sexta-feira, 5 de março de 2021

Resumo das informações sobre Educação Especial/Novo Ensino Médio

 04/03/2021 – Educação Especial

- Acolhida

- Descrição das atividades relacionadas a Educação Especial

- Informação específica – de cada deficiência

- Disponibilização de dicas para o trabalho pedagógico/abordagem e adaptação curricular para as diferentes deficiências. Ressalto alguns pontos:

DA: a importância do planejamento didático considerando gestos e amplo repertório visual/ considerar a importância da articulação do trabalho com o profissional interlocutor.

DI: atraso no desenvolvimento/dificuldade de entender e necessitam de explicações mais detalhadas/ respeito ao ritmo e estilo de aprendizagem

Autismo: padrões restritivos e repetitivos de comportamento/ importância de não rotular/ respeitar o espaço/ preparo de ambientes bem iluminados/adequação do espaço/estímulo visual/ interesses restritos para a construção das atividades.

Altas habilidades: notável desempenho/capacidade intelectual superior/talento especial/ aceleração de estudos de acordo com a Resolução SE 81/2012/ Atendimento suplementar para o aprofundamento e/ou enriquecimento curricular

DV (baixa visão e cegueira): (Decreto 5.296 – 02/12/2004) 

D. Física – estimular sua independência e o desenvolvimento de suas potencialidades/ auxiliar sempre quando necessário/evitar falar atrás da cadeira de rodas 

Funcionamento das salas de Recursos e dos profissionais que atuam.


Novo Ensino Médio  - implantação do Currículo em Ação/ 2021 – 2023 

- Os alunos que estão em 2021 – continuam com base no Currículo anterior/ materiais – guias de transição/ material do SP faz Escola.

- Temáticas que serão abordadas – Novo Ensino Médio SP/ Revisitação dos Itinerários

- Como ocorrerá o processo de implementação?

*Gradual – 1ª série

* 2021 – 1ª série/ 2022 – 2ª série/ 2023 – 3ª série

*2023 – primeira turma formada com base no Novo Currículo

*Apresentação da Carga Horária

* BNCC – traz a proposta para os Estados contemplarem 3.000 horas de ensino.

* Carga horária dividida em duas partes – importantes – Formação básica + Itinerários formativos

Ambas as partes devem ser ofertadas aos alunos 

Básico + Aprofundamento (Parte flexível do Currículo)

Aprofundamento das aprendizagens já vistas na formação geral básica

Momento de escolha do aluno de acordo com a sua área de interesse/ Projeto de Vida 

O aluno irá cursar a área de conhecimentos/áreas de conhecimento que está atrelado ao seu interesse/projeto de vida.

Jornada do professor é a mesma – diferencial – Irá lecionar a formação básica e a parte de aprofundamento

Formação Técnica e Profissional – NOVOTEC (dentro da sua Unidade Escolar – parte da carga horária em outro período na mesma Unidade Escolar).

Todos os componentes curriculares serão mantidos e terão APROFUNDAMENTOS dentro dos itinerários formativos

Portaria 1.432 – traz habilidades especificamente para desenvolver os itinerários formativos

APROFUNDAMENTO – Dentro dos 4 eixos estruturantes

O que são itinerários formativos?

- Qual é a importância do aprofundamento Curricular?

O estudante tem a autonomia em escolher qual área de seu interesse e assim poder ter uma aprendizagem significativa – pensando no ingresso na Universidade ou a entrada no Mercado de Trabalho 

- Arranjos curriculares em áreas de conhecimento

- Aprofundamento Curricular – uma ou duas áreas que o aluno pretende estudar e junto com os três componentes Curriculares do INOVA (Projeto de Vida, Tecnologia e Inovação e Eletiva)


Carga horária da implantação

1ª série - 900 horas – FORMAÇÃO GERAL BÁSICA + 150 horas

2ª série – 600 horas – FORMAÇÃO GERAL BÁSICA + 150 (INOVA) + 300 horas (APROFUNDAMENTO CURRICULAR)

3ª série – 300 horas – FORMAÇÃO GERAL BÁSICA – 150 (INOVA) + 600 horas (APROFUNDAMENTO CURRICULAR)

Foco na formação Interdisciplinar – a importância da aprendizagem engajada e na perspectiva da área.

O aluno fará a opção para o aprofundamento curricular

Apresentou um modelo de itinerário formativo

Exemplo de uma unidade curricular

Considerando a formação do professor para atuação

Está sendo redesenhado para a EJA.

Difusão do Seminário – sexta-feira 05/03

Fonte das Informações: Grupo de WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário