sábado, 1 de agosto de 2020

Professora Márcia Marcomini - - - - Língua Portuguesa - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

E.E. ORLANDO GERÍBOLA

LÍNGUA PORTUGUESA

PROFª MÁRCIA MARCOMINI

7ºA 7ºB 7ºC

 

1) Assinale a frase cujo verbo em destaque é transitivo direto:

a) “Mergulhado em névoa branda, o verde era pálido e opaco.”

b) “Contra o céu, erguiam-se os negros penhascos [...]”

c) “[...] tão retos que pareciam recortados a faca.”

d) “[...] o sol espiava atrás de uma nuvem.”

 

2) O complemento do verbo transitivo direto é chamado de objeto direto. Assinale o objeto direto que compõe a frase “Aquele som eu também conhecia.”:

a) “Aquele som”

b) “eu”

c) “também”

d) “conhecia”

 

3) O verbo sublinhado é transitivo direto em:

a) “[...] perguntava a mim mesma [...]”

b) “[...] transpus a colina e cheguei ao campo.”

c) “Tudo aquilo – disso estava bem certa – era completamente inédito pra mim.”

d) “Fui andando em direção aos penhascos.”

 

4) Conclui-se que o verbo transitivo direto:

a) tem sentido completo.

b) exige complemento com preposição.

c) exige complemento sem preposição.

d) exige dois complementos: um com e outro sem preposição.

 

5) O verbo grifado é transitivo indireto em:

(     ) “Depois de cuidar do ferimento da criança [...]”

(     ) “[...] esta observação pode mudar tudo [...]”

(     ) “[...] o esquema de vacina contra a raiva deverá ser o mais rigoroso possível.”

 

6) Na passagem “[...] e lhe dá uma mordida.”, o verbo “dar” é:

(     ) transitivo indireto

(     ) transitivo direto e indireto

(     ) transitivo direto


Um comentário: