavizar uma expressão através do uso de termos mais agradáveis. O eufemismo apresenta uma maneira de lidar delicadamente com certas notícias. É a figura que se opõe à hipérbole, que acontece quando o falante exagera ao enunciar as situações.
Exemplo de eufemismo.
O homem partiu desta para melhor.
Para evitar dizer que a pessoa morreu , usamos está expressão .
Exemplo de hipérbole
A mulher chorou um mar de lágrimas.
Ninguém chora “um mar" de lágrimas, exagero da ideia de sofre.
2. Classifique as figuras de linguagem usadas nas seguintes frases em hipérbole e eufemismo.
a) Eu morri de rir com aquela história.
b) Minha filha mais nova já é mocinha.
c) Você está ficando muito cheinha.
d) Ele veio voando para casa.
e) Já disse isso um milhão de vezes.
f) Ele sempre foi meio desprovido de inteligência.
( ) João quebrou o espelho do banheiro.
( ) Esse menino tem um coração de ouro.
( ) A Praça do peixe fica no coração de Bataguassu.
( ) Fiz um transplante de coração.
( ) Karina é mesmo má tem um coração de pedra.
( ) Para vencer a luta era preciso alcançar o coração do país.
( ) Kelly completou vinte primaveras.
( ) Na primavera as flores abrem suas pétalas.
( ) Correu muito, porém não pegou o trem para São Paulo.
( ) A tempestade foi terrível no Rio de Janeiro.
b) Minha filha mais nova já é mocinha.
c) Você está ficando muito cheinha.
d) Ele veio voando para casa.
e) Já disse isso um milhão de vezes.
f) Ele sempre foi meio desprovido de inteligência.
Professora Márcia - Língua Portuguesa - Sétimos Anos - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
LÍNGUA PORTUGUESA
7 ANO
Leia:
Erva-mate
Um cacique guarani, considerado o mais sábio da tribo, andava infeliz. Caá-yari, única filha, queria se casar com um jovem guerreiro. Não iria mais morar com o velho pai e, para acompanhar o marido, viveria longe. Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam, o cacique rezou pedindo um companheiro para as horas de solidão. Tupã ouviu a prece e mostrou para o índio um erval, com árvore de folhas muito verdes e lustrosas. Ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas. E assim nasceu a erva-mate. Servido com água quente, o pó forneceu uma bebida de gosto agradável.
Tupã também ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia para acomodar a erva e a fazer um canudo de taquara trançada numa ponta para sorver o líquido quente. O mate e o apetrecho para tomar o chimarrão nasceram juntos. No decorrer dos séculos, os gaúchos substituíram as taquarinhas pelas bombas de metal e criaram enfeites para as cuias.
O velho guerreiro recebeu de Tupã o melhor companheiro que poderia imaginar. Quando ia se sentir só, preparava um mate amargo. Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho pelo pai a transformou na protetora de todos os ervais do Rio Grande do Sul.
Até hoje, os gaúchos apreciadores de erva-mate juram que, nas horas de solidão e tristeza, o chimarrão é o amigo e conselheiro. Faz bem para a saúde do corpo e da alma, ninguém pode negar. Nas rodas de galpão, anima a conversa e mantém todo mundo alegre.
URBIM, Carlos. “O negrinho do pastoreiro e outras lendas gaúchas”. Porto Alegre: RBS Publicações, 2004.
Questão 1 – Quem conta a história acima?
a) um cacique guarani.
b) Caá-yari, única filha do cacique guarani.
c) Tupã.
d) o narrador-observador.
Questão 2 – Segundo o texto, um cacique guarani andava infeliz. Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3 – Diante da situação de infelicidade, o cacique guarani tomou uma atitude para resolver o seu problema. Identifique-a:
a) proibiu a filha de se casar.
b) decidiu que moraria com a sua filha.
c) rezou ao deus Tupã, pedindo um companheiro.
d) aprendeu a cultivar a erva-mate.
