Primeira Parte
Descritor SAEB: D2
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações
Habilidade Essencial: EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
SAEB x Habilidade Essencial
Habilidade Essencial: EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
D02
D03
D05
D07
D10
MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA DO SAEB:
TEMAS E SEUS DESCRITORES 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Observação: as relações entre as habilidades essenciais e os descritores do SAEB.
Matemática
Níveis de Proficiência
Desempenho maior ou igual a 225 e menor que 250 (Nível 1)
Além das habilidades anteriormente citadas, os estudantes provavelmente são capazes de: Números e operações; álgebra e funções: Reconhecer a fração que corresponde à relação parte-todo entre uma figura e suas partes hachuradas. Associar um número racional que representa uma quantia monetária, escrito por extenso, à sua representação decimal. Determinar uma fração irredutível, equivalente a uma fração dada, a partir da simplificação por três. Tratamento de informações: Interpretar dados apresentados em um gráfico de linha simples. Associar dados apresentados em gráfico de colunas a uma tabela.
Desempenho maior ou igual a 250 e menor que 275 (Nível 2)
Além das habilidades anteriormente citadas, os estudantes provavelmente são capazes de: Espaço e forma: Reconhecer as coordenadas de pontos representados em um plano cartesiano localizados no primeiro quadrante. Números e operações; álgebra e funções: Reconhecer os zeros de uma função dada graficamente. Determinar o valor de uma função afim, dada sua lei de formação. Determinar resultado utilizando o conceito de progressão aritmética. Tratamento de informações: Associar um gráfico de setores a dados percentuais apresentados textualmente ou em uma tabela.
Habilidades essenciais x Habilidades do Currículo
Objeto de Conhecimento no currículo: linguagem algébrica: variável ou incógnita.
Habilidades essenciais x Aprender sempre
Observar o Aprender Sempre de Matemática
Plataforma CAEd x Habilidades do Currículo
Objeto do conhecimento no currículo: problemas que tratam da partição de um todo em duas partes desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma das partes e o todo.
Professor Coordenador Pedagógico - Lúcio Mauro Carnaúba
Nenhum comentário:
Postar um comentário