Outubro Rosa
Orientação de Estudos
Outubro Rosa é um
movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama,
criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G.
Komen for the Cure.
A data, celebrada
anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a
conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de
diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu
o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que
devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:
I –
iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de
informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e
exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do
tema.
O Instituto
Nacional de Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010 e promove eventos
técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como produz materiais
e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores
protetores e detecção precoce do câncer de mama.
Este ano, o
INCA adotou o slogan: Eu cuido da minha saúde todos os
dias. E você?
O câncer de
mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em
desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos
novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa
cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As
taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as
maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o
Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com
um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Esse tipo de
câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as
mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população
mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de
mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os
principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo),
geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com
casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de
líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou
na região das axilas.
Saiba
mais sobre o tema e conheça as peças da campanha do INCA de 2021!
Fontes:
Instituto Nacional
de Câncer (INCA)
Union for
International Cancer Control (UICC)
Fonte da
Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/outubro%20rosa/
Atividades:
1º) Crie um slogan para campanha de Câncer de Mama de 2023.
2º) Use sua criatividade e pense numa nova ideia para
simbolizar a campanha de Câncer de Mama para todas as mulheres do planeta terra.
3º) Como que você e seus amigos poderiam criar uma campanha
de conscientização para prevenção do Câncer de Mama em nosso entorno?
4º) Leia o texto e discuta com seus colegas sobre a importância
destas informações.
CGPG
Lúcio Mauro Carnaúba
Nenhum comentário:
Postar um comentário