AULA 2 – EU ACHO QUE VI UM
GATINHO!
Objetivos
da aula: Empregar estratégias de planejamento para construir um texto do tipo
expositivo informativo do gênero textual notícia. |
|
1. Leia a notícia a
seguir, publicada no jornal Planeta Diário:
SUSTO E
GRITARIA
Ontem, por volta das
23 horas, os moradores do bairro Santa Quitéria, na pacata Lobato, cidade
situada ao norte do estado de São Paulo, foram acordados pelos berros de
Jacobina, moradora há 60 anos na mesma casa, no mesmo bairro. Aos berros, Jacobina
pedia socorro: “Nunca vi um gato com asas! Isso é coisa de outro mundo! Onde já
se viu? Gatos com asas?”. A chegada da Guarda Civil movimentou ainda mais a
pacata rua. Os guardas isolaram o animal até a chegada do biólogo Wendel
Pacheco, especialista do centro de zoonoses de Lobato.
A chegada da Guarda Civil e as intensas
postagens na internet (#GatoQueVoa, #SalvemLobato) fizeram com que cinco
veículos de imprensa chegassem ao local para cobrir o evento. Dona Jacobina,
muito envergonhada, descreveu a cena: “Eu tava recolhendo a roupa do varal,
porque vai chover essa noite, quando vi aquele gato miando, voando sobre a
minha cabeça! Nunca vou esquecer o miado daquele gato que voava!”.Carlos Heitor,
neto de Jacobina, desabafou: “Não basta esse ‘corona’... agora gato que voa? A
gente vai ficar famoso, né?”.
O
biólogo Wendel Pacheco examinou o animal e desfez o mal-entendido: “Não se
trata de gato que voa! Se é gato, não voa. O animal apreendido é sim, um gato,
vestido como aquele personagem das histórias em quadrinhos... aquele que usa as
cuecas por cima das calças e tem uma capa vermelha.... Provavelmente, o
nervosismo fez com a senhora Jacobina se confundisse”. Foi um lamento só!
Para tristeza de Carlos Heitor, neto de
Jacobina, nem gato que voa, nem fama. O pacato bichano passou as manhãs,
felinamente, ao sol, descansando depois da noite de aventuras lobateanas.
Direto da redação do Planeta
Diário, Lois Leine.
2. Ao
analisarmos o texto, podemos perceber o projeto que, provavelmente, foi
criado. Responda: |
a. De quem é a autoria do texto? |
|
b. Sobre o que escreveu? |
c. Para quem escreveu? |
d. Que recursos usou para prender a atenção do leitor? |
e. Qual é o objetivo do texto? |
f. Observe o último parágrafo do texto e responda: Por que
a jornalista afirma “Para a tristeza de Carlos Heitor”? |
g. Por que a autora usou a expressão “felinamente” no
texto? Como poderia ser a redação da frase sem essa palavra? |
h. Você já ouviu falar em intertextualidade? A
Intertextualidade é o diálogo que os textos estabelecem entre si. Ou seja, é
quando um texto faz lembrar de outro. Ao final do último parágrafo, a autora
menciona as “aventuras lobateanas”. Quais são os possíveis sentidos que essa
expressão causa no leitor? |
O autor é você!
Planeje
a escrita de um texto expositivo-informativo, uma notícia, sobre o surgimento
de uma nova espécie, algo estranho, nunca visto. Faça o seu projeto de texto
aqui: |
Como
é o animal? |
Quem
o viu pela primeira vez? |
Como
a pessoa reagiu? |
Descreva
o animal. |
O que
foi feito com o animal? |
Quem
avaliou o animal? |
É um
animal raro ou desconhecido? |
O que
as pessoas disseram sobre o animal? |
O que
foi feito com o animal? |
Fonte: APRENDER SEMPRE, VOLUME 1, LÍNGUA PORTUGUESA
EMATEMÁTICA, 2021, 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO.
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