Questão 4 – O problema do cacique guarani começou a ser resolvido quando o deus Tupã:
a) “ouviu a prece e mostrou para o índio um erval”.
b) “ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas”.
c) “nasceu a erva-mate”.
d) “ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia”.
Questão 5 – Ao final da história, o cacique guarani conseguiu o que desejava? Conte:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 6 – Assinale a frase em que a expressão sublinhada se refere ao cacique guarani:
a) “[...] queria se casar com um jovem guerreiro.”
b) “Como não teria a filha a seu lado nos anos [...]”
c) “[...] um companheiro para as horas de solidão.”
d) “Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho [...]”
Questão 7 – Na passagem “Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam [...]”, o termo “Como” introduz:
a) uma exemplificação.
b) uma comparação.
c) uma causa.
d) uma conclusão.
Questão 8 – O texto lido é do gênero “lenda”. Por isso, podemos concluir que ele atende ao propósito de:
a) explicar o surgimento do chimarrão.
b) narrar uma história de amor.
c) destacar a importância do chimarrão para a saúde.
d) ensinar o preparo do chimarrão.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Língua Portuguesa - Professora Márcia Marcomini
Sétimos ANOS
Professora Márcia Marcomini - Língua Portuguesa - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
E.E. ORLANDO GERÍBOLA
LÍNGUA PORTUGUESA
7ºA/ 7ºB/7ºC
PROFº MÁRCIA L. MARCOMINI
HABILIDADE: (EF67LP14A) – DEFINIR O CONTEXTO DE PRODUÇÃO DA ENTREVISTA (OBJETIVOS, O QUE SE PRETENDE CONSEGUIR, ESCOLHA DO ENTREVISTO ETC.)
Criada há mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme “Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras entre países.
Revista - Por que colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?
Mauricio de Sousa - Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições de encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai trabalhar no filme. Queremos um filme alegre, que inspire e que marque época.
Revista - Como será a escolha dos atores?
Mauricio de Sousa - Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (...)
Revista - A Turma da Mônica é imune à crise?
Mauricio de Sousa - Nós temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de forma constante ao longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua vendendo milhões. (...)
Revista - Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas?
Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú (cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia, os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.
Revista - E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos?
Mauricio de Sousa - No começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece.
Revista - Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca é líder de mercado?
Mauricio de Sousa - Sim. A maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(...)
Revista - Vivemos um momento de intolerância também no Brasil. De que
forma sua atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação
do outro?
Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem felicidade.(...)
https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada
01.Quem é o entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?
____________________________________________________________________
02. Por que Mauricio de Sousa decidiu colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será lançado em 2018?
________________________________________________________________________________________________________________________________________
03.Explique quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas nos países onde o gibi da Turma da Mônica é veiculado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. De acordo com o texto, explique de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
05.Explique como a maça passou a ser comercializada com a marca Turma da Mônica e virou líder no mercado.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________
06.Diante de tanta intolerância ocorrida no Brasil e no mundo, como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?
________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
EE "ORLANDO GERÍBOLA"
PROF MÁRCIA MARCOMINI
LÍNGUA PORTUGUESA 7A/7B/7C
ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA 15/06 A 19/06
E.E. ORLANDO GERIBOLA
LÍNGUA PORTUGUESA
7ºA 7ºB 7ºC
PROF MÁRCIA MARCOMINI
Habilidades:
(EF69LP24B) – RECONHECER O CARÁTER INTERPRETATIVO DAS LEIS E AS VÁRIAS
PERSPECTIVAS QUE PODEM ESTAR EM JOGO.
Objetivos:
•
ESTUDAR O GÊNERO TEXTUAL “LEI” E SUAS CARCTERÍSTICAS;
•
INTERPRETAR ARTIGOS DE LEI;
• RECONHECER
E COMPREENDER A LEI, ENQUANTO DOCUMENTO ORGANIZADOR, REGULADOR E CONTROLADOR DA
VIDA EM SOCIEDADE, OU SEJA, COMO UM “MANUAL’ DE DIREITOS E DEVERES DOS
CIDADÃOS.
