quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

P.E.I. "Professor Orlando Gerínbola" - - - Guia de Aprendizagem - - - PCG Lúcio, PCA: Kamila, Ana Lúcia e Wellington e Professores dos Anos Finais.

 


Pontos interessantes da reunião na sala de leitura: 

As pesquisas e estudos apontam que os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais estão veiculados com os quatro pilares da educação.  

Os quatro pilares da educação compõem-se dos seguintes saberes: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. 

"Zabala (1998:42-48) aborda os conteúdos em três categorias atitudinais, conceituais e procedimentais. Os conteúdos conceituais referem-se à construção ativa de capacidades intelectuais para operar símbolos, imagens, ideias e representações que permitam organizar as realidades. Os conteúdos procedimentais referem-se ao fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtém e os processos que colocam em ação para atingir as metas que se propõem e os conteúdos atitudinais referem-se à formação de atitudes e valores em relação à informação recebida, visando a intervenção do aluno em sua realidade."[1]


CONTEÚDOS CONCEITUAIS: APRENDER A CONHECER


"O conceito é considerado um instrumento do conhecimento, através dele é que ser humano desenvolve sua compreensão do mundo que o rodeia, ele capacita para o mercado de trabalho e torna-se o maior alvo de pesquisa estudantil."

"Os conteúdos conceituais são a base do aprender a conhecer concebendo-nos a oportunidade de lembrar que aprendemos vastamente com as experiências que adquirimos durante a nossa vivência, e acrescentando que "aprender a conhecer e aprender a fazer são, em larga medida, indissociáveis" [3]."


CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: APRENDER A FAZER


"Os conteúdos procedimentais resumem-se em colocar em prática o conhecimento que adquirimos com os conteúdos conceituais."


"Nenhum conhecimento se faz por si só, todos possuem sua base, assim como aprender a conhecer é base do aprender a fazer, aprender a fazer também torna-se base de aprender a viver juntos, pois existem projetos, processos e procedimentos que não poderão ser feitos ou produzidos por um único ser."


CONTEÚDOS ATITIDINAIS: APRENDER A VIVER JUNTOS APRENDENDO A SER


"Os conteúdos atitudinais são a vivência do ser com o mundo que o rodeia. O aprendizado de normas e valores torna-se alvo principal para que este conteúdo seja adquirido por quem quer que seja, e na sua proporção e qualificação só é desenvolvido na prática e em seu uso contínuo."


"Os conteúdos atitudinais passam pelo processo sociedade-indivíduo-sociedade. No meio escolar estes conteúdos são trabalhados todo o tempo, seja ele nos trabalhos individuais ou em grupos, sendo ele melhor trabalhado em grupo já que o tema proposto é aprender a viver juntos respeitando uns aos outros em suas opiniões concordando ou discordando de determinadas atitudes que ferem as normas e os valores estabelecidos normalmente. Os conteúdos atitudinais "proporcionam ao aluno posicionar-se perante o que apreendem. Detentores dos fatos e de como resolvê-los, é imprescindível que o aluno tenha uma postura perante eles."[4]


REFERÊNCIAS 1 ARAÚJO. Odair J. M. de, A prática docente e a formação cidadã. Disponível em: <>Acessado em: 11 set. 08. 2 DELLORS. Jacques.; Os quatro pilares da educação. Disponível em: << http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm>> Acessado em: 10 set. 08. 3 Idem 2 4 LÚZIA. Ana M. S.; Panorama da Educação Brasileira Frente ao Terceiro Milênio. Revista Eletrônica de Ciências. São Paulo, 08 de set. de 2008. Disponível em: <> Acessado em: 11 set. 2008.


Fonte: https://ledum.ufc.br/arquivos/didatica/3/Conteudos_Conceituais_Procedimentais_Atitudinais.pdf 

Exemplos de Guias de Aprendizagem: https://www.escolaintegralwpm.com/guias-de-aprendizagem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário