segunda-feira, 8 de março de 2021

Habilidades de Língua Portuguesa que precisam de uma atenção mais especial - - - Plataforma CAEd

Atividade 03 referente ao Primeiro BLOCO 

Nono ANO

"A habilidade de inferir efeitos de sentido provocados pelo uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais), em textos de diferentes gêneros diz respeito ao estabelecimento de relações lógico-discursivas entre as partes de um texto. Essa é uma habilidade de leitura fundamental para o estabelecimento, pelo leitor, da coesão textual, ou seja, para que ele seja capaz de relacionar as partes que compõem o texto, atribuindo sentido ao todo. Essas relações se dão por meio de conjunções, preposições, advérbios, dentre outras possibilidades. O nível de complexidade com que essa habilidade pode se manifestar em tarefas de leitura vai depender do nível de complexidade do texto. Isso porque, a depender da sintaxe, as relações entre as partes do texto podem estar marcadas por elementos mais ou menos comuns do léxico. Essa é uma habilidade metalinguística, de reflexão sobre a língua, pois demanda que o leitor seja capaz de reconhecer as funções que os diferentes elementos de coesão desempenham no texto." (27% de acertos)



Atividade 03 referente ao Primeiro BLOCO 

Primeira Série do Ensino Médio


"A habilidade de analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso das diferentes classes morfológicas e discursivas: verbo e conectores entre as partes de um texto é fundamental para o estabelecimento, pelo leitor, da coesão textual, ou seja, para que ele seja capaz de relacionar as partes que compõem o texto, atribuindo sentido ao todo. O nível de complexidade com que essa habilidade pode se manifestar em tarefas de leitura vai depender do nível de complexidade do texto. Isso porque, a depender da sintaxe, as relações entre as partes do texto podem estar marcadas por elementos mais ou menos comuns no léxico.  Essa é uma habilidade metalinguística, de reflexão sobre a língua, pois demanda que o leitor seja capaz de reconhecer as funções que os diferentes elementos de coesão desempenham no texto." (22% de acertos)




Atividade 12 referente ao Terceiro BLOCO 

Primeira Série do Ensino Médio


"Essa habilidade diz respeito ao reconhecimento das possíveis variações da língua: linguagem rural, urbana, formal, informal, incluindo também as variações relacionadas a determinados domínios sociais, principalmente no que se refere aos gêneros em que se encontram. É uma habilidade de natureza metalinguística, de reflexão sobre a língua e seu desenvolvimento implica no reconhecimento de que uma mesma língua pode ter diferentes realizações, a depender de fatores históricos e culturais, e no dos elementos que indicam variação." (14% de acertos)   


Atividade 03 referente ao Primeiro BLOCO 

Primeira Série do Ensino Médio


"Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados." (32% de acertos)


Atividade 04 referente ao Primeiro BLOCO 

Segunda Série do Ensino Médio


"A habilidade de relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX diz respeito a um estudo mais sistematizado acerca da literatura desse período, que constitui uma progressão nas atividades de leitura, de modo a ampliar o repertório dos estudantes para a formação de um leitor-fruidor. Essa é uma habilidade ampla à qual outras mais específicas estão atreladas." (16% de acertos)


Atividade 06 referente ao Segundo BLOCO 

Segunda Série do Ensino Médio



"A 
habilidade de relacionar a produção poética à herança cultural acumulada pela língua portuguesa e os processos de continuidade e ruptura diz respeito a um estudo mais sistematizado acerca da literatura, que constitui uma progressão nas atividades de leitura, desenvolvidas desde o início do ensino fundamental, a fim de ampliar o repertório dos estudantes para a formação de um leitor-fruidor. Ao longo do ensino médio, em contato com os diversos estilos de época, os estudantes devem conhecer os elementos de continuidade e ruptura nas diferentes escolas literárias, identificando os elementos principais que as caracterizam, tanto no que diz respeito à forma quanto ao conteúdo. O nível de complexidade com que essa tarefa pode se manifestar vai depender da complexidade do texto, do contexto em que foi produzido, da linguagem utilizada e da proficiência leitora dos estudantes. (32% de acertos)


Atividade 07 referente ao Segundo BLOCO 

Segunda Série do Ensino Médio


"Professor, a habilidade de inferir tese, tema ou assunto principal nos diferentes gêneros: reportagem, correspondência, poema, ensaio e/ou perfil biográfico é uma importante habilidade de compreensão leitora, pois, graças ao seu desenvolvimento, o leitor pode criar sentido para o texto como um todo, indo além da compreensão de trechos isolados. O nível de complexidade com que a tarefa de leitura de identificar a tese, o tema, assunto de um texto pode se manifestar depende de vários fatores: do nível de complexidade do texto – o que envolve aspectos como extensão, sintaxe, léxico e tema abordado – além das pistas textuais que podem levar a essa identificação." (40% de acertos)