Conteúdos:
• TEXTO
JURÍDICO
LINK DO CENTRO
DE MÍDIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO:
https://www.youtube.com/watch?v=vwqJtFdh1mE ( MINISTRADA EM
23/06/2020)
1) Observe
a imagem abaixo.
Nesta
imagem aparece algum objeto do campo jurídico? Qual o nome? E o que ele
representa?
2) Leia
o texto abaixo .
O
fragmento “POSSE RESPONSÁVEL: maltratar ou abandonar animais é CRIME previsto
em lei”, funciona como:
a)
uma advertência
b)
um conselho
c)
um convite
d)
uma sugestão
3)
Leia o texto abaixo.
a)
Qual o número da lei em destaque?
b)
O que ela determina?
c)
Qual o valor caso algum cidadão não
a cumpra?
d)
Qual o significado da palavra reincidência?
e)
Quem são os membros que não precisam
cumprir a lei acima?
f)
Pesquise o significado do termo EPIs.
4)
Leia o texto abaixo.
Injúria Racial. Injúria Racial é ofender alguém com base em sua raça, cor, etnia,
religião, idade ou deficiência. O Código Penal, em seu artigo 140, descreve o
delito de injúria, que consiste na
conduta de ofender a dignidade de alguém, e prevê como pena, a reclusão de 1 a
6 meses ou multa.
•
De acordo com o texto acima, qual a
pena para quem comete injúria racial?
•
Em qual artigo dispõe a lei
referida?
5)
Agora é a sua vez!!
Crie uma
lei para a imagem veiculada abaixo. Não se esqueça dos artigos e da pena aplicada!!
Projeto de Vida - Professora Márcia Marcomini - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - JULHO/2020
Escola Estadual Professor Orlando Geríbola
Professora: Márcia Osório de Lima Marcomini
Aula de Projeto de Vida para 6° ano D
Exercícios referente a semana do dia 11/05 à 15/05
Tema: Quando tudo começa a mudar quando sou eu quem decido
Aula de apoio: https://youtu.be/NdjwBhjZUmU
Reflexão
Na aula anterior, você aprendeu a fazer um plano de desenvolvimento pessoal. Você está seguindo esse plano?
O sonho é a base da nossa trajetória... É o que eu quero realizar ...Para isso, é necessária uma atitude de protagonista.
Afinal de contas o que é ser protagonista?
Atividade 1
Faça um pequeno texto ou um desenho que demostrem os desafios que você encontra atualmente para realizar o seu Projeto de Vida. Você pode fazer colagens ou usar a tecnologia em sua produção.
Atividade 2
Releia seu texto ou olhe seu desenho e responda:
1- Quais são os desafios que dependem apenas de você para serem superados?
2- Existe alguma característica sua que ajuda a enfrentar alguns desafios que você descreveu anteriormente? Qual?
3- Aponte 3 dicas para cada desafio que depende apenas para supera -ló
Bom trabalho!
Projeto de Vida - Professora Márcia Marcomini - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - JULHO/2020
E.E Professor Orlando Geríbola
Professora: Márcia Osório de Lima Marcomini
Aula de Projeto de Vida para o 6º D
Exercícios Semanal (2 aulas) dia: 06 à 10/07/2020
Tema: O desafio dos superpoderes
Aula do CMSP - dia 08/07 – O desafio dos superpoderes
Quem perdeu acessa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=622vOaliEW8
Vídeo de suporte: https://www.youtube.com/watch?v=2gWn1b_N2jk
Acionando nossos superpoderes
As competências socioemocionais – empatia, respeito, tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração e organização.
Atividade
Apostila do aluno páginas: 75 e 76
Faça uma pausa. Feche os olhos e tente lembrar quais foram os seus sentimentos, pensamentos e ações nos últimos meses. Pense nas situações difíceis que você vivenciou.
Agora responda:
1- Como você lidou com elas?
2- O que fez ou tem feito para superá-las?
3- Quais competências socioemocionais você utilizou?
Com base na sua reflexão, escolha uma das competências socioemocionais e responda como você a exerce no seu dia a dia, citando exemplos para ilustrá-la.
