segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Outubro Rosa - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I.

 

Outubro Rosa

Orientação de Estudos

 

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:

I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Este ano, o INCA adotou o slogan: Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Saiba mais sobre o tema e conheça as peças da campanha do INCA de 2021!

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Union for International Cancer Control (UICC)


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/outubro%20rosa/

 

Atividades:

 

1º) Crie um slogan para campanha de Câncer de Mama de 2023.  

2º) Use sua criatividade e pense numa nova ideia para simbolizar a campanha de Câncer de Mama para todas as mulheres do planeta terra.

3º) Como que você e seus amigos poderiam criar uma campanha de conscientização para prevenção do Câncer de Mama em nosso entorno?

4º) Leia o texto e discuta com seus colegas sobre a importância destas informações.

CGPG

Lúcio Mauro Carnaúba   

Nenhum comentário:

Postar um comentário