Atividade 09 referente ao Segundo BLOCO 

Segunda Série do Ensino Médio


"Professor, a habilidade de relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX diz respeito a um estudo mais sistematizado acerca da literatura desse período, que constitui uma progressão nas atividades de leitura, de modo a ampliar o repertório dos estudantes para a formação de um leitor-fruidor. Essa é uma habilidade ampla à qual outras mais específicas estão atreladas." (44% de acertos)


Atividade 14 referente ao Terceiro BLOCO 

Segunda Série do Ensino Médio


Professor, a habilidade de relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX diz respeito a um estudo mais sistematizado acerca da literatura desse período, que constitui uma progressão nas atividades de leitura, de modo a ampliar o repertório dos estudantes para a formação de um leitor-fruidor. Essa é uma habilidade ampla à qual outras mais específicas estão atreladas."(28% de acertos)


Atividade 11 referente ao Terceiro BLOCO 

Segunda Série do Ensino Médio


"A habilidade de elaborar estratégias de produção e leitura de reportagem é uma habilidade ampla à qual estão atreladas outras habilidades mais específicas, tais como inferir o tema, localizar informações explícitas, identificar o objetivo comunicativo de uma reportagem entre outras." (40% de acertos)


Atividade 18 referente ao Quarto Bloco 

Segunda Série do Ensino Médio


"Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais." (12% de acertos)



Atividade 01 referente ao Primeiro Bloco 

Terceira Série do Ensino Médio


"Analisar criticamente as relações entre poesia da modernidade e a construção do mundo atual. (20% de acertos)


Atividade 04 referente ao Primeiro Bloco 

Terceira Série do Ensino Médio



"A habilidade de relacionar, como realidade cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa, na África e no Brasil diz respeito a um estudo mais sistematizado acerca da literatura, que constitui uma progressão nas atividades de leitura, desenvolvidas desde o início do ensino fundamental, a fim de ampliar o repertório dos estudantes para a formação de um leitor-fruidor. Nessa etapa de escolarização, os estudantes têm contato com obras da tradição literária brasileira e de suas referências ocidentais, em especial da literatura portuguesa – assim como obras mais complexas da literatura contemporânea e das literaturas indígena, africana e latino-americana, identificando continuidades, aproximações e, também, rupturas." (33% de acertos)


Atividade 06 referente ao Segundo Bloco 

Terceira Série do Ensino Médio


"A habilidade de analisar criticamente as relações entre poesia da modernidade e a construção do mundo atual é uma ampla habilidade à qual outras mais específicas estão atreladas. Nessa etapa de escolarização, os estudantes têm contato com textos de diferentes estilos de época da tradição literária brasileira e de suas referências ocidentais e, a partir da leitura deles, habilidades como a identificação de elementos de ruptura e de intertextualidade, identificação de valores sociais e culturais são necessárias para a consolidação dessa habilidade." (33% de acertos)


Atividade 08 referente ao Segundo Bloco 

Terceira Série do Ensino Médio


"A habilidade de considerar indícios de valores presentes na contemporaneidade manifestos na tessitura de um texto é uma ampla habilidade à qual outras mais específicas estão atreladas e diz respeito a um estudo mais sistematizado acerca da literatura, que constitui uma progressão nas atividades de leitura, desenvolvidas desde o início do ensino fundamental, a fim de ampliar o repertório dos estudantes para a formação de um leitor-fruidor. Nessa etapa de escolarização, os estudantes têm contato com obras da tradição literária brasileira e de suas referências ocidentais. Ao terem contato mais próximo com a arte literária, os estudantes perceberão que cada época cria uma arte que lhe é propícia, sendo que cada grupo humano o faz à sua maneira, refletindo os seus valores nas produções artísticas. Assim, por exemplo, no Romantismo, sem ter como buscar o herói nos cavaleiros medievais, como fora feito na Europa, no Brasil, buscou-se essa figura no índio, habitante nativo, vez que havia uma tentativa, como foi feito posteriormente no Modernismo, de criar uma literatura genuinamente brasileira. No Parnasianismo, influenciados pela corrente filosófica do Positivismo, os autores recorreram à objetividade na composição de suas poesias." (20% de acertos)


Atividade 18 referente ao Quarto Bloco 

Terceira Série do Ensino Médio


"Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais." (27% de acertos)

.


                                        Vamos analisar a atividade durante a ATPC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário