domingo, 6 de fevereiro de 2022

Práticas Experimentais - - - TANGRAM de 7 peças - - - Área, perímetro, fração, porcentagem, ....

 

Atividades utilizando o TANGRAM







 

Atividades utilizando o TANGRAM:

1º.) Com as peças do TANGRAM, construir as figuras (polígonos) a seguir:




2º.) Utilizando todas as peças do TANGRAM, construa:
a)      Um triângulo.
b)      Um retângulo.
c)      Um quadrado.
d)      Um paralelogramo.
e)      Um trapézio.
f)       Um pentágono.
g)      Um hexágono.
h)      Dois triângulos congruentes (geometricamente iguais).
i)        Dois quadrados congruentes (geometricamente iguais). 

3º.) Construir paralelogramos:
a)      Construir dois paralelogramos, simétricos entre si. 
b)      Construir outros paralelogramos. 

4º.) Com as peças deste jogo podemos construir de modo diferente, nove quadrados.
a)      Faça a representação destas 9 (nove) possibilidades.
b)      Quantos quadrados de diferente medida são possiveis construir?

5º.)   O número possível de triângulos a construir é superior ao dos quadrados.   
a)      Quantos triângulos de diferentes áreas são possíveis construir?
b)   Tomando como unidade de medida a peça triangular pequena, qual é a área de cada um dos triângulos obtidos?

6º.) Considerando como unidade de área o triângulo menor, determine:
a)      A área do triângulo médio.
b)      A área do quadrado.
c)      A área do paralelogramo.
d)      O que podemos concluir em relação a essas três figuras (polígonos)?

7º.) Considerando como unidade de área o triângulo médio, determine: 
a)      A área do quadrado.
b)      A área do paralelogramo.
c)      A área do triângulo grande.
          d)  A área do triângulo pequeno.


8º.) Com as peças do TANGRAM, construir:
a)      Um quadrado de área igual à de dois triângulos pequenos.
b)      Um quadrado de área igual à de quatro triângulos pequenos.
c)      Um quadrado de área igual à de oito triângulos pequenos. 

9º.) Com o triângulo médio e os quadriláteros, quantas figuras (polígonos) podemos construir? Sabendo que as figuras devem ter pelo menos um lado justaposto. 

10º.) Conclusões:
a)      Em relação ao número de figuras geometricamente iguais que constituem o TANGRAM.
b)      Em relação às figuras equivalentes.
c)      Quanto às áreas, a relação que existe entre o triângulo grande, médio e pequeno.
d)      Quanto às áreas, a relação que existe entre a peça quadrada e o quadrado formado por todas as peças.
e)      Em relação à amplitude dos ângulos internos das figuras com a amplitude dos ângulos internos da peça quadrada.
f)       Quanto à soma dos ângulos internos das figuras que compõem o TANGRAM.
g)      Quanto aos comprimentos dos lados das peças do TANGRAM.  

Tangram de 7 peças - - - Sugestão da Professora Vanessa Ortiz

"Pode parecer simples, porém é possível trabalhar várias habilidades desde o 6° ano até o 9° ano.

Inicie a aula contando a história do tangram, e após distribua as folhas impressas com as peças do tangram.

Você também pode pedir para os alunos construírem o próprio tangram.

Para cada turma trabalhei uma habilidade específica. Com o 6° ano trabalhei as figuras planas e com o 8° ano trabalhei área e perímetro."








Muito Interessante!

Tangram

 


 
Tangram é um puzzle chinês muito antigo, o nome significa "Tábua das 7 sabedorias". Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.

Neste puzzle deve-se seguir duas regras: usar todas as peças e não sobrepor as peças.



TANGRAM


Tangrans

“Existe uma lenda sobre a origem do Tangram, segundo a qual um jovem chinês, ao se despedir de seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu: Com esse espelho, você registrará tudo o que verá durante a viagem, para mostrar-me na volta. O discípulo, surpreso, indagou: Mas, mestre, como com um simples espelho poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem? No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos quebrando-se em sete peças. Então, o mestre disse: Agora, você poderá com essas sete peças construir figuras para ilustrar o que verá durante a viagem. E assim o jovem foi ilustrando as figuras que foi vendo e formou o tangram”.     

Fonte: Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais, Célia Maria Carolino Pires.

Composição de Polígonos:




Observação: para pesquisar mais sobre o assunto digite o assunto da pesquisa neste BLOG.

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