Jornal Tino Econômico/Número
06
A habilidade
EF03GE08 consiste em: Relacionar a produção de lixo doméstico ou da
escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para
o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e
reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no
entorno.
“Brasileiros produzem
mais de 1 KG de lixo por dia”
“Segundo o “Panorama
dos resíduos sólidos do Brasil”, da Abrelpe, a produção de lixo por habitante
alcançou a média de 381 KG por ano”
Quantos brasileiros foram
responsáveis pela geração de mais de oitenta toneladas de lixo em 2022? Como se
lê esse número?
Qual a quantidade de lixo em
toneladas que foram geradas por esses brasileiros em 2022? Quanto isso
representa diariamente?
Que objeto foi utilizado como
comparação e que diz respeito a essa quantidade de lixo?
O que significa a sigla Abrelpe?
Qual é a produção média de lixo
por habitante observada pela Abrelpe?
Qual foi a queda observada em
2022 em relação a 2021 em toneladas de lixo?
Qual é a sua interpretação em
relação ao gráfico de setor (circular/pizza), “Para onde vai o lixo dos
brasileiros (em %)? (dicas: o que significa cada uma das cores, o percentual de
cada uma delas)
Como se lê os seguintes números
que estão escritos na forma de notação: 76,1 milhões de toneladas; 46,4 milhões
de toneladas e 29,7 milhões de toneladas.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
Dê a sua opinião sobre o Jornal
Tino Econômico.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
Como a Escola “Professor Orlando
Geríbola” P.E.I. tem tratado seu lixo e de que maneira isso pode impactar para
minimizar os problemas brasileiros. (dica: pergunte mais sobre o assunto a
Professora Elaine e saiba bem mais sobre quais são essas ações, e entenda que
seu papel individual é essencial e imprescindível ao nosso Planeta)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
Faça uma representação dos
diversos tipos de separação de LIXO que você conhece e que a Escola vem
adotando como prática em seu cotidiano, visando diminuir o impacto negativo da
produção de resíduos de diferentes tipos em nosso meio ambiente.
Professora Elaine/CGPAC
Wellington/CGPG Lúcio
Nenhum comentário:
Postar um comentário