Resposta:
Reflexão
1- Você costuma autoavaliar as suas ações e escolhas?
Resposta:
2- Quando foi a última vez que você se autoavaliou?
Resposta:
Retomando as competências socioemocionais...
Da(s) competência(s) que você escolheu durante o 1º bimestre para aprimorá-la(s) no decorrer do ano, há alguma outra que você precisa desenvolver melhor? Relate como você pode desenvolvê-la da melhor forma.
Competência escolhida | Por exemplo: respeito |
Comportamento que eu pretendo praticar mais. | Comportamento que eu pretendo praticar menos. |
Selecione a competência socioemocional que você pretende se aprimorar e preencha.
Projeto de Vida - Professora Márcia Marcomini - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - JULHO/2020
E.E Professor Orlando Geríbola
Professora: Márcia Osório de Lima Marcomini
Aula de Projeto de Vida para 6° ano D
Exercícios referente a semana do dia :18 A 22 de maio
Tema da aula: O que eu já sei e o que eu preciso saber mais.
Professora: .....................................................................................
Aluno(a): ______________________________________ nº_____ Série:____________
Competências socioemocionais:
Desenvolvimento socioemocional em foco: empatia, curiosidade para aprender, autoconfiança e organização.
Objeto do Conhecimento:
Situação de Aprendizagem: Eu e os meus talentos no palco da vida.
Recursos:
- Caderno do aluno São Paulo Faz Escola (Projeto de Vida);
- Aulas do Centro de Mídias;
- Caderno de Projeto de Vida para anotações;
- Videoaula do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP);
Avaliação:
Serão considerados os seguintes aspectos para a avaliação:
1 – Participação durante as aulas do CMSP, TV Educação e participação.
2 – Esforço e responsabilidade no desenvolvimento e na entrega da atividade proposta.
ACOMPANHAMENTO DAS AULAS DE PROJETO DE VIDA DO CENTRO DE MÍDIAS
Orientações:
1. Assistir as aulas de Projeto de Vida do Centro de Mídias desta semana pelo aplicativo ou pelo canal da TV Educação. ATENÇÃO: Prepare seu material com antecedência (Caderno para anotações, Caderno do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis, caneta e borracha).
Quarta-feira (20/05) |
1ª Aula 7h30 – Projeto de Vida |
2. Anote a data e o Tema da aula, resolva as atividades dadas em seu caderno e registre suas dúvidas.
3. Participe do chat do aplicativo com respeito.
4. Após a aula, anote em seu caderno o que você entendeu sobre o tema apresentado.
Orientações:
● Após assistir a aula de Projeto de Vida no aplicativo CMSP, faça as anotações abaixo e responda as questões no seu caderno.
Tema da aula: O que eu já sei e o que eu preciso saber mais.
Atividade 1 – Responda no caderno:
1 – O que você aprende sem precisar de muito esforço?
2 – O que você tem paixão por fazer e acredita que faz muito bem?
3 - Há alguma coisa que outras pessoas pedem para você ensinar a elas? Ou pedem a sua ajuda para aprenderem?
4 – Há alguma coisa que você sempre faz e que as pessoas costumam elogiar bastante?
Após responder essas questões você já identificou o seu talento! É aquilo que você gosta de fazer e faz bem!
Atividade 2 – Responda no caderno:
→ Pense em tudo o que você gostaria de aprender ou saber mais....
Com essas informações em mãos, preencha a tabela a seguir:
O que quero aprender?
| O que posso fazer para aprender? | Quando farei essa ação? |
|
|
|
Bons estudos!!!
E.E. ORLANDO GERÍBOLA
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFª MÁRCIA MARCOMINI
7ºA 7ºB 7ºC
Leia, com muita atenção, o poema abaixo:
Lembranças do mundo antigo
Carlos Drummond de Andrade
Clara
passeava no jardim com as crianças.
O céu era
verde sobre o gramado,
a água era
dourada sob as pontes, outros elementos eram azuis, róseos e alaranjados.
O
guarda-civil sorria, passavam bicicletas,...
