Atividades utilizando o TANGRAM
Atividades utilizando o TANGRAM:
1º.) Com as peças do TANGRAM, construir as figuras (polígonos) a seguir:
2º.) Utilizando todas as peças do TANGRAM, construa:
a) Um triângulo.
b) Um retângulo.
c) Um quadrado.
d) Um paralelogramo.
e) Um trapézio.
f) Um pentágono.
g) Um hexágono.
h) Dois triângulos congruentes (geometricamente iguais).
i) Dois quadrados congruentes (geometricamente iguais).
3º.) Construir paralelogramos:
a) Construir dois paralelogramos, simétricos entre si.
b) Construir outros paralelogramos.
4º.) Com as peças deste jogo podemos construir de modo diferente, nove quadrados.
a) Faça a representação destas 9 (nove) possibilidades.
b) Quantos quadrados de diferente medida são possiveis construir?
5º.) O número possível de triângulos a construir é superior ao dos quadrados.
a) Quantos triângulos de diferentes áreas são possíveis construir?
b) Tomando como unidade de medida a peça triangular pequena, qual é a área de cada um dos triângulos obtidos?
6º.) Considerando como unidade de área o triângulo menor, determine:
a) A área do triângulo médio.
b) A área do quadrado.
c) A área do paralelogramo.
d) O que podemos concluir em relação a essas três figuras (polígonos)?
7º.) Considerando como unidade de área o triângulo médio, determine:
a) A área do quadrado.
b) A área do paralelogramo.
c) A área do triângulo grande.
d) A área do triângulo pequeno.8º.) Com as peças do TANGRAM, construir:
a) Um quadrado de área igual à de dois triângulos pequenos.
b) Um quadrado de área igual à de quatro triângulos pequenos.
c) Um quadrado de área igual à de oito triângulos pequenos.
9º.) Com o triângulo médio e os quadriláteros, quantas figuras (polígonos) podemos construir? Sabendo que as figuras devem ter pelo menos um lado justaposto.
10º.) Conclusões:
a) Em relação ao número de figuras geometricamente iguais que constituem o TANGRAM.
b) Em relação às figuras equivalentes.
c) Quanto às áreas, a relação que existe entre o triângulo grande, médio e pequeno.
d) Quanto às áreas, a relação que existe entre a peça quadrada e o quadrado formado por todas as peças.
e) Em relação à amplitude dos ângulos internos das figuras com a amplitude dos ângulos internos da peça quadrada.
f) Quanto à soma dos ângulos internos das figuras que compõem o TANGRAM.
g) Quanto aos comprimentos dos lados das peças do TANGRAM.
Tangram de 7 peças - - - Sugestão da Professora Vanessa Ortiz
"Pode parecer simples, porém é possível trabalhar várias habilidades desde o 6° ano até o 9° ano.
Inicie a aula contando a história do tangram, e após distribua as folhas impressas com as peças do tangram.Você também pode pedir para os alunos construírem o próprio tangram.
Para cada turma trabalhei uma habilidade específica. Com o 6° ano trabalhei as figuras planas e com o 8° ano trabalhei área e perímetro."
Tangram - Portfólio Pessoal
https://www.flipsnack.com/luciomaurocarnauba/tangram-aaa.html?pn=5
http://pt.calameo.com/read/004072547f102f9f0c83a
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http://pt.calameo.com/read/004072547f102f9f0c83a
Muito Interessante!
Tangram
Tangram é um puzzle chinês muito antigo, o nome significa "Tábua das 7 sabedorias". Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Neste puzzle deve-se seguir duas regras: usar todas as peças e não sobrepor as peças.
TANGRAM
Tangrans
“Existe uma lenda sobre a origem do Tangram, segundo a qual um jovem chinês, ao se despedir de seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu: Com esse espelho, você registrará tudo o que verá durante a viagem, para mostrar-me na volta. O discípulo, surpreso, indagou: Mas, mestre, como com um simples espelho poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem? No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos quebrando-se em sete peças. Então, o mestre disse: Agora, você poderá com essas sete peças construir figuras para ilustrar o que verá durante a viagem. E assim o jovem foi ilustrando as figuras que foi vendo e formou o tangram”.
Fonte: Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais, Célia Maria Carolino Pires.
Composição de Polígonos:
Observação: para pesquisar mais sobre o assunto digite o assunto da pesquisa neste BLOG.
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