A menina
pisava a relva para pegar um pássaro...
O mundo
inteiro, a Alemanha, a China,
tudo era
tranquilo em redor de Clara.
As crianças
olhavam o céu!
Não era
proibido.
A boca, o
nariz, os olhos estavam abertos!
Não havia
perigos.
Os perigos
que Clara temia eram
a gripe, o
calor, os insetos...
Clara tinha
medo de perder o bonde das 11 horas,
esperava
cartas que custavam a chegar,
Nem sempre
podia usar vestido novo.
Mas passeava
no jardim pela manha!!!
Havia
jardins, havia manhãs, naquele tempo!!!
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Lembranças do
mundo antigo. In: ___ Sentimento do Mundo,
1940.)
Agora,
responda:
1. De acordo com o poema, como era o mundo
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O que podemos interpretar da passagem “Mas
passeava no jardim pela manhã”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
A partir da descrição, no
poema, de um mundo que ficou apenas na lembrança, como podemos caracterizar o
“novo” mundo marcado por diferentes transformações?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Quantos
versos há no poema?
5. Quantas estrofes
há no poema?
Professor Márcia Marcomini - Língua Portuguesa - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Concordância Verbal
Professora Márcia Marcomini - - - - Língua Portuguesa - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
E.E. ORLANDO GERÍBOLA
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFª MÁRCIA MARCOMINI
7ºA 7ºB 7ºC
1) Assinale a frase cujo verbo em destaque é transitivo direto:
a) “Mergulhado em névoa branda, o verde era pálido e opaco.”
b) “Contra o céu, erguiam-se os negros penhascos [...]”
c) “[...] tão retos que pareciam recortados a faca.”
d) “[...] o sol espiava atrás de uma nuvem.”
2) O complemento do verbo transitivo direto é chamado de objeto direto. Assinale o objeto direto que compõe a frase “Aquele som eu também conhecia.”:
a) “Aquele som”
b) “eu”
c) “também”
d) “conhecia”
3) O verbo sublinhado é transitivo direto em:
a) “[...] perguntava a mim mesma [...]”
b) “[...] transpus a colina e cheguei ao campo.”
c) “Tudo aquilo – disso estava bem certa – era completamente inédito pra mim.”
d) “Fui andando em direção aos penhascos.”
4) Conclui-se que o verbo transitivo direto:
a) tem sentido completo.
b) exige complemento com preposição.
c) exige complemento sem preposição.
d) exige dois complementos: um com e outro sem preposição.
5) O verbo grifado é transitivo indireto em:
( ) “Depois de cuidar do ferimento da criança [...]”
( ) “[...] esta observação pode mudar tudo [...]”
( ) “[...] o esquema de vacina contra a raiva deverá ser o mais rigoroso possível.”
6) Na passagem “[...] e lhe dá uma mordida.”, o verbo “dar” é:
( ) transitivo indireto
( ) transitivo direto e indireto
( ) transitivo direto
Professora Márcia Marcomini - - - - Projeto de Vida - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Escola Estadual Professor Orlando Geríbola
Professora Márcia Osório de Lima Marcomini
Aula de Projeto de Vida para o 6º ano D
Exercícios Semanal (2 aulas) dia: 13/07 à 17/07/2020
Tema: Memorias e História
Aula do CMSP - dia: https://www.youtube.com/watch?v=4o5e3yrEH6U
Vídeo de suporte: https://www.youtube.com/watch?v=WGlg8RZSmJE
Objetivo da Aula: Compreender a si próprio por meio do levantamento sua história e identificação com o objeto (amuleto)
Procure em casa um objeto que traga a você história de lembranças pessoais. Pode ser um desenho, um presente, um livro, uma agenda, uma fotografia entre outros.
Em seu Caderno Responda
1- Qual o objeto?
2- Por que este objeto é importante para você?
3- Quais memorias lhe faz lembrar?
4- Comente uma lembrança boa, a qual você guarda em sua mente, descreva o que aconteceu?
Não esqueça das atividades e bom estudos!!!!!
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